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Título: Ilustração e pensamento gráfico nos livros de Guimarães Rosa (1946-1967)
Autor(es): Carvalho, Rhaysa Novakoski
Orientador(es): Silva, Gustavo de Castro da
Coorientador(es): Rodrigues, Fabrícia Walace
Assunto: Ilustração de livros
Estética
Capas de livros
Design
Livros
Rosa, João Guimarães, 1908-1967 - crítica e interpretação
Data de publicação: 30-Mar-2022
Referência: CARVALHO, Rhaysa Novakoski. Ilustração e pensamento gráfico nos livros de Guimarães Rosa (1946-1967). 2021. 212 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Esta pesquisa aborda a iconografia na obra de Guimarães Rosa a partir das ilustrações de capa e da estrutura do livro. O objetivo é investigar o papel desempenhado pelos traços de Poty Lazzarotto e Luís Jardim na totalidade da obra, procurando entender as construções estéticas, comunicacionais e gráficas, sob a perspectiva do que Clara Rowland aponta como a forma do livro rosiano. Para tanto, propõe-se uma reflexão sobre a estética e o pensamento gráfico na criação literária de Guimarães Rosa, que, conforme indicam arquivos e bibliografia, controlou ativamente a produção editorial de suas publicações, se portando como uma espécie de co- criador dessas imagens. O trabalho realiza uma discussão sobre a ilustração literária enquanto tradução, iluminação e interpretação. É apresentado, também, um entendimento do que é o livro e suas partes, mesclando saberes da comunicação, do design gráfico e das artes visuais. O corpus de investigação se concentra entre os anos de 1946 e 1967, com desenvolvimento de pesquisa documental e análise visual das capas e contracapas dos livros: Sagarana, Corpo de baile, Grande Sertão: Veredas, Primeiras estórias e Tutaméia. O método utilizado teve inspiração na iconologia de Panofsky e nos estudos da imagem de Didi-Huberman, concentrando os procedimentos em torno da esquematização de análise de livros ilustrados realizada por Cavalcante. Como resultado, delimitou-se uma historiografia das edições e formulou-se coordenadas gerais do pensamento visual nos livros de Guimarães Rosa, que, por sua vez, indicam a ambivalência de uma construção estética que mistura referências diversas em um jogo relacional no espaço das capas. Essa dinâmica aponta para imagens recessivas e resistentes, que indicam a síntese temática de cada obra ao mesmo tempo em que fornecem elementos para interpretações diversas.
Abstract: This research addresses the iconography in the work of Guimarães Rosa from the cover illustrations and the book structure. The objective is to investigate the role played by the traits of Poty Lazzarotto and Luís Jardim in the totality of the work, seeking to understand the aesthetic, communicational and graphic constructions, from the perspective of what Clara Rowland points out as the form of the “rosiano” book. To this end, it is proposed a reflection on the aesthetics and graphic thinking in the literary creation of Guimarães Rosa, who, as indicated by archives and bibliography, actively controlled the editorial production of his publications, behaving as a kind of co-creator of these images. The work carries out a discussion on literary illustration as translation, illumination, and interpretation. It is also presented an understanding of what the book is and its parts, mixing knowledge of communication, graphic design, and visual arts. The corpus of research is concentrated between 1946 and 1967, with development of documentary research and visual analysis of the covers and back covers of the books: “Sagarana”, “Corpo de baile”, “Grande Sertão: Veredas”, “Primeiras estórias” and “Tutaméia”. The method used was inspired by Panofsky’s iconology and Didi-Huberman’s image studies, concentrating the procedures around the schematic analysis of illustrated books performed by Cavalcante. As a result, a historiography of the issues was delimited and general coordinates of visual thinking were formulated in the books of Guimarães Rosa, which, in turn, indicate the ambivalence of an aesthetic construction that mixes diverse references in a relational game in the space of the covers. This dynamic points to recessive and resistant images that indicate the thematic synthesis of each work while providing elements for diverse interpretations.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Comunicação (FAC)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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