Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pasquali, Luiz | - |
dc.contributor.author | Fukuda, Cláudia Cristina | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-31T18:38:40Z | - |
dc.date.available | 2022-03-31T18:38:40Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-31 | - |
dc.date.submitted | 1997 | - |
dc.identifier.citation | FUKUDA, Cláudia Cristina. Medidas e relações entre a agressividade e a assertividade. 1997. 142 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações) — Universidade de Brasília, Brasília, 1997. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43233 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 1997. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho teve por objetivos propor instrumentos para medir a agressividade e a assertividade em estudantes do Distrito Federal e verificar a existência de relações entre esses construtos e entre eles e sexo, idade e tipo de escola. A análise fatorial da Escala de Agressividade extraiu 3 fatores de primeira ordem (Agressividade Verbal, Agressividade Física e Irritação Contida) e um fator de segunda ordem (Agressividade Geral). Para a Escala de Assertividade encontrou-se 5 fatores de primeira ordem (Admitir Deficiência Pessoal, Iniciar Encontro Amoroso, Admitir Erros, Resistir à Usar Drogas e Expressar Sentimento Negativo) e dois fatores de segunda ordem (Lidar com Críticas e Ter Iniciativa). Todos os fatores de Agressividade, com exceção de Irritação Contida, obtiveram índice de consistência interna maior que 0,80. Por outro lado, nenhum fator de assertividade obteve índice de consistência interna maior que esse valor. A correlação bivariada mostrou que a Agressividade Verbal e Geral estão correlacionadas positivamente com Lidar com Críticas e Iniciativa e que a Agressividade Física e a Irritação Contida possuem correlação apenas com Iniciativa. Análises de variância mostraram a existência de efeitos de interação entre idade e tipo de escola nas variáveis critério. Agressividade Física e Irritação Contida e entre idade e sexo na Iniciativa. Correlação canônica entre os fatores de agressividade e assertividade e as variáveis sócio-biográficas demostraram a existência de dois variantes Dominância e Agressividade. MANOVAs foram realizadas visando confirmar a influência das variáveis idade, sexo e tipo de escola na Dominância e Agressividade. Os resultados encontrados para essa amostra de sujeitos não diferiu, substancialmente, dos resultados encontrados em outras culturas. Sugere-se que as Escalas de Agressividade e Assertividade sejam revisadas posteriormente e que a adequação dos variantes Dominância e Agressividade para o entendimento das relações interpessoais seja verificada em outros estudos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Medidas e relações entre a agressividade e a assertividade | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Agressividade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes - comportamento indisciplinado | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diferenças individuais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study aimed to measure the aggressiveness and assertiveness of students from Brasilia and to investigate the relationship between these constructs and gender, age, and school type. The factor analysis of Aggressiveness Scale extracted three first order factors (Verbal Aggressiveness, Physical Aggressiveness and Irritation) and one second order factor (General Aggressiveness). For Assertiveness Scale were extracted five first order factors and two second order factors (Criticism Management and Initiative). The Aggressiveness factors, except from Irritation, obtained Alfa of Cronbach higher than 0.80. However, the Assertiveness factors didn’t obtain Alfa higher than 0.80. The bivariate correlation showed that “Verbal and General Aggressiveness” were correlationed positively with Criticism Management and Initiative and that Physical Aggressiveness and Irritation had positive correlation only with Initiative. Analysis of Variance was performed to evaluate the differences in Aggressiveness and Assertiveness due to age, gender and school type. Interaction effects were found with age and school type in the Physical Aggression and Irritation and between age and gender in the Initiative. Canonical Correlation was performed among Aggressiveness and Assertiveness factors and age, gender, and school type. It showed the existence of two canonical variate pairs: Dominance and Aggressiveness. MANOVAs were performed to confirm the influence of age, gender and school type variables in dominance and aggressiveness. The results showed that the sample from Brasilia wasn’t much different from the results showed by other cultures. The study proposes that the Aggressiveness and Assertiveness Scales should be revised and that the Dominance and Aggressiveness variates should be analyzed in future research to enable a better understanding ofinterpersonal relationships | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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