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dc.contributor.advisorBorges-Andrade, Eduardo-
dc.contributor.authorPinho, Aline-
dc.date.accessioned2022-03-17T23:13:21Z-
dc.date.available2022-03-17T23:13:21Z-
dc.date.issued2022-03-17-
dc.date.submitted2021-12-21-
dc.identifier.citationPINHO, Aline. Necessidades de aprendizagem no trabalho: relações com variáveis do indivíduo e do contexto. 2021. 156 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43084-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2021.pt_BR
dc.description.abstractInvestigou-se a predição de necessidades de aprendizagem, por características individuais e contextuais. A pesquisa teve um desenho transversal e foi realizada em uma organização pública do Distrito Federal. Competências foram identificadas, com o uso do método Delphi, e constituíram itens de uma medida de autoavaliação daquelas necessidades. As características individuais coletadas foram idade, escolaridade, tempo de serviço, preferência por aprendizagem formal e informal, e participação em treinamento nos últimos dois anos. As medidas relativas ao contexto foram lotação, cargos efetivo e comissionado, responsabilidade por gestão, e desenho do trabalho (Interdependência, Autonomia, Significado da tarefa e Habilidades variadas). Evidências de validade foram obtidas para a medida de necessidades de aprendizagem e confirmadas para desenho do trabalho. A análise da medida de necessidades de aprendizagem sugeriu uma solução de dois fatores: 1 - competências transversais e institucionais e 2 - competências gerenciais. Análises de regressão múltipla sugeriram que o fator 1 é predito por Escolaridade, Tempo de serviço, Cargo efetivo, Autonomia e Significado da tarefa e que o fator 2 é predito por Lotação, Cargo comissionado e Significado da tarefa. A preferência por aprendizagem informal moderou as relações entre o fator 1 e Escolaridade e entre o fator 2 e Cargo comissionado. Ofereceram-se contribuições teóricas - relativas às mencionadas predições e moderações; metodológicas - desenvolvimento de um método para avaliar necessidades de aprendizagem no trabalho; e práticas - subsídios para decisões sobre a aplicação de recursos visando à melhoria na qualidade da prestação de serviços públicos.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleNecessidades de aprendizagem no trabalho : relações com variáveis do indivíduo e do contextopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordNecessidades de aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordCompetênciaspt_BR
dc.subject.keywordDesenho do trabalhopt_BR
dc.subject.keywordTreinamento e desenvolvimento (T&D)pt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem formalpt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem informalpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The prediction of learning needs was investigated, by individual and contextual characteristics. The research had a cross-sectional design and was carried out in a public organization of the Federal District. Competences were identified, using the Delphi method, and constituted items of a self-assessment measure of those needs. The individual characteristics collected were age, education, length of service, preference for formal and informal learning, and participation in training in the last two years. Context-related measures were staffing, effective and commissioned positions, responsibility for management, and work design (Interdependence, Autonomy, Task meaning and Varied Skills). Validity evidence was obtained for measuring learning needs and confirmed for work design. The analysis of the learning needs measure suggested a two-factor solution: 1 - transversal and institutional competences and 2 - managerial competences. Multiple regression analyzes suggested that factor 1 is predicted by Education, Length of service, Effective position, Autonomy and Task meaning and that factor 2 is predicted by Staffing, Commissioned position and Task meaning. The preference for informal learning moderated the relationships between factor 1 and Education and between factor 2 and Commissioned position. Theoretical contributions were offered - related to the predictions and moderations; methodological - development of a method to assess learning needs at work; and practical - subsidies for decisions on the application of resources aimed at improving the quality of the provision of public services.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizaçõespt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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