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2003_RegianedeSouzaQuinteiro.pdf2,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorHanna, Elenice Seixas-
dc.contributor.authorQuinteiro, Regiane de Souza-
dc.date.accessioned2022-03-25T16:57:08Z-
dc.date.available2022-03-25T16:57:08Z-
dc.date.issued2022-03-25-
dc.date.submitted2003-04-
dc.identifier.citationQUINTEIRO, Regiane de Souza. Aprendizagem de leitura receptiva e de comportamento textual: efeito do numero de palavras treinadas sobre o repertório recombinativo. 2003. xi, 129 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2003.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43114-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica, 2003.pt_BR
dc.description.abstract0 controle comportamental por elementos de estímulos compostos a partir do treino do todo e a emergência de repertório recombinativo ocorre na aprendizagem de leitura e de outras habilidades complexas. No presente trabalho dois experimentos investigaram o efeito do número de palavras treinadas sobre a aquisição de leitura recombinativa com pseudo-alfabeto. O Experimento 1 foi uma replicação parcial e sistemática de Albuquerque (2001), com seis estudantes universitários. Foram realizados, em um computador, treinos de pareamento de desenhos ambíguos (B) aos respectivos nomes ditados (A), de palavras impressas (C) às palavras ditadas (A) e de nomeação (D) das palavras impressas (C). Após os treinos AB, AC e CD, com dois estímulos de cada modalidade, foram realizados testes de equivalência (BC e CB) e testes de leitura recombinativa com palavras novas formadas por elementos das palavras de treino (BC, CB, AC, CD). Os participantes foram expostos a seis ciclos de treinos e testes, sendo treinadas relações de duas palavras em cada ciclo totalizando 12 palavras. Testes finais foram realizados com todas as palavras de treino e palavras com recombinaçâo. O Experimento 2 utilizou um delineamento semelhante, mas os treinos e testes com figuras foram omitidos. Participaram desse estudo outros seis estudantes universitários. Os resultados mostraram que todos os participantes aprenderam as relações treinadas com as 12 palavras. Dentre esses, sete participantes apresentaram um aumento gradual na leitura recombinativa com o aumento de palavras treinadas, sendo a maioria participantes do Experimento 1. Os desempenhos observados confirmaram a importância da quantidade de treino com palavras formadas pelas mesmas letras para a aquisição de leitura recombinativa, sugerida em outros estudos. Participantes em estágios iniciais de aquisição e aqueles que não adquiriram leitura recombinativa apresentaram controle seletivo. Os achados mostram que o procedimento empregado com pseudo-alfabeto foi adequado para investigar a aquisição de repertório recombinativo por universitários. Eles sugerem também o treino AB como um fator que facilita a aquisição de controle por elementos de estímulos compostos. O aumento do número de participantes em estudos posteriores poderia demonstrar a generalidade dos achados.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAprendizagem de leitura receptiva e de comportamento textual : efeito do numero de palavras treinadas sobre o repertório recombinativopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordLeiturapt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordLeitura recombinativapt_BR
dc.subject.keywordLeitura - compreensãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Behavioral control by elements of compound stimulus derived from training with the whole stimuli, and the emergence of recombinative repertoire occur in reading acquisition and other complex habilities. The present study investigated the effects of the number of words leamt during training on the acquisition of recombinative reading o f words written with a pseudo alphabet. Experiment 1 was a partial and systematic replication of Albuquerque (2001) with six undergraduate students. Participants were trained in a Computer to match ambiguous pictures (B) to their correspondent dictated names (A), to match printed words (C) to dictated words (A) and to name (D) printed words (C). After training AB, AC and CD with two stimuli of each modality, equivalence tests (BC and CB) and tests of recombinative reading were conducted with new words formed by elements of the trained words (BC, CB, AC and CD). Participants were exposed to six experimental cycles of training of two words and tests, with 12 words being trained in total. Final tests were conducted with ali trained words and words with recombined elements. Experiment 2 used a similar design, except for the omission of AB training and tests with pictures. Other six graduate students participated. Results showed that ali participants leamt the trained relations with ali 12 words. Seven participants showed gradual increase of recombinative reading with the increase of trained words, mostly from Experiment 1. These performances confirm the importance of the amount of training with words formed by the same letters for the development of generalised reading, suggested in previous studies. Initial stages of acquisition and the performance of participants without generalised reading presented selective control. The findings showed that the procedure used in the present study was adequate to investigate the leaming process of recombinative repertoire by graduate students. They also suggest the training of AB relations as a facilitator of the control by elements of compound stimuli. The increase of number of the participants in next studies could demonstrate the generality of the findings.pt_BR
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