Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Almeida, Pedro Paulo Palazzo de | - |
dc.contributor.author | Almeida, Sarah da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-25T22:24:50Z | - |
dc.date.available | 2022-03-25T22:24:50Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-25 | - |
dc.date.submitted | 2021-11-19 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Sarah da Silva. Arquitetura Animada: a representação do espaço nas obras de Hayao Miyazaki. 2021.187 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43151 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Hayao Miyazaki é um diretor japonês marcante, cujas obras de
animação conseguiram ter alcance global e despertam a
curiosidade de pesquisadores de diferentes áreas. Este trabalho
tem como objetivo principal investigar a importância e como a
representação arquitetônica participa das obras
cinematográficas do diretor, emprestando a elas seus valores
estéticos, históricos, simbólicos e experienciais e que tipo de
relação estabelece nessa interação com as próprias obras e com
quem as assiste. Buscam-se as associações existentes entre as
intenções projetuais sensoriais do diretor e sua estética e
materialidade nas ambientações fílmicas. Para isto, foram
utilizados conceitos como o de Alegoria Histórica de Ismail
Xavier e Imagem Vivida de Juhani Pallasmaa.
O trabalho é um estudo interdisciplinar que aborda a capacidade
criativa da arquitetura humana e da arte do cinema, ambas
vinculadas à história e à cultura da sociedade contemporânea.
Nesse viés, trata-se de uma pesquisa qualitativa, que defende, por
meio do estudo de caso de dois filmes do diretor, O Castelo no Céu
e A Viagem de Chihiro, que a arquitetura é um elemento definidor
nos filmes do diretor. Propõe-se a pesquisa como uma imersão na
arquitetura presente na filmografia de Miyazaki, apresentando-o
a partir um novo olhar para estudiosos e admiradores da
Arquitetura, do Cinema e do Studio Ghibli. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Arquitetura Animada : a representação do espaço nas obras de Hayao Miyazaki | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arquitetura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cinema | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alegorias | pt_BR |
dc.subject.keyword | Animações japonesas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Miyazaki, Hayao, 1941- crítica e interpretação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Hayao Miyazaki is an outstanding Japanese director, whose
animation works have managed to reach global reach and arouse
the curiosity of researchers in different areas. The main objective
of this work is to investigate the importance and how
architectural representation participates in the director's
cinematographic works, lending them its aesthetic, historical,
symbolic and experiential values and what kind of relationship it
establishes in this interaction with the works themselves and
with those who watch them. It seeks the existing associations
between the director's sensory design intentions and his
aesthetics and materiality in film settings. For this, concepts such
as the Historical Allegory by Ismail Xavier and Embodied Image
by Juhani Pallasmaa were used.
The work is an interdisciplinary study that addresses the
creative capacity of human architecture and film art, both linked
to the history and culture of contemporary society. In this
perspective, this is a qualitative research, which defends, through
the case study of two of the director's films, Castle in the Sky and
Spirited Away, that architecture is a defining element in the
director's films. The research proposes an immersion in
Miyazaki's filmography, presenting him from a new perspective
to scholars and admirers of Studio Ghibli, Cinema or
Architecture. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|