Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Vieira, Viviane Cristina | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Emmanuel Henrique Souza | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-08T21:15:58Z | - |
dc.date.available | 2022-03-08T21:15:58Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-08 | - |
dc.date.submitted | 2021-11-03 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Emmanuel Henrique Souza. Uma recontextualização de discursos sobre dissidências de gênero e sexualidade: algumas possibilidades de se fazer transformação da/na escola. 2021. 219 f., il. Tese (Doutorado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43014 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese trata de possibilidades de se fazer transformação na/da escola a partir de
recontextualizações discursivas sobre dissidências de gênero e sexualidade. É um trabalho que
se fundamenta em reflexões decoloniais e na teoria cuir para a leitura das conversas-entrevistas
feitas com os copesquisadores e copesquisadoras presentes na Escola do Amanhã. A Escola
aqui é entendida como um agente da pesquisa, para além de qualquer compreensão dela como
campo de pesquisa ou outro rótulo semelhante: ela é um corpo vivo que gerou o Projeto
Diversidade na Escola e pôde acolher o Programa Mulheres Inspiradoras. Nas dinâmicas
etnográfico-colaborativas do estudo, a vivência e observação das possibilidades pedagógicas do
Projeto Diversidade na Escola num diálogo interdiscursivo com o Programa Mulheres
Inspiradoras trazem, para o Programa Mulheres Inspiradoras, novas linhas de ação, ao mesmo
tempo em que ao Projeto Diversidade na Escola, outras estratégias de aprimoramento. A leitura
linguístico-discursiva que permeia tudo aquilo que esta tese apresenta é fundamentada nos
Estudos Críticos do Discurso, numa dinâmica que se entende decolonial e reinventante de si,
trazendo elementos a mais que a proposta clássica da Análise de Discurso Crítica apresenta,
sendo este o referencial teórico principal do trabalho. A perspectiva da Teoria Cuir é somada
enquanto percepção do que é gênero e sexualidade, também para a compreensão do que são
as dissidências de gênero e sexualidade, para além do que a sigla LGBTQIA+ possa demonstrar,
ampliando o escopo de observação das pessoas. Os resultados da tese apontam, por um lado,
que os processos de interdiscursividade e recontextualização estiveram presentes nos dois
projetos estudados, em suas dimensões discursivas, na abertura para uma escola aberta às
dinâmicas de gênero e das dissidências de gênero e sexualidade. Por outro, apontam para os
processos próprios de um fazer pedagógico visando um currículo indomável, numa construção
de escola consciente das necessidades de renovação de ideias que constrangem as construções
identitárias e promova outras formas de construção de ambientes educacionais num
desdobramento sobre fazer educação. Os movimentos discursivos analisados na pesquisa, que
revelam este fazer pedagógico portador de criticidade, visam à abertura das celas de aula para
as vozes e anseios que se projetam desde os corredores da escola, num constante ouvir do
currículo indomável, que nasce do currículo oculto e pede outras compreensões do que é o fazer
educação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Uma recontextualização de discursos sobre dissidências de gênero e sexualidade : algumas possibilidades de se fazer transformação da/na escola | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudos críticos do discurso | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria Cuir | pt_BR |
dc.subject.keyword | Interdiscursividade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Recontextualização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia crítica | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis deals with possibilities of making a change in/on the school from discursive
recontextualizations about gender and sexuality dissidences. It is a work based on decolonial
reflections and queer theory. They were used to support the reading of the conversations-
interviews made with the co-researchers present at the Escola do Amanhã. The school here is
not understood as a research field or any other label. It has agency in the research: it is a living
body that generated the Projeto Diversidade na Escola and was able to host the Programa
Mulheres Inspiradoras. The observation of the pedagogical possibilities of the Projeto
Diversidade na Escola, in an interdiscursive dialogue with the Programa Mulheres Inspiradoras,
brings new lines of action to the Programa Mulheres Inspiradoras. At the same time it provides to
the Projeto Diversidade na Escola improvement strategies. The linguistic-discursive reading that
permeates everything that this thesis presents is based on Critical Discourse Studies. The
dynamic used in it is understood as decolonial and it is reinventing itself, bringing more elements
than the classic proposal of Critical Discourse Analysis. The perspective of the Queer Theory is
added as a perception of what gender and sexuality are. Also, it adds for the understanding of
what gender and sexuality dissidences are, beyond what the acronym LGBTQIA+ can
demonstrate, expanding the scope of social observation. The thesis' results point to the
possibilities of building a school open to other forms of constructing educational environments.
Unfolding the ways of thinking education, the opening of the classroom cells to the voices and
anxieties that are projected from the school corridors is aimed, in a constant listening to the
indomitable curriculum. This indomitable curriculum is born from the hidden curriculum and asks
for other understandings of what it is to do education. | pt_BR |
dc.contributor.email | manu.rodrigues.nb@gmail.com | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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