Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Borges-Andrade, Eduardo | - |
dc.contributor.author | Pinho, Aline | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-17T23:13:21Z | - |
dc.date.available | 2022-03-17T23:13:21Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-17 | - |
dc.date.submitted | 2021-12-21 | - |
dc.identifier.citation | PINHO, Aline. Necessidades de aprendizagem no trabalho: relações com variáveis do indivíduo e do contexto. 2021. 156 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43084 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Investigou-se a predição de necessidades de aprendizagem, por características individuais e
contextuais. A pesquisa teve um desenho transversal e foi realizada em uma organização pública
do Distrito Federal. Competências foram identificadas, com o uso do método Delphi, e
constituíram itens de uma medida de autoavaliação daquelas necessidades. As características
individuais coletadas foram idade, escolaridade, tempo de serviço, preferência por aprendizagem
formal e informal, e participação em treinamento nos últimos dois anos. As medidas relativas ao
contexto foram lotação, cargos efetivo e comissionado, responsabilidade por gestão, e desenho
do trabalho (Interdependência, Autonomia, Significado da tarefa e Habilidades variadas).
Evidências de validade foram obtidas para a medida de necessidades de aprendizagem e
confirmadas para desenho do trabalho. A análise da medida de necessidades de aprendizagem
sugeriu uma solução de dois fatores: 1 - competências transversais e institucionais e 2 -
competências gerenciais. Análises de regressão múltipla sugeriram que o fator 1 é predito por
Escolaridade, Tempo de serviço, Cargo efetivo, Autonomia e Significado da tarefa e que o fator
2 é predito por Lotação, Cargo comissionado e Significado da tarefa. A preferência por
aprendizagem informal moderou as relações entre o fator 1 e Escolaridade e entre o fator 2 e
Cargo comissionado. Ofereceram-se contribuições teóricas - relativas às mencionadas predições
e moderações; metodológicas - desenvolvimento de um método para avaliar necessidades de
aprendizagem no trabalho; e práticas - subsídios para decisões sobre a aplicação de recursos
visando à melhoria na qualidade da prestação de serviços públicos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Necessidades de aprendizagem no trabalho : relações com variáveis do indivíduo e do contexto | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Necessidades de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Competências | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenho do trabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Treinamento e desenvolvimento (T&D) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem formal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem informal | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The prediction of learning needs was investigated, by individual and contextual characteristics.
The research had a cross-sectional design and was carried out in a public organization of the
Federal District. Competences were identified, using the Delphi method, and constituted items of
a self-assessment measure of those needs. The individual characteristics collected were age,
education, length of service, preference for formal and informal learning, and participation in
training in the last two years. Context-related measures were staffing, effective and commissioned
positions, responsibility for management, and work design (Interdependence, Autonomy, Task
meaning and Varied Skills). Validity evidence was obtained for measuring learning needs and
confirmed for work design. The analysis of the learning needs measure suggested a two-factor
solution: 1 - transversal and institutional competences and 2 - managerial competences. Multiple
regression analyzes suggested that factor 1 is predicted by Education, Length of service, Effective
position, Autonomy and Task meaning and that factor 2 is predicted by Staffing, Commissioned
position and Task meaning. The preference for informal learning moderated the relationships
between factor 1 and Education and between factor 2 and Commissioned position. Theoretical
contributions were offered - related to the predictions and moderations; methodological -
development of a method to assess learning needs at work; and practical - subsidies for decisions
on the application of resources aimed at improving the quality of the provision of public services. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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