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dc.contributor.advisorTorres, Cláudio Vaz-
dc.contributor.authorTeixeira, Otávio Ferreira Borges-
dc.date.accessioned2022-03-16T12:42:37Z-
dc.date.available2022-03-16T12:42:37Z-
dc.date.issued2022-03-16-
dc.date.submitted2021-06-02-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Otávio Ferreira Borges. Psychologically accessing ownership: how does Individual Psychological Ownership (Ipo) affect Peer-To-Peer Access-Based Consumption (P2p-Abc)? 2021. 212 f., il. Tese (Doutorado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43060-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão Pública, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO estado mental que separa o que é meu do que é seu é conhecido como propriedade psicológica individual (IPO). Nos últimos trinta anos, a maioria dos estudos sobre o tema foi aplicada no campo do comportamento organizacional. No marketing, o assunto começou a receber alguma atenção somente nos últimos dez anos. Apesar das importantes contribuições de diversos estudos que investigaram o papel do IPO sob uma perspectiva de consumo, em sua maioria, eles têm considerado quase que exclusivamente modos de consumo baseados na transferência de propriedade – consumo baseado na propriedade (OBC). A investigação da IPO em transações que podem ser mediadas pelo mercado, mas onde nenhuma transferência de propriedade ocorre – consumo baseado no acesso (ABC) - parece ser uma promissora área para futuras investigações. Através da aplicação de quatro experimentos, a presente pesquisa é uma das pioneiras nesse sentido ao investigar se (e como) os sentimentos de propriedade podem fomentar transações nas quais a propriedade não é negociada. Especificamente, os resultados dos Experimentos 1a (N = 86) e 1b (N = 61) mostram que quando as pessoas sentem propriedade psicológica (IPO) sobre o alvo de um terceiro, elas ficam mais propensas a acessar (compartilhar) este item (P2P-ABC). O Experimento 2 (N = 125) evidencia que este efeito principal ocorre porque o IPO afeta positivamente a percepção utilitária dos indivíduos (UP) sobre o alvo, que por sua vez afeta P2P-ABC (mediação). Finalmente, o Experimento 3 (N = 240) demonstra que o efeito de IPO em P2P-ABC via UP é enfraquecido em pessoas com valores de foco pessoal (PF-HOV), mas reforçado em pessoas com valores de foco social (PF-HOV) (mediação-moderada) Para aumentar seu poder de generalização e robustez dos resultados, o presente estudo aplicou diferentes mecanismos de IPO (controle, autoinvestimento e conhecimento íntimo), metas (por exemplo: livros, dinheiro, acomodação), possíveis variáveis alternativas (por exemplo: envolvimento, pressão), respostas dos participantes (atitude e comportamento) e técnicas de teste de mediação (medição da mediação vs. manipulação do mediador). As contribuições teóricas são produzidas principalmente para as literaturas de IPO, ABC, utilitarista e de Valores Básicos Individuais (BIV). Implicações gerenciais são sugeridas para consumidores, profissionais e formuladores de políticas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoInglêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePsychologically accessing ownership : how does Individual Psychological Ownership (Ipo) affect Peer-To-Peer Access-Based Consumption (P2p-Abc)?pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordCompartilhamentopt_BR
dc.subject.keywordConsumo baseado no acessopt_BR
dc.subject.keywordParespt_BR
dc.subject.keywordPropriedade psicológica individualpt_BR
dc.subject.keywordUtilitarianismopt_BR
dc.subject.keywordValores individuais básicospt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The mental state that differentiates what is mine from what is yoursis known as individual psychological ownership (IPO). Precisely, in the last thirty years, most studies regarding IPO have been geared towards the organizational field. In marketing, this topic has only begun to receive some attention within the last ten years. Despite the outstanding contributions of several studies exploring the role of IPO from a consumption perspective, these investigations have exclusively focused on transactions that transfer ownership – ownership-based consumption (OBC). The investigation of IPO in transactions that may be mediated by the market, but where no transference of ownership occurs - access-based consumption (ABC) - seems to be a promising avenue for further studies. Performing four experiments, the present research is one of the pioneers in this sense by investigating whether (and how) feelings of ownership may foster transactions in which ownership is not transacted. In particular, the results of Experiments 1a (N = 86) and 1b (N = 61) show that when people feel psychological ownership (IPO) of a third party’s target, they are more prone to access (share) this item (P2P-ABC). Experiment 2 (N = 125) shows that this main effect occurs because IPO positively affects individuals’ utilitarian perception (UP) over the target, which in turn affects P2P-ABC (mediation). Finally, Experiment 3 (N = 240) demonstrates that the effect of IPO on P2P-ABC via UP is weaker on people with personal focus values (PF-HOV) but reinforced on those with social focus values (PF-HOV) (moderated-mediation). To increase its power of generalization and robustness of the results, the present study applied different IPO mechanisms (control, self- investment, and intimate knowledge), targets (e.g., books, money, accommodation), possible confound variables (e.g., involvement, arousal), participants’ responses (attitude and behavior), and mediation testing techniques (measurement-of-mediation vs. manipulation-of mediator). Theoretical contributions are produced primarily to IPO, ABC, utilitarian, and Basic Individual Values (BIV) literature. Managerial implications are suggested to consumers, professionals, and policy makers.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Administração (FACE ADM)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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