Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/43193
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_CleiaAlvesNogueira.pdf4,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Narrativas de professores de matemática : experiências com aprendizagem criativa em um curso de robótica educativa
Autor(es): Nogueira, Cleia Alves
Orientador(es): Gontijo, Cleyton Hércules
Assunto: Professores - formação continuada
Robótica educativa
Aprendizagem criativa
Narrativas pessoais
Data de publicação: 30-Mar-2022
Referência: NOGUEIRA, Cleia Alves. Narrativas de professores de matemática: experiências com aprendizagem criativa em um curso de robótica educativa. 2021. 227 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Esta pesquisa objetivou analisar o que nos revelaram as narrativas de três professoras de matemática e da professora formadora, participantes de um curso de formação continuada, acerca da inserção das tecnologias em seus processos formativos; em suas experiências docentes; e da construção de novas perspectivas de atuação a partir do modelo teórico do Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (TPACK) e da Aprendizagem Criativa. Devido ao contexto pandêmico provocado pela Covid 19, o curso foi ministrado na modalidade de ensino remoto. O curso foi ofertado por um dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE) do Distrito Federal, no primeiro semestre de 2021. Para a realização da pesquisa, respaldamo- nos nos pressupostos de uma pesquisa narrativa, percebendo as narrativas como método de pesquisa e, também, como fenômeno a ser estudado, por entendermos que seria a melhor forma de compreender as experiências vivenciadas durante o curso. Os textos de campo produzidos durante o curso foram, diários de bordo, fóruns de discussão e relatórios. Segundo os textos de campo, analisados narrativamente, as professoras cursistas, ressaltam a importância da formação continuada, com ênfase em atividades práticas, para inserção da robótica nas aulas de matemática. Destacam conceitos matemáticos que podem ser desenvolvidos a partir dos experimentos, seja por meio da programação ou da construção prática e fazem conexões ao realizarem as atividades, com experiências vivenciadas no decorrer de suas vidas. Muitas dessas experiências foram compreendidas pelas professoras cursistas, durante as atividades realizadas no curso. Entendemos, a partir das narrativas, que o que fazemos em sala de aula, pode ganhar novas possibilidades de apresentação, bem como de reflexão, quando utilizada a robótica como ferramenta pedagógica. Nesse processo de reflexão, as narrativas nos revelaram a necessidade de uma formação continuada que dê suporte ao desenvolvimento dos conhecimentos necessários para se trabalhar com tecnologias digitais e oportunize também, a vivência por parte dos professores, de uma Aprendizagem Criativa, que motive e os prepare para uma prática mais lúdica, criativa e com significado, com seus estudantes.
Abstract: This research aimed to analyze what the narratives of three Mathematics teachers and the trainer, who participated in a continuing education course, reveled to us about the insertion of technologies in their training processes; in their teaching experiences; and in the construction of new perspectives of acting based on the theoretical model of the Pedagogical Technological Knowledge of Content (TPACK) and the Creative Learning. Due to the pandemic context caused by COVID 19, the course was taught online, as a distance course. The course was offered by one of the Educational Technology Centers (NTE, in Portuguese) of the Federal District, in the first semester of 2021. To carry out the research, we based ourselves on the assumptions of a narrative research, perceiving the narratives as a research method and also, as a phenomenon to be studied, as we understand that it would be the best way to understand the experiences lived during the course. The field texts produced during the course were logs, discussion forums and reports. According to the field texts, analyzed narratively, the teachers who were taking the course highlighted the importance of the continuous training, with an emphasis on practical activities for the insertion of robotics in mathematics classes. Mathematical concepts that can also be developed through experiments were highlighted by them, either through programming or practical construction, and make connections when carrying out activities with experiences lived throughout their lives. Many of these experiences were understood by the teachers, during the activities carried out in the course. We understand, from the narratives, that what we do in the classroom can gain new possibilities for presentation, as well as for reflection, when robotics is used as a pedagogical tool. In this process of reflection, the narratives revealed the need for a continuing education that supports the development of knowledge needed to work with digital technologies and also provide opportunities for teachers to experience Creative Learning that motivates and prepares them for a more playful, creative and meaningful practice with their students.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.