Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/43204
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_RaquelPaniagodeAndrade.pdf2,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Simulação clínica para o manejo de pacientes críticos pediátricos : construção e validação de casos
Autor(es): Andrade, Raquel Paniago de
E-mail do autor: quel.paniago@gmail.com
Orientador(es): Ribeiro, Laiane Medeiros
Assunto: Treinamento por simulação
Educação continuada
Enfermagem
Cuidados críticos
Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica
Data de publicação: 30-Mar-2022
Referência: ANDRADE, Raquel Paniago de. Simulação clínica para o manejo de pacientes críticos pediátricos: construção e validação de casos. 2021. 100 f., il. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Introdução: A simulação clínica emerge como uma metodologia ativa que tem papel fundamental no desenvolvimento das competências necessárias para a associação entre teoria e prática, fornecendo subsídios para a educação permanente de enfermeiros, sendo eficiente no enfrentamento ao desafio de manutenção de competências e habilidades clínicas desses em sua função, como no manejo de pacientes críticos pediátricos. O desenho do caso e do cenário de simulação sistematizados fortalece o valor geral da experiência baseada em simulação, visto que essa necessita de um propósito e de um planejamento sistemático. Desse modo, a questão de pesquisa é: a simulação clínica com casos e cenários validados podem contribuir para o profissional de enfermagem no manejo do paciente crítico pediátrico? Objetivo: Desenvolver e validar dois cenários clínicos simulados com foco nos cuidados de enfermagem ao paciente crítico pediátrico para os profissionais de enfermagem. Métodos: Pesquisa quantitativa, de desenvolvimento metodológico para construção e validação de dois cenários de simulação clínica em enfermagem no manejo de pacientes críticos pediátricos. Contou com 18 juízes especialistas. A análise foi realizada a partir do Índice de Validade de Conteúdo (IVC), considerando o IVC ≥ 80%. Resultados: O IVC médio de ambos cenários se apresenta aceitável com valores superiores a 90%, e nos I-CVIs individuais, somente a primeira questão do checklist do caso 1 foi não aceitável, sendo inferior a 50%. Conclusão: Com a proporção de concordância (S-CVI/AVE) de 93,20 para o cenário “Atuação do enfermeiro no manejo da insuficiência respiratória em pediatria” e de 95,58 para o cenário “Atuação do enfermeiro no manejo da sepse em pediatria”, conclui-se que o objetivo foi atingido.
Abstract: Introduction: Clinical simulation emerges as an active methodology that plays a fundamental role in the development of the necessary skills for the association between theory and practice, providing support for the continuing education of nurses, being efficient in facing the challenge of maintaining their clinical skills and abilities in their function, as in the management of critical pediatric patients. The systematized case design and simulation settings strengthens the overall value of the simulation-based experience, because it needs purpose and systematic planning. Thus, the research question is: can clinical simulation with validated cases and scenarios contribute to the nursing professional in managing pediatric critical patients? Objective: To develop and validate two simulated clinical settings focusing on nursing care for critically ill pediatric patients. Methods: Quantitative research, of methodological development for the construction and validation of two clinical simulation settings for nursing care in the management of critically ill pediatric patients. It had 18 expert judges. The analysis was performed using Content Validity Index (CVI), considering CVI ≥ 80%. Results: The average CVI of both scenarios is acceptable with values above 90%, and in the individual I-CVIs, only the first question in the checklist of case 1 was not acceptable, being below 50%. Conclusion: With the proportion of agreement (S-CVI/CVA) of 93.20 for the scenario “Nurses' performance in the management of respiratory failure in pediatrics” and 95.58 for the scenario “Action of nurse in the management of sepsis in pediatrics”, it is concluded that the objective has been achieved.
Resumen: Introducción: La simulación clínica emerge como una metodología activa que juega un papel fundamental en el desarrollo de las competencias necesarias para la asociación entre teoría y práctica, proporcionando subsídios para la educación permanente de los enfermeros, siendo eficiente en el enfrentamiento al reto de la manutención de las competencias y habilidades clínicas de éstos en su función, como en el manejo de pacientes críticos pediátricos. El diseño del caso y el escenario de simulación sistematizado refuerzan el valor global de la experiencia basada en la simulación, ya que ésta requiere un propósito y una planificación sistemática. Así, la pregunta de investigación es: ¿puede la simulación clínica con casos y escenarios validados contribuir al profesional de enfermería en el manejo de pacientes críticos pediátricos? Objetivo: Desarrollar y validar dos escenarios clínicos simulados con foco en los cuidados de enfermería al paciente crítico pediátrico para los profesionales de la enfermería. Métodos: Investigación cuantitativa, de desarrollo metodológico para la construcción y valoración de 2 cenários de simulación clínica en enfermería en el manejo de pacientes críticos pediátricos. Contou com 18 juízes especialistas. El análisis se realizó a partir de la estadística descriptiva y el Índice de Validez de Contenido (IVC), considerando un IVC ≥ 80%. Resultados: El CVI medio de ambos escenarios se presenta aceptable con valores superiores al 90%, y en los I-CVI individuales, sólo la primera pregunta de la lista de comprobación del caso 1 no fue aceptable, siendo inferior al 50%. Conclusión: Se alcanzó el objetivo propuesto, con una proporción de acuerdo (S-CVI/AVE) de 93,20 para el escenario "Actuación de las enfermeras en el manejo de la insuficiencia respiratoria pediátrica" y 95,58 para el escenario "Actuación de las enfermeras en el manejo de la sepsis pediátrica".
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Departamento de Enfermagem (FS ENF)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.