Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Aline Fonseca de | - |
dc.contributor.author | Lopes, Quéfren Ramsés Corrêa | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-17T17:46:07Z | - |
dc.date.available | 2022-03-17T17:46:07Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-16 | - |
dc.date.submitted | 2021-12-08 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Quéfren Ramsés Corrêa. Tarefas audiovisuais e o desenvolvimento das competências fônicas em E/LE. 2021. 279 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43074 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília,, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo se insere na Didática da Pronúncia no âmbito da Linguística Aplicada. Investiga-se
sobre o processo de ensino-aprendizagem de E/LE com foco no desenvolvimento das
competências fônicas de estudantes brasileiros do ensino superior. Parte-se da constatação da
insuficiência de ferramentas nos manuais de E/LE concernentes ao ensino da pronúncia
(BLANCO, 2014; IRUELA, 1997) a fim de tentar preencher essa lacuna. O estudo se apoia na
abordagem comunicativa, na abordagem por tarefas e no enfoque oral, visando uma proposta
de materiais didáticos audiovisuais, com foco em situações significativas e reais da fala para
possibilitar o agir social e a interação comunicativa entre estudantes de E/LE. O método usado
para fundamentar este estudo é a pesquisa-ação, a qual permitiu avaliar a eficácia desses
materiais no desenvolvimento das competências fônicas dos alunos-participantes. A pesquisa
descreve o planejamento, a elaboração, a implementação, o monitoramento e a avaliação de
duas ações didáticas desenhadas especificamente para o desenvolvimento das competências
fônicas em E/LE nas modalidades de ensino presencial e remoto emergencial. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Tarefas audiovisuais e o desenvolvimento das competências fônicas em E/LE | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pronúncia - didática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Abordagem mediante tarefas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Competências fônicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Produção audiovisual | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study is part of the Didactics of Pronunciation in the field of Applied Linguistics. We
investigate the teaching-learning process of E/LE focusing on the development of phonic skills of
Brazilian higher education students. It starts from the finding of insufficient tools in the E/LE
manuals concerning the teaching of pronunciation (BLANCO, 2014; IRUELA, 1997) in order to
try to fill this gap. The study is based on the communicative approach, the approach by tasks and
the oral approach, aiming at a proposal of audiovisual teaching materials, focusing on significant
and real speech situations to enable social action and communicative interaction between E/LE
students. The method used to base this study is action-research, which allowed the evaluation of
the effectiveness of these materials in the development of the phonic skills of the students participants. The research describes the planning, elaboration, implementation, monitoring and
evaluation of two didactic actions specifically designed for the development of phonic skills in
E/LE in the modalities of classroom and emergency remote teaching. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Este estudio se inserta en la Didáctica de la Pronunciación en el ámbito de la Lingüística
Aplicada. Se investiga sobre el proceso de enseñanza-aprendizaje de E/LE con foco en el
desarrollo de las competencias fónicas de estudiantes brasileños de la enseñanza superior. Se
parte de la constatación de la insuficiencia de herramientas en los manuales de español
concernientes a la enseñanza de la pronunciación (BLANCO, 2014; IRUELA, 1997) a fin de
intentar rellenar esos huecos. El estudio se apoya en el enfoque comunicativo, en el enfoque
por tareas y en el enfoque oral, con vistas a una propuesta de materiales didácticos
audiovisuales, con foco en situaciones significativas y reales del habla para posibilitar la acción
social y la interacción comunicativa entre estudiantes de E/LE. El método usado para
fundamentar este estudio es la investigación-acción, la cual permitió evaluar la eficacia de esos
materiales en el desarrollo de las competencias fónicas de los alumnos-participantes. La
investigación describe la planificación, la elaboración, la implementación, el seguimiento y la
evaluación de dos acciones didácticas diseñadas específicamente para el desarrollo de las
competencias fónicas en E/LE en las modalidades de enseñanza presencial y remota de
emergencia. | pt_BR |
dc.description.abstract3 | Cette étude s’insère dans la Didactique de la Prononciation au sein de la Linguistique
Appliquée. Recherche-t-on sur le processus d’enseignement-apprentissage de l’E/LE, en
mettant l’accent sur le développement des compétences phoniques d’étudiants brésiliens de
l’enseignement supérieur. Part-on de la constatation de l’insuffisance d’outils dans les manuels
de l’E/LE concernant l’enseignement de la prononciation (BLANCO, 2014 ; IRUELA, 1997)
afin d’essayer de remplir ces trous. Cette étude s’appuie sur l’approche communicative, sur
l’approche par tâches et sur l’approche orale, visant à une proposition de matériaux didactiques
audiovisuels, en se concentrant sur les situations significatives et réelles de la parole pour rendre
possibles l’action sociale et l’interaction communicative entre les étudiants de l’E/LE. La
méthode utilisée pour fonder cette étude est la recherche-action, laquelle a permis d’évaluer
l’efficacité de ces matériaux dans le développement des compétences phoniques des élèves participants. La recherche décrit la planification, l’élaboration, la mise en œuvre, la surveillance
et l’évaluation de deux actions didactiques dessinées spécifiquement pour le développement
des compétences phoniques en E/LE dans les modalités d’enseignement en présentiel et à
distance en situation d’urgence. | pt_BR |
dc.contributor.email | nerfeuq2007@gmail.com | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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