Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/42995
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2021_KatilenMachadoVicenteSquarisi.pdf2,18 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.contributor.advisorAlmeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de-
dc.contributor.authorSquarisi, Katilen Machado Vicente-
dc.date.accessioned2022-02-24T18:56:57Z-
dc.date.available2022-02-24T18:56:57Z-
dc.date.issued2022-02-24-
dc.date.submitted2021-11-29-
dc.identifier.citationSQUARISI, Katilen Machado Vicente. Memória educativa de professores do PNAIC: uma leitura psicanalítica do mal- estar na alfabetização. 2021. 201 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42995-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA tarefa de alfabetizar crianças é um fenômeno sociopolítico de alta complexidade, portanto, conduzir a escolarização demanda processo de formação continuada. Esta tese buscou analisar o (im)pacto da política pública Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na formação de professores alfabetizadores e as (im)possíveis implicações na prática docente, de modo a permitir uma leitura reflexiva e análise crítica do Programa proposto pelo governo federal, iniciado em 2013 e reconfigurado em 2017/2018 em razão do momento político após o processo de impeachment da então presidente Dilma Roussef e a posse do vice-presidente Michel Temer com repercussões inegáveis em órgãos da administração pública como o Ministério da Educação (MEC). Optou-se pela abordagem qualitativa de pesquisa com ênfase no estudo bibliográfico e na pesquisa documental para coleta e a análise de dados do Programa, que foi uma concepção de política pública de relevância para o País. Os participantes foram professores alfabetizadores que estiveram presentes nas ações do PNAIC. Foram utilizados como procedimentos de pesquisa, o dispositivo da escrita da memória educativa, as entrevistas semiestruturadas, o hypomnemata (caderno de notas) como suporte para a construção e a análise dos dados. O referencial teórico fundamentou-se nos estudos psicanalíticos no campo da educação que inspiraram as interpretações e análises que resultaram em três eixos do estudo: A transferência no ato educativo: desejo de saber; (E)feitos subjetivos na formação docente: marcas de pertencimento; Mal-estar na alfabetização: impasses na constituição do professor. Compreendemos que o ato educativo, em especial, no âmbito da alfabetização, é (des)continuado pelas políticas públicas, mas recriado resilientemente sustentado pela relação entre professores e alunos, implicação do professor cujas marcas subjetivas oferecem campo para interpretação e compreensão dos processos formativos docentes a partir da memória das experiências vivenciadas.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMemória educativa de professores do PNAIC : uma leitura psicanalítica do mal- estar na alfabetizaçãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordMemória educativapt_BR
dc.subject.keywordPacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)pt_BR
dc.subject.keywordAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.keywordPsicanálisept_BR
dc.subject.keywordMal-estar docentept_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.contributor.advisorcoBareicha, Paulo Sérgio de Andrade-
dc.description.abstract1The task of teaching children to read and write is a highly complex sociopolitical phenomenon, therefore, conducting schooling demands a process of continuing education. This thesis sought to analyze the (im)pact of public policy National Pact for Literacy at the Right Age (PNAIC) in the training of literacy teachers and the (im)possible implications for teaching practice, in order to allow a reflective reading and critical analysis of the Program proposed by the federal government, started in 2013 and reconfigured in 2017/2018 due to the political moment after the impeachment process of then president Dilma Roussef and the inauguration of vice president Michel Temer with undeniable repercussions on public administration bodies such as the Ministry of Education (MEC). A qualitative research approach was chosen, with emphasis on bibliographic study and documental research for the collection and analysis of the Program's data, which was a concept of public policy of relevance for the country. The participants were literacy teachers who were present in the actions of the PNAIC. As research procedures, the educational memory writing device, semi-structured interviews, the hypomnemata (notebook) were used as support for the construction and analysis of data. The theoretical framework was based on psychoanalytic studies in the field of education that inspired the interpretations and analyzes that resulted in three axes of study: Transfer in the educational act: desire to know; (E)subjective effects on teacher education: belonging marks; Literacy malaise: impasses in teacher constitution. We understand that the educational act, especially in the field of literacy, is (dis)continued by public policies, but recreated resiliently supported by the relationship between teachers and students, teacher's implication whose subjective marks offer a field for interpretation and understanding of teacher training processes from the memory of lived experiences.pt_BR
dc.description.abstract3La tâche d'apprendre aux enfants à lire et à écrire est un phénomène sociopolitique très complexe, par conséquent, la conduite de la scolarisation exige un processus de formation continue. Cette thèse a cherché à analyser l'(im)pacte des politiques publiques Pacte national pour l'alphabétisation au bon âge (PNAIC) dans la formation des enseignants en alphabétisation et les implications (im)possibles pour la pratique enseignante, afin de permettre une lecture réflexive et critique. analyse du programme proposé par le gouvernement fédéral, commencé en 2013 et reconfiguré en 2017/2018 en raison du moment politique après le processus de destitution de la présidente d'alors Dilma Roussef et l'investiture du vice-président Michel Temer avec des répercussions indéniables sur les organes de l'administration publique tels que le ministère de l'Éducation (MEC). Une approche de recherche qualitative a été choisie, en mettant l'accent sur l'étude bibliographique et la recherche documentaire pour la collecte et l'analyse des données du Programme, ce qui était un concept de politique publique pertinent pour le pays. Les participants étaient des enseignants en alphabétisation qui étaient présents dans les actions de le PNAIC. Comme procédures de recherche, le dispositif d'écriture mémorielle pédagogique, les entretiens semi- directifs, les hypomnèmes (carnet) ont servi de support à la construction et à l'analyse des données. Le cadre théorique s'est appuyé sur des études psychanalytiques dans le domaine de l'éducation qui ont inspiré les interprétations et analyses qui ont abouti à trois axes d'étude : Transfert dans l'acte éducatif : désir de savoir ; (E) effets subjectifs sur la formation des enseignants : notes d'appartenance ; Malaise de l'alphabétisation : impasses dans la constitution des enseignants. Nous comprenons que l'acte éducatif, notamment dans le domaine de l'alphabétisation, est (interrompu) par les politiques publiques, mais recréé de manière résiliente soutenue par la relation entre enseignants et élèves, l'implication de l'enseignant dont les marques subjectives offrent un champ d'interprétation et de compréhension de la formation des enseignants processus à partir de la mémoire des expériences vécues.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage abbrégé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/42995/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.