Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Camargo, Gladys Plens de Quevedo Pereira de | - |
dc.contributor.author | Godinho, Edilane Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-08T18:11:26Z | - |
dc.date.available | 2022-03-08T18:11:26Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-08 | - |
dc.date.submitted | 2021-11-12 | - |
dc.identifier.citation | GODINHO, Edilane Gonçalves. Multimodalidade, gêneros discursivos, habilidades e competências: fazendo a ponte entre a prova de Espanhol do ENEM e a sala de aula. 2021. 158 f. il. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43008 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e
Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) é um dos principais meios de acesso à educação
superior pública e privada, bem como ao financiamento estudantil no Brasil. Considerando o
papel fundamental dos professores na preparação de alunos para esse exame, é mister falar
sobre a importância do Letramento em Avaliação de Línguas. Por isso, o objetivo principal desta
dissertação foi, a partir da discussão sobre a relação entre multimodalidade, gêneros discursivos,
habilidades e competências nos itens de língua espanhola do ENEM, propor um guia de
elaboração de itens para o professor de Espanhol como subsídio para o desenvolvimento da
avaliação formativa e somativa em sala de aula, colaborando, assim, para o letramento em
avaliação desses profissionais. Para isso, foram analisadas questões de Espanhol do ENEM,
partindo do princípio de que todos os textos são multimodais (KRESS; VAN LEEUWEN, 1995;
DESCARDECI, 2002; NASCIMENTO; BEZERRA; HEBERLE, 2011; RIBEIRO, 2021), para
possibilitar a identificação de como tais itens trabalham a leitura e como essa leitura incorpora
as modalidades envolvidas. Essas análises foram feitas tendo como referencial teórico o
Letramento em Avaliação de Línguas (QUEVEDO-CAMARGO; SCARAMUCCI, 2018), a
Semiótica Social (HALLIDAY, 1978; SANTAELLA, 1983; KRESS; VAN LEEUWEN, 1995; VAN
LEEUWEN, 2005; KRESS, 2010; BEZEMER; JEWITT, 2009; FERRAZ, 2011), a Gramática do
Design Visual (GDV), de Kress e van Leeuwen (2006), e a perspectiva de gêneros discursivos
(BAKHTIN, 2016; ROJO; BARBOSA, 2015). Esses aportes teóricos subsidiaram a investigação
de como ocorre a construção de sentido nos textos verbo-imagéticos presentes no exame.
Quanto à metodologia, esta pesquisa foi de natureza qualitativa (FLICK, 2009; PRODANOV;
FREITAS, 2013; GERHARDT; SILVEIRA, 2009), de paradigma interpretativista em Linguística
Aplicada (MOITA LOPES, 1994; BORTONI-RICARDO, 2008), e feita por meio da análise
documental (MARCONI; LAKATOS, 2003; GERHARDT; SILVEIRA, 2009) de provas do ENEM,
da Matriz de Referência do ENEM (BRASIL, 2009), da fundamentação teórico-metodológica do
ENEM (BRASIL, 2005) e do Guia de Elaboração e Revisão de Itens (BRASIL, 2010). Para o
corpus desta pesquisa, foram selecionados 30 itens de Espanhol de provas ENEM aplicadas no
período de 2015 a 2020, e seis deles foram analisados mais detalhadamente, um item para cada
ano de aplicação. Depois, constatou-se que, embora todos os itens sejam multimodais, alguns
deles apresentam níveis de modulação maiores em suas respectivas composições textuais.
Neste caso, nos referimos aos itens imagéticos. Quanto aos gêneros discursivos, percebeu-se a
preferência por itens com textos mais elaborados e de prestígio, ou seja, os secundários
(complexos), segundo a classificação dos gêneros discursivos bakhtiniana, em vez de utilizar
textos mais simples (primários), informais e cotidianos. Com base nesses achados, este estudo
apresenta provocações, orientações e sugestões com o intuito de auxiliar o professor de
Espanhol a criar instrumentos avaliativos que facilitem seu trabalho em sala de aula por meio do
uso de gêneros discursivos e textos multimodais, visando a uma boa preparação de seus alunos
para o exame. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Multimodalidade, gêneros discursivos, habilidades e competências : fazendo a ponte entre a prova de Espanhol do ENEM e a sala de aula | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Letramento em avaliação de línguas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Semiótica social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Multimodalidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gêneros discursivos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil) - Espanhol | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The National Secondary Education Examination (ENEM), organized by the National Institute of
Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP), is one of the main means of access to
public and private higher education, as well as student financing in Brazil. Considering the
fundamental role of teachers in preparing students for this exam, it is necessary to talk about the
importance of language assessment literacy. Therefore, the main objective of this study was,
based on discussions of the relationship between multimodality, textual genres, abilities and
competences in the ENEM Spanish language items, propose a guide for item writing for Spanish
language teachers as a support for the development of formative and summative classroom
assessment, thus contributing for these professionals’ language assessment literacy. The
analyses conducted included ENEM's Spanish questions, assuming that all texts are multimodal
(KRESS; VAN LEEUWEN, 1995; DESCARDECI, 2002; NASCIMENTO; BEZERRA; HEBERLE,
2011; RIBEIRO, 2021), in order to identify how such items approach with reading and how this
reading incorporates the modalities involved. As theoretical framework, the analyzes were based
on concepts from language assessment literacy (QUEVEDO-CAMARGO; SCARAMUCCI, 2018),
social semiotics (HALLIDAY, 1978; SANTAELLA, 1983; KRESS; VAN LEEUWEN, 1995; VAN
LEEUWEN, 2005; KRESS, 2010; BEZEMER; JEWITT, 2009; FERRAZ, 2011), the Grammar of
Visual Design (GDV) (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006), and the perspective of discursive genres
(BAKHTIN, 2016; ROJO; BARBOSA, 2015). These theoretical contributions provided subsidies
that allowed the investigation of how the construction of meaning occurs in the verb-image texts
present in the exam. As for the methodology, this was a qualitative study (FLICK, 2009;
PRODANOV; FREITAS, 2013; GERHARDT; SILVEIRA, 2009) adopting an interpretivist
paradigm in Applied Linguistics (MOITA LOPES, 1994; BORTONI-RICARDO, 2008), that was
carried out by means of documental analysis (MARCONI; LAKATOS, 2003; GERHARDT;
SILVEIRA, 2009) of ENEM tests, ENEM's reference matrix (BRASIL, 2009), ENEM's theoretical methodological foundation (BRASIL, 2005) and the Guide for the Preparation and Review of Items
(BRASIL, 2010). To select the corpus of this research, thirty items of ENEM Spanish were
selected from tests applied in the period from 2015 and 2020, out of which six were analyzed in
more detail, one item for each year of application. The analyses indicated that, although all items
are multimodal, some of them present higher levels of modulation in their respective textual
compositions. In this case, we refer to the imagery items. As for the discursive genres, the
findings pointed to some preference for items in which more elaborate and prestigious texts are
used, that is, secondary (complex) texts, according to the Bakhtinian classification of discursive
genres, instead of using simpler (primary), informal texts and daily in the exam. Based on such
findings, this study presents provocations, orientations and suggestions that intend to help
Spanish language teachers to design assessment tools that facilitate classroom work through the
use of discursive genres and multimodal texts, aiming at a better preparation of their students for
the exam. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Linguística | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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