Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/43101
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MargarethConceiçãoBatista.pdf2,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCastro, Rosana Andréa Costa de-
dc.contributor.authorBatista, Margareth Conceição-
dc.date.accessioned2022-03-20T21:43:14Z-
dc.date.available2022-03-20T21:43:14Z-
dc.date.issued2022-03-20-
dc.date.submitted2021-11-30-
dc.identifier.citationBATISTA, Margareth Conceição. Arte sob medida: a prática de ensino das artes visuais na socioeducação. 2021. 138 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43101-
dc.descriptionDissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA formação inicial e a formação continuada têm impacto significativo sobre a atuação docente, pois implicam a constituição da identidade como professor e, junto a isso, contribuem com a construção dos suportes teórico pedagógico e teórico curricular, bem como, para a construção do suporte prático, todos essenciais para a atuação em sala de aula. O exame da prática de ensino no Sistema Socioeducativo, objetivo da pesquisa que originou esta dissertação, focou na constituição da identidade concebida na formação inicial e continuada de professores das Artes Visuais. A questão que motivou o estudo pretendeu inquirir de que maneira a prática de ensino em artes visuais pode impactar o processo de ressocialização dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação, desde a perspectiva dos professores sobre as suas formações e as suas necessidades profissionais para atuar junto a esse público-alvo. A base teórico-conceitual fundamentou-se nos estudos sobre o desenvolvimento humano de Vigotski. A metodologia foi delineada sobre bases qualitativas utilizando a análise de conteúdo de Bardin, com a aplicação de procedimentos e instrumentos selecionados para escutar e perceber as experiências dos professores em atuação no Sistema Socioeducativo. Os resultados demonstraram que a formação inicial e a formação continuada têm impactos significativos na prática de ensino das artes visuais, porém, sozinhos não podem dar conta de todo o processo de desenvolvimento dos sujeitos, que também está atrelado às condições objetivas do contexto, tais como, as condições políticas, econômicas, sociais e culturais. A nossa expectativa é que os resultados da pesquisa contribuam com os processos relacionados à formação inicial e à formação continuada de professores de artes visuais que, de algum modo, pretendam atuar junto ao contexto da Socioeducação. E, ainda, que futuros pesquisadores possam se debruçar sobre os aspectos que não puderam ser abrangidos por esse estudo, por exemplo, o uso de tecnologia no ensino das artes visuais em espaços socioeducativos.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleArte sob medida : a prática de ensino das artes visuais na socioeducaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPrática de ensinopt_BR
dc.subject.keywordArtes visuaispt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordSocioeducaçãopt_BR
dc.description.abstract1Initial and ongoing training has a considerable impact on the educational practice because they involve constructing the teacher identity along with contributing to the development of theoretical pedagogical support, theoretical curricular support, and key practical support for performance in the classroom. The research theoretical-conceptual framework is based on the studies about human development from Vigotski perspective. The issue that motivated the study intended to debrief in what way the teaching practice may affect the process of reintegrating adolescents that serve educational correctional measures of confinement, from the viewpoint of teachers that act along with the target group.The methodology was outlined under qualitative bases with the application of procedures and instruments selected to observe the experience of the teachers performing in the socio-educational area. The search results showed that initial and ongoing formation has a significant impact on the teaching practice in the socio-educational area. We expect that the research data we collected contribute to public policies in the training of teachers from the Visual Arts field, seeking to satisfy the formative need of the studies in socio-education, and aiming those future researchers to address aspects that could not have been covered by this study, for instance, the usage of technology in the Visual Arts teaching in socio-educational environments.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Artes Visuais (IdA VIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.