Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/43290
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_DecoroImunidadeParlamentar.pdf726,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Decoro e imunidade parlamentar : as relações entre os domínios político e jurídico
Autor(es): Teixeira, Carla Costa
Assunto: Antropologia
Data de publicação: 7-Fev-2018
Editora: Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília (PPGAS/UnB)
Referência: TEIXEIRA, Carla Costa. Decoro e imunidade parlamentar: as relações entre os domínios político e jurídico. Anuário Antropológico, Brasília, v. 22, n. 1, p. 139-160, 2018. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6708. Acesso em: 17 jan. 2022.
Resumo: A existência da política enquanto uma esfera de valor em si, dotada de lógica própria e âe critérios de conduta específicos, é um fenômeno histórico recente. Faz parte de uma era que se instaurou com o "desencanto do mundo", com a quebra do monopólio religioso na atribuição de significado da vida humana e a constituição de um pluralismo de valores engendrado a partir da compreensão da religião como um e não mais o valor último da vida. Não há mais convicção acerca da abrangência dos juízos da fé e tampouco há consenso sobre as mediações entre as diversas esferas de valor. A política ”” bem como os demais domínios ”” tem que redescobrir seu sentido, sua vocação no mundo e, simultaneamente, ser capaz de traduzi-la numa ética que propicie aos indivíduos que atuam politicamente realizar esta vocação. Deste modo, a vida, que parecia haver perdido o significado com a sua dessacralização, pode readquiri-lo, mas, agora, na pluralidade de sentidos que os seres humanos forem capazes de engendrar por meio da compreensão da vocação específica de cada esfera de valor.
Licença: Copyright (c) 1998 Anuário Antropológico (CC BY NC ND) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6708. Acesso em: 17 jan. 2022.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.