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Título: Tensões e contradições da formação inicial manifestadas na prática do pedagogo atuante da SEEDF
Autor(es): Nascimento, Mirian Henrique do
Orientador(es): Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Assunto: Educação
Professores - formação
Professores iniciantes
Pedagogia
Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF)
Professores - formação
Data de publicação: 30-Mar-2022
Referência: NASCIMENTO, Mirian Henrique do. Tensões e contradições da formação inicial manifestadas na prática do pedagogo atuante da SEEDF. 2021. 149 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente estudo nasceu da minha própria experiência, enquanto pedagoga docente, iniciante da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), atuante nos Anos Iniciais da Educação Básica, como também pelo entrelaçamento com contextos diversos e experiências que se relacionavam com as minhas vivências, observações e compartilhamento de desafios, tensões e contradições vividas pelos professores recém-ingressos na profissão docente. O problema de pesquisa centrou-se em investigar: como as tensões e contradições da formação inicial implicam na prática dos pedagogos atuantes na SEEDF? Diante do contexto surgiram as seguintes questões secundárias de pesquisa: Quais as concepções de educação, formação e atribuições do pedagogo docente estão expressas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do curso de Pedagogia? Quais as tensões da formação inicial são manifestadas na prática do pedagogo docente? Como as atribuições do pedagogo docente expressos nas DCNs estão implicadas nos discursos dos professores entrevistados sobre sua prática docente? Assim, nos veio à possibilidade de pesquisar aquilo que propusemos como objetivo: desvelar as tensões e contradições da formação inicial manifestadas na prática do pedagogo atuante na SEEDF. A metodologia, de natureza qualitativa, se projetou apoiada em uma abordagem crítica, arquitetada a partir de uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram questionário e entrevista. Foram 6 (seis) os participantes da pesquisa, pedagogos docentes recém-ingressos na SEEDF. Investigamos o início da docência, a partir do cotidiano dos professores iniciantes, fazendo luz à fundamentação teórica pautada em autores como: Coelho (2006); Dantas (2007); Luckesi (2001); Libâneo (2002); Cruz (2017); Franco (2006); Mascarenhas e Franco (2021); Pimenta (1999); Saviani (1996); Imbernón (2011); Tardif (2002); Garcia (2010) e Hubermán (1995) entre outros. Analisamos as narrativas reveladas pelos sujeitos pesquisados através da Análise do Discurso (AD) e Análise de Discurso Crítica (ADC), que nos permitiu compreender o que não estava aparente, porém, nas entrelinhas. Os resultados e conclusão apontam que a formação inicial é materializada no chão da escola tecida por insegurança, desafios, incertezas, tensões e contradições que a realidade vivida pelos pesquisados apresentam. Os discursos produzem sentido e revelam lacunas em suas práticas, geradas principalmente, pela forma que os egressos são inseridos em sala de aula, numa perspectiva complexa e traumática. Em síntese, trata-se de um contributo ao início da carreira docente, tendo em vista a necessidade de se ter um olhar sensível para estes neófitos na atividade docente por parte da SEEDF com o intuito de suavizar as tensões e contradições que permeiam essa trajetória tão importante, bem como introduzi-los com tranquilidade neste novo ambiente.
Abstract: The present study was born from my own experience as a teaching pedagogue, beginning at the Federal District State Secretariat of Education (SEEDF), active in the Early Years of Basic Education, as well as intertwining with different contexts and experiences that were related to my experiences, observations and sharing of challenges, tensions and contradictions experienced by teachers who have recently entered the teaching profession. The research problem focused on investigating: how do the tensions and contradictions of initial training imply in the practice of pedagogues working in the SEEDF? Given the context, the following secondary research questions arose: What are the conceptions of education, training and attributions of the teaching pedagogue expressed in the National Curriculum Guidelines (DCNs) of the Pedagogy course? What tensions from initial training are manifested in the practice of the teaching pedagogue? How are the attributions of the teaching pedagogue expressed in the DCNs implied in the discourses of the interviewed teachers about their teaching practice? Thus, the possibility of researching what we proposed as an objective came to us: to unveil the tensions and contradictions of initial formation manifested in the practice of the pedagogue working at the SEEDF. The methodology, qualitative in nature, was designed based on a critical approach, architected from a bibliographic, documental and field research. The instruments used for data collection were a questionnaire and an interview. There were 6 (six) participants in the research, teaching pedagogues who had recently joined the SEEDF. We investigated the beginning of teaching, based on the daily lives of beginning teachers, highlighting the theoretical foundation based on authors such as: Coelho (2006); Dantas (2007); Luckesi (2001); Libâneo (2002); Cruz (2017); Franco (2006); Mascarenhas and Franco (2021); Pimenta (1999); Saviani (1996); Imbernón (2011); Tardif (2002); Garcia (2010) and Hubermán (1995) among others. We analyzed the narratives revealed by the surveyed individuals through Discourse Analysis (DA) and Critical Discourse Analysis (CDA), which allowed us to understand what was not apparent, but was between the lines. The results indicate that initial formation is materialized on the school ground, woven by insecurity, challenges, uncertainties, tensions and contradictions that the reality experienced by those surveyed present. The speeches produce meaning and reveal gaps in their practices, generated mainly by the way the graduates are inserted in the classroom, in a complex and traumatic perspective. It is concluded that this work represents a contribution to the beginning of the teaching career, in view of the need to have a sensitive look at these neophytes in the teaching career by the SEEDF in order to soften the tensions and contradictions that permeate this important trajectory, as well as introduce them with ease in this new environment.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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