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2021_GuilhermedeOliveiraLombaSerafim.pdf1,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Edileuza Fernandes-
dc.contributor.authorSerafim, Guilherme de Oliveira Lomba-
dc.date.accessioned2022-03-25T18:23:10Z-
dc.date.available2022-03-25T18:23:10Z-
dc.date.issued2022-03-25-
dc.date.submitted2021-12-16-
dc.identifier.citationSERAFIM, Guilherme de Oliveira Lomba. A práxis de uma diretora na gestão de uma escola militarizada. 2021. 163 f. il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43123-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA militarização de escolas públicas no Brasil não é um fenômeno recente, data do final da década de 1990 e vai instituindo-se no bojo de mudanças neoconservadoras que afetam a educação brasileira. Atrelada à suposta qualidade da escola militar de carreira, instituição sui generis que não segue as regras nem os objetivos do sistema de educação público, em 2019, o governo do Distrito Federal, por meio da Portaria Conjunta nº 01/2019, deu início à implementação do projeto “Gestão Compartilhada” em escolas da rede pública em parceria com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar, a despeito da Lei 4.751/2012 de Gestão Democrática do Sistema Público de Ensino do DF. Com esse instrumento incia-se o processo de Policiais Militares e Bombeiros Militares tornarem-se responsáveis por parte da gestão escolar de onze escolas públicas no que concerne à gestão da disciplina escolar. Diante desse cenário, foi objetivo-geral desta pesquisa analisar as implicações da militarização na práxis do diretor na gestão do projeto político-pedagógico de uma escola pública do DF, o qual se desdobrou nos seguintes objetivos específicos: a) identificar as modificações geradas pela militarização no PPP da escola; b) compreender as percepções expressas pelos coordenadores pedagógicos, pela supervisora pedagógica e pelos docentes acerca da práxis da diretora na gestão (concepção, desenvolvimento, acompanhamento e avaliação) do PPP em escola militarizada; c) apreender as mediações feitas pela diretora escolar para garantir os princípios da gestão democrática no projeto da escola militarizada; e d) compreender as percepções da diretora acerca da sua práxis na gestão do PPP de uma escola militarizada. Do ponto de vista teórico-metodológico, a pesquisa sustentou-se nos pressupostos do materialismo histórico-dialético, com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, calcada em um referencial teórico fundamentado em autores críticos. A organização dos dados e a geração das categorias de análise foram feitas pela Análise de Conteúdo. No processo de análise, dados de documentos e entrevistas foram triangulados, articulados com o campo teórico e mediados pelo movimento dos acontecimentos da realidade social em que se desenvolve a práxis da gestora. A abstração da realidade de uma escola militarizada revela uma totalidade complexa e contraditória. Os resultados da pesquisa revelam que, devido à falta de condições estruturais e a precarização do trabalho docente, a práxis da diretora é baseada teoricamente no senso comum hegemônico das classes dirigentes e justificada pela militarização da gestão escolar, o que causou alterações no projeto político-pedagógico da escola e nas mediações feitas pela diretora para garantir os princípios da gestão democrática. Além disso, os argumentos utilizados pelo governo para a militarização de escolas no DF não se sustentam.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA práxis de uma diretora na gestão de uma escola militarizadapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordDiretor escolarpt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordMilitarização do ensinopt_BR
dc.subject.keywordPráxispt_BR
dc.subject.keywordProjeto político pedagógicopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The militarization of public schools in Brazil is not a recent phenomenon, it dates back to the late 1990s and is taking place in the wake of neoconservative changes that affect Brazilian education. Linked to the supposed quality of the military career school, a sui generis institution that does not follow the rules or objectives of the public education system, in 2019, the government of the Federal District, through Joint Ordinance No. 01/2019, began implementation of the “Shared Management” project in public schools in partnership with the Military Police and the Military Fire Department, despite Law 4,751/2012 on the Democratic Management of the Public Teaching System in the Federal District. With this instrument begins the process of Military Police and Military Firefighters becoming responsible for part of the school management of eleven public schools with regard to the management of school discipline. Given this scenario, the general objective of this research was to analyze the implications of militarization in the practice of the principal in the management of the political-pedagogical project of a public school in the DF, which unfolded into the following specific objectives: a) identify the modifications generated by militarization in the school's PPP; b) understand the perceptions expressed by the pedagogical coordinators, the pedagogical supervisor and the teachers about the practice of the principal in the management (design, development, monitoring and evaluation) of the PPP in a militarized school; c) to apprehend the mediations made by the school principal to guarantee the principles of democratic management in the project of the militarized school; and d) understand the principal's perceptions about her praxis in the PPP management of a militarized school. From a theoretical-methodological point of view, the research was supported by the assumptions of historical dialectical materialism, with a qualitative approach of the case study type, based on a theoretical framework based on critical authors. The organization of data and the generation of analysis categories were carried out by Content Analysis. In the analysis process, data from documents and interviews were triangulated, articulated with the theoretical field and mediated by the movement of events in the social reality in which the manager's praxis is developed. The abstraction of the reality of a militarized school reveals a complex and contradictory totality. The research results reveal that, due to the lack of structural conditions and the precariousness of teaching work, the principal's praxis is theoretically based on the hegemonic common sense of the ruling classes and justified by the militarization of school management, which caused changes in the political project. the school's pedagogical aspects and in the mediations carried out by the principal to guarantee the principles of democratic management. Furthermore, the arguments used by the government for the militarization of schools in the DF do not hold up.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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