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Título: Maloca : espaço de ação afirmativa e ação da política de assistência estudantil?
Outros títulos: Maloca : space for affirmative action and student welfare policy action
Maloca : espacio de acción afirmativa y acción de la política de asistencia estudantil?
Autor(es): Mendes, Ciro Santana
Santos, Diana Lopes dos
Bizzotto, Kahena Quintaneiro
Pinelli, Laís Vieira
Nascimento, Victória Lisboa do
Silva, Wesley Coelho da
Assunto: Assistência estudantil
Programas de ação afirmativa
Representatividade
Universitários
Data de publicação: 30-Jun-2019
Editora: Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares - CEAM
Referência: MENDES, Ciro Santana et al. Maloca: espaço de ação afirmativa e ação da política de assistência estudantil?. Revista do CEAM, Brasília, v. 5, n. 1, p. 99-109, 2019. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.3338468. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistadoceam/article/view/25948. Acesso em: 4 fev. 2022.
Resumo: A proposta desta pesquisa é fazer uma análise sobre o Centro de Convivência dos Po-vos Indígenas – Maloca e compreender sua contribuição para a permanência dos estu-dantes indígenas na Universidade de Brasília (UnB). O trabalho em questão é resultado do esforço empenhado pelo referido grupo de estudantes de Serviço Social durante a disciplina de Pesquisa Social no ano de 2015. A metodologia adotada para a pesquisa é de entrevistas semi-abertas com estudantes indígenas que participaram do processo de elaboração do Maloca ou que usufruem do espaço e atores institucionais que contri-buíram (ou não) nesse processo. Assim como revisão bibliográfica a respeito do tema e pesquisa documental referente à idealização e construção do Maloca. Os resultados apontam para a não compreensão por parte dos estudantes indígenas do Maloca como espaço de assistência estudantil, por de alguma forma descaracterizar a luta deles para efetivação do espaço. Tendo em mente a Política Nacional de Assistência Estudantil e as particularidades da cultura indígena buscou-se aproximar esses dois eixos que per-passam o Maloca com o objetivo de ampliação da perspectiva de Assistência Estudantil e o maior reconhecimento e incorporação da história, valores e conhecimento dos povos indígenas.
Abstract: The purpose of this research is to make an analysis about the Center for the Coexisten-ce of Indigenous Peoples – Maloca and understand its contribution to the permanence of indigenous students at the University of Brasília (UnB). The work in question is the result of the effort made by the aforementioned group of Social Work students during the Social Research discipline. The methodology adopted for the research is semi-open interviews with indigenous students who participated in the Maloca elaboration process or who enjoy the space and institutional actors who contributed (or did not) to this pro-cess. As well as bibliographical revision regarding the subject and documentary research concerning the idealization and construction of the Maloca. The results point to the lack of understanding by the indigenous students of Maloca as a space for student assistan-ce, to somehow discharacterize their struggle for space effectiveness. Bearing in mind the National Policy on Student Assistance and the particularities of indigenous culture, the aim was to bring these two axes through Maloca with the objective of broadening the perspective of Student Assistance and the greater recognition and incorporation of history, values and knowledge of the Indigenous people.
Resumen: La propuesta de esta investigación es hacer un análisis sobre el Centro de Convivencia de los Pueblos Indígenas – Maloca y comprender su contribución a la permanencia de los estudiantes indígenas en la Universidad de Brasilia (UnB). El trabajo en cuestión es resultado del esfuerzo dedicado por el referido grupo de estudiantes de Servicio Social durante la disciplina de Investigación Social del año 2015. La metodología adoptada para la investigación fue de entrevistas semi-abiertas con estudiantes indígenas que participaron del proceso de elaboración de la Maloca o que usufructúan el espacio, además de los actores institucionales que contribuyeron (o no) en ese proceso. Se com-plementó con la revisión bibliográfica acerca del tema y la revisión documental referente a la idealización y construcción de la Maloca. Los resultados indican que los estudian-tes indígenas no perciben la Maloca como un espacio de asistencia estudiantil, porque de alguna forma se distorsiona la lucha de ellos para poner en práctica dicho espacio. Teniendo en mente la Política Nacional de Asistencia Estudiantil y las particularidades de la cultura indígena se busca aproximar esos dos ejes que atraviezan la Maloca con el objetivo de ampliar la perspectiva de la asistencia estudantil, además de un mayor reconocimiento e incorporación de la historia, valores y conocimiento de los pueblos indígenas.
Unidade Acadêmica: Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)
Licença: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista do CEAM o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Fonte: https://periodicos.unb.br/index.php/revistadoceam/article/view/25948. Acesso em: 4 fev. 2022.
DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.3338468
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