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Título: Confiança no mercado de criptomoeda
Autor(es): Cavalcanti, Thiago Rodrigues
Orientador(es): Mueller, Bernardo
Assunto: Economia comportamental
Criptoativos
Cultura
Individualismo
Data de publicação: 17-Mai-2022
Referência: CAVALCANTI, Thiago Rodrigues. Confiança no mercado de criptomoeda. 2021. 139 f. Tese (Doutorado em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Os indicadores de cultura sobre as ações objetivas dos seres humanos são ferramentas usadas para avaliar aspectos comportamentais e sociais que levam os indivíduos a consumir uma nova tecnologia, como a de criptoativos. A organização das instituições e as crenças necessárias para a inclusão de criptomoeda no espaço monetário serão analisadas neste estudo, a partir de um conjunto de dados econômicos de diversos países. O objetivo do trabalho é entender o comportamento dos indivíduos, segregados por países, em relação ao consumo de criptoativos. Para tal, foi utilizada uma metodologia estruturada como pesquisa transversal de abordagem quantitativa. O estudo está fundamentado em bases de dados consolidadas de diversas fontes (i.e.: Banco Mundial, WVS). As informações são referentes ao período de 2015 a 2021 com dados sobre o público-alvo: investidores de criptoativos com amostragem representativa de 56 países. Os resultados apontam a ocorrência de uma maior propensão ao consumo de criptomoedas em países mais individualistas. Verificou-se também que outras variáveis comportamentais afetam de forma consistente o consumo de criptoativos, dentre elas, a confiança e a tolerância ao risco.
Abstract: Culture indicators on the objective actions of human beings are tools used to assess behavioral and social aspects that lead individuals to consume a new technology, such as cryptoactives. The organization of institutions and beliefs needed for the inclusion of cryptocurrency in monetary space will be analyzed in this study, based on a set of economic data from different countries. The objective of the work is to understand the behavior of individuals, segregated by countries, in relation to the consumption of cryptoactives. To this end, a structured methodology was used as a cross-sectional survey with a quantitative approach. The study is based on consolidated databases from different sources (i.e.: World Bank, WVS). The information refers to the period from 2015 to 2021 with data from the target audience: cryptoactive investors with a representative sample of 56 countries. The results point to the occurrence of a greater propensity to consume cryptocurrencies in more individualistic countries. It was also verified that other behavioral variables consistently affect the consumption of cryptoactives, including trust and risk tolerance.
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, Brasília, 2021.
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Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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