Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Camargo, Gladys Plens de Quevedo Pereira de | - |
dc.contributor.author | Melo, Rafael Sena Raposo de | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-01T17:40:20Z | - |
dc.date.available | 2022-04-01T17:40:20Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-01 | - |
dc.date.submitted | 2021-11-26 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Rafael Sena Raposo de. O efeito retroativo do Programa de Avaliação Seriada (PAS) no ensino de leitura em espanhol de escolas públicas de Brasília. 2021. 164 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43253 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa visou investigar o potencial efeito retroativo ocasionado pelo Programa de
Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB) no ensino de leitura em espanhol
por professores de escolas públicas regulares de Brasília. Para isso, utilizou-se a metodologia
qualitativa interpretativa combinada com estudo de múltiplos casos (SCHRAMM, 1971; YIN,
2003). O locus da pesquisa foi escolas públicas de ensino regular que ofereciam os três anos de
ensino médio. Participaram da investigação vinte e nove professores. Para a coleta de dados,
foram utilizados dois instrumentos: questionário e entrevista semiestruturada. O questionário foi
divulgado e enviado via redes sociais e correio eletrônico para angariar participantes com
potencial de seguirem para a próxima etapa da pesquisa. Após eleição dos participantes, a partir
de suas respostas ao questionário, foram eleitos quatro professores para participarem da
entrevista semiestruturada, a fim de aprofundar ou esclarecer pontos essenciais para o estudo.
Esses professores foram os mesmos que participaram do estudo de múltiplos casos. Os dados
foram tabulados e analisados à luz de dois métodos analíticos: análise de conteúdo (BARDIN,
1977) e análise documental (CELLARD, 2008). No entanto, essa análise se viabilizou com a
junção do método com a teoria. Para o entendimento do fenômeno efeito retro ativo, autores-
referência na área como Anderson e Wall (1993) e Watanabe (2005) deram suporte para o
entendimento e a contextualização do efeito. Adianta-se que esta dissertação não se limita
apenas ao efeito retroativo, apesar de ser sua temática princip al, mas esbarra em outros temas
como ensino crítico (JANKS, 2012), exames externos e de larga escala (LUCKESI, 2011)
organização e taxonomia do exame (ANDERSON; KRATHWOHL, 2001), além de conceitos
clássicos da avaliação que julga-se fundamental para interpretar o efeito retroativo de maneira
holística e sem reduzir seu complexo universo. Os resultados encontrados tiveram maior
homogeneidade, tanto nas manifestações como nas classificações do efeito retroativo.
Descobertos dados indicaram que o efeito retroativo está intimamente interligado ao contexto
sociocultural e econômico, além de poder ser motivado por crenças e culturas dos professores.
Quanto a sua classificação, o efeito específico foi forte, curto, direto e positivo. As razões para
isso são desde a estrutura de gestão do colégio de atuação do participante até a concepção de
ingresso à universidade dos alunos e professores. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O efeito retroativo do Programa de Avaliação Seriada (PAS) no ensino de leitura em espanhol de escolas públicas de Brasília | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação externa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Efeito retroativo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa de Avaliação Seriada (PAS) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Leitura em língua estrangeira | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua espanhola - estudo e ensino | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research aimed to investigate the potential retroactive effect caused by the Serial
Assessment Program (PAS) of the University of Brasília (UnB) on the teaching of reading in
Spanish by teachers from regular public schools in Brasília. For this purpose, we used the
interpretive qualitative methodology combined with a study of multiple cases (SCHRAMM, 1971;
YIN, 2003). The locus of the research was public schools of regular education that offered the
three years of high school. Twenty-nine teachers participated in the investigation. For data
collection, two instruments were used: questionnaire and semi-structured interview. The
questionnaire was disseminated and sent via social networks and email to attract participants
with the potential to proceed to the next stage of the research. After choosing the participants,
based on their responses to the questionnaire, four teachers were elected to participate in the
semi-structured interview, in order to deepen or clarify essential points for the study. These
teachers were the same ones who participated in the multiple case or studyies Data were
tabulated and analyzed using two analytical methods: content analysis (BARDIN, 1977) and
document analysis (CELLARD, 2008). However, this analysis was made possible by joining the
method with the theory. To understand the washback effect phenomenon, reference authors in
the area such as Anderson and Wall (1993) and Watanabe (2005) supported the understanding
and contextualization of the effect. It should be noted that this dissertation is not limited to the
washback effect, despite being its main theme, but collides with other topics such as critical
education (JANKS, 2012), external and large-scale examinations (LUCKESI, 2011) organization
and taxonomy of the exam (ANDERSON; KRATHWOHL, 2001), as well as classical concepts of
evaluation that are considered fundamental to interpret the retroactive effect in a holistic way and
without reducing its complex universe. The results found had greater homogeneity, both in the
manifestations and in the classifications of the washback effect. Discovered data indicated that
the washback effect is closely linked to the sociocultural and economic context, in addition to
being motivated by the beliefs and cultures of the teachers. As for its classification, the specific
effect was strong, short, direct and positive. The reasons for this range from the management
structure of the participating college to the concept of admission to the university by students and
professors. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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