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Título: Educação e memória : velhos mestres de Minas Gerais (1924-1944)
Outros títulos: Education and memory : old masters of Minas Gerais (1924-1944)
Autor(es): Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de
Orientador(es): Costa, Cléria Botêlho da
Assunto: História oral
Minas Gerais - história
Memória social
Data de publicação: 14-Ago-2009
Referência: ALMEIDA, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de. Educação e memória: velhos mestres de Minas Gerais (1924-1944). 2009. 310 f. Tese (Doutorado em História)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: O estudo aqui apresentado tem por objeto a reconstrução das lembranças sobre mestres-escolas do sertão mineiro, no período de 1924-1944. Orientou-se pelos objetivos de contribuir para ampliação dos estudos da historiografia brasileira, no período em estudo, como também para a compreensão sobre o papel e o significado das escolas para seus ex-alunos/ alunas e para toda uma coletividade em seu tempo e espaço. Utilizaram-se os pressupostos metodológicos da História Oral, História Cultural e Memória. O estudo desenvolveu-se principalmente através da documentação oral. As entrevistas realizaram-se privilegiando a história oral temática por considerar que assim se pode reabrir o diálogo entre o passado e o presente dos personagens que participaram e construíram a composição deste cenário histórico. Utilizou-se de entrevistas abertas e semi-estruturadas; diário de campo; pesquisa documental em arquivos públicos como APM (Belo Horizonte) e da cidade de Paracatu (MG); análise de documentos escritos foram fontes importantes para a pesquisa do objeto em estudo, tais como: diários de classe, cadernetas de anotações de controle e prestações de contas da escola e do professor, registros de freqüências, da rotina e das práticas escolares, cartas de correspondência oficial e pessoal, cadernos escolares contendo lições e anotações. O recorte/espaço do Sertão mineiro, em que se circunscreveu o estudo, restringiuse especialmente a dois à época inexpressivos distritos do interior do Estado de Minas Gerais: Formoso e Arinos, localizados na região da intersecção entre os estados de Minas, Goiás e Bahia; situados num espaço reconhecido como Grande Sertão, cujos territórios abrigam hoje o Parque Nacional Grande Sertão Veredas. As questões e indagações ao objeto partiram do pressuposto que a escola e a escolaridade representavam uma referência de educabilidade e de civilidade para boa parte da população local. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The study object here presented is the reconstruction of memories of school-masters from the country of Minas Gerais, in the period of 1924-1944. Oriented by the objectives of contributing to the extension of studies of Brazilian historiography, in the period of study, as well as understanding the roll and meaning of the schools to its former students and collectivity in its time and space. It’s been used estimated methods of Oral History, Cultural History and Memory. The study was developed mainly through oral documentation. The interviews were made privileging the thematic oral history for considering that this way it can re-open the dialogue between the past and present of the characters that participated and built the composition of this historic scenario. The interviews were open and semi-structuralized; country diary; documental research in public files as APM (Belo-Horizonte) and the city of Paracatu (MG); analysis of written documents were important sources to the research of study object, such as: class diaries, control booklets and notes from the school and teacher’s finance books, register of frequency, routine and school’s day-by-day practice, official and personal mail, school books with lessons and notes. The country of Minas Gerais, where the study took place, was restricted specially to two, at the time, inexpressive districts: Formoso and Arinos, located at the border of the states of Minas Gerais, Goias and Bahia; the area is also known as Great Sertão, where the Great Sertão Veredas National Park is located. The questioning of the object started from the assumption that the school represented a reference of scholarity and proof of civility for a major share of the local population.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Departamento de História, 2009.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em História
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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