Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Castro, Rosana Andréa Costa de | - |
dc.contributor.author | Batista, Margareth Conceição | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-20T21:43:14Z | - |
dc.date.available | 2022-03-20T21:43:14Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-20 | - |
dc.date.submitted | 2021-11-30 | - |
dc.identifier.citation | BATISTA, Margareth Conceição. Arte sob medida: a prática de ensino das artes visuais na socioeducação. 2021. 138 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43101 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A formação inicial e a formação continuada têm impacto significativo sobre a atuação docente, pois
implicam a constituição da identidade como professor e, junto a isso, contribuem com a construção
dos suportes teórico pedagógico e teórico curricular, bem como, para a construção do suporte prático,
todos essenciais para a atuação em sala de aula. O exame da prática de ensino no Sistema
Socioeducativo, objetivo da pesquisa que originou esta dissertação, focou na constituição da
identidade concebida na formação inicial e continuada de professores das Artes Visuais. A questão
que motivou o estudo pretendeu inquirir de que maneira a prática de ensino em artes visuais pode
impactar o processo de ressocialização dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa de
internação, desde a perspectiva dos professores sobre as suas formações e as suas necessidades
profissionais para atuar junto a esse público-alvo. A base teórico-conceitual fundamentou-se nos
estudos sobre o desenvolvimento humano de Vigotski. A metodologia foi delineada sobre bases
qualitativas utilizando a análise de conteúdo de Bardin, com a aplicação de procedimentos e
instrumentos selecionados para escutar e perceber as experiências dos professores em atuação no
Sistema Socioeducativo. Os resultados demonstraram que a formação inicial e a formação
continuada têm impactos significativos na prática de ensino das artes visuais, porém, sozinhos não
podem dar conta de todo o processo de desenvolvimento dos sujeitos, que também está atrelado às
condições objetivas do contexto, tais como, as condições políticas, econômicas, sociais e culturais. A
nossa expectativa é que os resultados da pesquisa contribuam com os processos relacionados à
formação inicial e à formação continuada de professores de artes visuais que, de algum modo,
pretendam atuar junto ao contexto da Socioeducação. E, ainda, que futuros pesquisadores possam
se debruçar sobre os aspectos que não puderam ser abrangidos por esse estudo, por exemplo, o uso
de tecnologia no ensino das artes visuais em espaços socioeducativos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Arte sob medida : a prática de ensino das artes visuais na socioeducação | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artes visuais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Socioeducação | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Initial and ongoing training has a considerable impact on the educational practice because they
involve constructing the teacher identity along with contributing to the development of theoretical
pedagogical support, theoretical curricular support, and key practical support for performance in the
classroom. The research theoretical-conceptual framework is based on the studies about human
development from Vigotski perspective. The issue that motivated the study intended to debrief in what
way the teaching practice may affect the process of reintegrating adolescents that serve educational
correctional measures of confinement, from the viewpoint of teachers that act along with the target
group.The methodology was outlined under qualitative bases with the application of procedures and
instruments selected to observe the experience of the teachers performing in the socio-educational
area. The search results showed that initial and ongoing formation has a significant impact on the
teaching practice in the socio-educational area. We expect that the research data we collected
contribute to public policies in the training of teachers from the Visual Arts field, seeking to satisfy the
formative need of the studies in socio-education, and aiming those future researchers to address
aspects that could not have been covered by this study, for instance, the usage of technology in the
Visual Arts teaching in socio-educational environments. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|