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Título: Relações da escoluniversidade construídas no estágio de inglês remoto durante a pandemia da COVID-19 : um olhar crítico-decolonial
Autor(es): Lustosa, Mariana Costa Mascarenhas
Orientador(es): Andrade, Mariana Rosa Mastrella de
Assunto: Relação professor - aluno
Estágio docente
Língua inglesa - estudo e ensino
Professores de línguas - formação
Pandemia
Covid-19
Data de publicação: 25-Mar-2022
Referência: LUSTOSA, Mariana Costa Mascarenhas. Relações da escoluniversidade construídas no estágio de inglês remoto durante a pandemia da COVID-19: um olhar crítico-decolonial. 2021. 117 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Durante o período pandêmico no ano de 2020, muitos docentes se depararam com a necessidade de ressignificar suas práticas e crenças a partir das relações construídas em suas vivências. Antes da pandemia ocasionada pela COVID-19, as aulas eram ministradas de forma presencial e, com a nova dinâmica de distanciamento social, ganharam novo espaço no meio digital. O face-to-face ganhou um novo significado, as interações em sala de aula não eram mais físicas, mas sim, por intermédio de uma tela, em que nem sempre podemos de fato saber se a pessoa está do outro lado. As mudanças afetaram a todos, de forma especial àqueles docentes em formação que se viram na necessidade de reconhecerem-se professores e experienciarem à docência de uma forma completamente diferente das gerações anteriores de estágio. Com o objetivo de dar visibilidade às relações construídas no âmbito do estágio de inglês no período de agosto a dezembro do ano de 2020, durante a pandemia da Covid-19 no Brasil, busquei discutir como essas experiências de estágio foram construídas durante a pandemia no semestre agosto-dezembro de 2020 e de que maneira essas experiências mobilizaram relações para a formação de professoras(es) de inglês. Seguindo a abordagem de pesquisa interpretativista (MOITA LOPES, 1994) e de análise do material empírico, essa pesquisa ganha corpo em uma disciplina de estágio supervisionado, feita integralmente de forma remota, em que esses processos e movimentos de relações são analisados. Como resultado, podemos definir que as relações da escolauniversidade trouxeram inúmeras reflexões para a formação das(os) estudanteprofessoras(es), não apenas em virtude da disciplina, mas em face dos desafios em tornar-se e reconhecer-se professor durante uma pandemia. Nesse sentido, a experiência oportunizada por essas mudanças permitiu diferentes experiências no contexto escolar que evidenciaram que a escola está além de seus muros, sendo formada por pessoas e a comunidade que a constitui, não apenas seu espaço físico.
Abstract: During the pandemic period in 2020, many professors were faced with the need to reframe their practices and beliefs based on the relationships built in their experiences in classes. Before the pandemic caused by COVID-19, there was in-person classes and, with social distancing approaches, the digital environment became the form of teaching used. Face-to-face took on a new meaning, as classroom interactions were no longer physical, but rather, through a screen, where we can't always actually tell if the student is on the other side. The changes affected everyone, especially those trainee teachers who saw the need to recognize themselves as teachers and experience teaching in a completely different way from previous internship generations. In order to give visibility to the relationships built within the scope of the english internship from August to December 2020, during the Covid-19 pandemic in Brazil, I sought to discuss how these internship experiences were built during the pandemic and how these experiences mobilized relationships for the training of English teacher(s). Following the approach of interpretive research (MOITA LOPES, 1994) with the analysis of empirical material, this research takes shape in a supervised internship discipline, entirely done remotely. As a result, we can define that the relations of the universityschool brought reflections for the formation of teachers, not only because of the discipline, but in view of the challenges of becoming and recognizing themselves as teachers during a pandemic. In this sense, this experience showed that the school is beyond its walls, being built by, not just its physical space.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
UnB - Covid-19

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