Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/43127
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_JessicaReisEvangelista.pdf2,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Intercâmbio Internacional nos cursos de licenciatura : experiências de estudantes do Programa Paulo Freire de Mobilidade Acadêmica
Autor(es): Evangelista, Jéssica Reis
Orientador(es): Weller, Wivian
Assunto: Intercâmbio internacional
Licenciatura
Projeto Paulo Freire
América Latina
Trajetórias educacionais
Data de publicação: 25-Mar-2022
Referência: EVANGELISTA, Jéssica Reis. Intercâmbio Internacional nos cursos de licenciatura: experiências de estudantes do Programa Paulo Freire de Mobilidade Acadêmica. 2021. 249 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A presente dissertação, vinculada à linha de pesquisa Estudos Comparados em Educação (Ecoe) e ao Grupo de Pesquisa Gerações e Juventude (Geraju) da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, dedica-se ao estudo do intercâmbio internacional nos cursos de licenciatura. Objetivou-se conhecer as experiências de jovens universitários mexicanos, colombianos e brasileiros, participantes do Programa de Mobilidade Acadêmica Paulo Freire (PPF), no intuito de compreender as implicações dessa experiência para o desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional dos referidos jovens. Também foram temáticas abordadas a formação de professores na América Latina e a mobilidade acadêmica na formação docente. Para o alcance dos objetivos propostos o estudo apoiou-se na abordagem qualitativa reconstrutiva, que teve como principal procedimento teórico-metodológico os grupos de discussão em formato virtual, considerando a impossibilidade de realizar viagens de campo no contexto da pandemia da Covid-19. Por meio das diferentes fases da intepretação do Método Documentário constatou-se que a experiência de mobilidade acadêmica possibilitou a vivência e o conhecimento de uma nova dinâmica educacional, universitária, linguística e cultural. Nesse processo, os jovens refletem e avaliam o sistema educacional básico e superior de seus países e do país estrangeiro. O intercâmbio nas licenciaturas é concebido como possibilidade de valorização da profissão e representa um diferencial na inserção no mercado de trabalho e na ação educativa em termos teóricos e práticos. Evidenciou-se como principais desafios da mobilidade acadêmica no âmbito da região latino-americana e da formação de professores: a superação da concepção negativa e inferior acerca dos países da América Latina e dos cursos de licenciatura; a necessidade de maior investimento financeiro; a preparação linguística; e a ampliação dos impactos dessa experiência para toda a comunidade universitária. Os jovens reconhecem o valor do intercâmbio em suas vidas e indicam que as aprendizagens adquiridas ultrapassam conhecimentos teóricos e o período de graduação, estendendo-se para toda a vida.
Resumen: Esta disertación, vinculada a la línea de investigación Estudios Comparados en Educación (Ecoe) y al Grupo de Investigación Generaciones y Juventud (Geraju) de la Facultad de Educación de la Universidad de Brasilia, está dedicada al estudio del intercambio internacional en los cursos de formación de profesores. El objetivo fue conocer las experiencias de jóvenes universitarios mexicanos, colombianos y brasileños, participantes del Programa de Movilidad Académica Paulo Freire (PPF), con el fin de comprender las implicaciones de esta experiencia para el desarrollo personal, académico y profesional de estos jóvenes. Los temas también se dirigieron a la formación del profesorado en América Latina y la movilidad académica en la formación del profesorado. Para lograr los objetivos propuestos, el estudio se basó en un enfoque reconstructivo cualitativo, cuyo principal procedimiento teórico-metodológico fueron los grupos de discusión en formato virtual, considerando la imposibilidad de realizar viajes de campo en el contexto de la pandemia Covid-19. A través de las diferentes etapas de interpretación del Método Documental, se encontró que la experiencia de la movilidad académica posibilitó la vivencia y el conocimiento de una nueva dinámica educativa, universitaria, lingüística y cultural. En este proceso, los jóvenes reflexionan y evalúan el sistema de educación básica y superior en sus países y en el exterior. El intercambio en la formación docente se concibe como una posibilidad de valoración de la profesión y representa una diferencia en la inserción en el mercado laboral y en la acción educativa en términos teóricos y prácticos. Se destacaron los principales desafíos de la movilidad académica en el ámbito de la región latinoamericana y de la formación docente: superar la concepción negativa e inferior sobre los países y cursos de formación de profesores. La necesidad de una mayor inversión financiera; preparación lingüística; y la expansión de los impactos de esta experiencia para toda la comunidad universitaria. Los jóvenes reconocen el valor del intercambio en su vida e indican que los aprendizajes adquiridos van más allá de los conocimientos teóricos y el período de graduación, extendiéndose para toda la vida.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.