Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/43073
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2021_JairGonçalvesdaSilva.pdf7,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Macrodiretrizes instrucionais da educação a distância aplicadas à capacitação para a gestão integrada de recursos hídricos : água em ciclo no contexto interdisciplinar
Otros títulos : Instructional guidelines of distance education applied to training for integrated water resources management : cycled water in the interdisciplinary context
Autor : Silva, Jair Gonçalves da
metadata.dc.contributor.email: mailto:jair.spu@gmail.com
Orientador(es):: Zaneti, Izabel Cristina Bruno Bacellar
Assunto:: Recursos hídricos
Ensino a distância
Macrodiretrizes instrucionais
Educação básica
Interdisciplinaridade
Fecha de publicación : 16-mar-2022
Citación : SILVA, Jair Gonçalves da. Macrodiretrizes instrucionais da educação a distância aplicadas à capacitação para a gestão integrada de recursos hídricos: água em ciclo no contexto interdisciplinar. 2021. 256 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumen : O objetivo, além do levantamento do referencial bibliográfico e das reflexões teórico-metodológicas, foi o de planejar, estruturar e aplicar proposta de macrodiretrizes da Educação a Distância -EaD na elaboração de materiais didáticos, com foco em cursos autoinstrucionais, no âmbito da Capacitação para a gestão integrada e participativa dos recursos hídricos, implementados e fomentados pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA tanto para os integrantes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos – SINGREH, como para outros segmentos da sociedade em geral. O resultado, a partir da elaboração de um macrodesign instrucional, composto das Estratégias: 1- Pedagógicas e Didáticas; 2- Tecnológicas de Informação, Comunicação e Suporte; e 3- Validação do material didático, culminou no material didático: “Água em Ciclo no Contexto Interdisciplinar”. Dentre as expectativas dos possíveis desdobramentos desse produto, está a de que seja disponibilizado no Portal de Capacitação da ANA em curso homônimo. O conteúdo, que é focado em metodologias ativas, tem como público de interesse, professores(as), estudantes e demais atores sociais que atuam na Educação Básica, em específico, nas séries finais do Ensino Fundamental. Para além disso, em vista das diretrizes instrucionais, espera-se que essas sejam fomentadoras de reflexão crítica por parte dos atores institucionais que atuam no âmbito da Capacitação para a Gestão de Recursos Hídricos.
Abstract: The objective, in addition to surveying the bibliographic reference and theoretical-methodological reflections, was to plan, structure and apply the proposed Distance Education -EaD macro-guidelines in the preparation of teaching materials, focusing on self-instructional courses, within the scope of Training for the integrated and participative management of water resources, implemented and promoted by the National Water and Sanitation Agency (ANA/Brazil), both for the members of the National Water Resources Management System (SINGREH), as well as for other segments of society in general. The result, from the elaboration of an instructional macrodesign, composed of Strategies: 1- Pedagogical and Didactic; 2- Information, Communication and Support Technologies; and 3- Didactic material validation, culminating in the didactic material: “Water in Cycle in the Interdisciplinary Context”. Among the expectations of the possible developments of this product is that it will be made available on the ANA Training Portal in a homonymous course. The content, which is focused on active methodologies, has its audience of interest, teachers, students and other social actors who work in Basic Education, specifically, in the final grades of Middle School. Furthermore, in view of the instructional guidelines, it is expected that these will encourage critical reflection on the part of institutional actors that work within the scope of Education for Water Resources Management.
metadata.dc.description.unidade: Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS)
Descripción : Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais, 2021.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Ambientais, Mestrado Profissionalizante
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/43073/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.