Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de | - |
dc.contributor.author | Squarisi, Katilen Machado Vicente | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-24T18:56:57Z | - |
dc.date.available | 2022-02-24T18:56:57Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-24 | - |
dc.date.submitted | 2021-11-29 | - |
dc.identifier.citation | SQUARISI, Katilen Machado Vicente. Memória educativa de professores do PNAIC: uma leitura psicanalítica do mal- estar na alfabetização. 2021. 201 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42995 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A tarefa de alfabetizar crianças é um fenômeno sociopolítico de alta complexidade, portanto,
conduzir a escolarização demanda processo de formação continuada. Esta tese buscou
analisar o (im)pacto da política pública Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
(PNAIC) na formação de professores alfabetizadores e as (im)possíveis implicações na prática
docente, de modo a permitir uma leitura reflexiva e análise crítica do Programa proposto pelo
governo federal, iniciado em 2013 e reconfigurado em 2017/2018 em razão do momento
político após o processo de impeachment da então presidente Dilma Roussef e a posse do
vice-presidente Michel Temer com repercussões inegáveis em órgãos da administração pública
como o Ministério da Educação (MEC). Optou-se pela abordagem qualitativa de pesquisa com
ênfase no estudo bibliográfico e na pesquisa documental para coleta e a análise de dados do
Programa, que foi uma concepção de política pública de relevância para o País. Os
participantes foram professores alfabetizadores que estiveram presentes nas ações do PNAIC.
Foram utilizados como procedimentos de pesquisa, o dispositivo da escrita da memória
educativa, as entrevistas semiestruturadas, o hypomnemata (caderno de notas) como suporte
para a construção e a análise dos dados. O referencial teórico fundamentou-se nos estudos
psicanalíticos no campo da educação que inspiraram as interpretações e análises que
resultaram em três eixos do estudo: A transferência no ato educativo: desejo de saber; (E)feitos
subjetivos na formação docente: marcas de pertencimento; Mal-estar na alfabetização:
impasses na constituição do professor. Compreendemos que o ato educativo, em especial, no
âmbito da alfabetização, é (des)continuado pelas políticas públicas, mas recriado
resilientemente sustentado pela relação entre professores e alunos, implicação do professor
cujas marcas subjetivas oferecem campo para interpretação e compreensão dos processos
formativos docentes a partir da memória das experiências vivenciadas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Memória educativa de professores do PNAIC : uma leitura psicanalítica do mal- estar na alfabetização | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Memória educativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mal-estar docente | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Bareicha, Paulo Sérgio de Andrade | - |
dc.description.abstract1 | The task of teaching children to read and write is a highly complex sociopolitical phenomenon,
therefore, conducting schooling demands a process of continuing education. This thesis sought
to analyze the (im)pact of public policy National Pact for Literacy at the Right Age (PNAIC) in
the training of literacy teachers and the (im)possible implications for teaching practice, in order
to allow a reflective reading and critical analysis of the Program proposed by the federal
government, started in 2013 and reconfigured in 2017/2018 due to the political moment after the
impeachment process of then president Dilma Roussef and the inauguration of vice president
Michel Temer with undeniable repercussions on public administration bodies such as the
Ministry of Education (MEC). A qualitative research approach was chosen, with emphasis on
bibliographic study and documental research for the collection and analysis of the Program's
data, which was a concept of public policy of relevance for the country. The participants were
literacy teachers who were present in the actions of the PNAIC. As research procedures, the
educational memory writing device, semi-structured interviews, the hypomnemata (notebook)
were used as support for the construction and analysis of data. The theoretical framework was
based on psychoanalytic studies in the field of education that inspired the interpretations and
analyzes that resulted in three axes of study: Transfer in the educational act: desire to know;
(E)subjective effects on teacher education: belonging marks; Literacy malaise: impasses in
teacher constitution. We understand that the educational act, especially in the field of literacy, is
(dis)continued by public policies, but recreated resiliently supported by the relationship between
teachers and students, teacher's implication whose subjective marks offer a field for
interpretation and understanding of teacher training processes from the memory of lived
experiences. | pt_BR |
dc.description.abstract3 | La tâche d'apprendre aux enfants à lire et à écrire est un phénomène sociopolitique
très complexe, par conséquent, la conduite de la scolarisation exige un processus de
formation continue. Cette thèse a cherché à analyser l'(im)pacte des politiques
publiques Pacte national pour l'alphabétisation au bon âge (PNAIC) dans la formation
des enseignants en alphabétisation et les implications (im)possibles pour la pratique
enseignante, afin de permettre une lecture réflexive et critique. analyse du programme
proposé par le gouvernement fédéral, commencé en 2013 et reconfiguré en 2017/2018
en raison du moment politique après le processus de destitution de la présidente
d'alors Dilma Roussef et l'investiture du vice-président Michel Temer avec des
répercussions indéniables sur les organes de l'administration publique tels que le
ministère de l'Éducation (MEC). Une approche de recherche qualitative a été choisie,
en mettant l'accent sur l'étude bibliographique et la recherche documentaire pour la
collecte et l'analyse des données du Programme, ce qui était un concept de politique
publique pertinent pour le pays. Les participants étaient des enseignants en
alphabétisation qui étaient présents dans les actions de le PNAIC. Comme procédures
de recherche, le dispositif d'écriture mémorielle pédagogique, les entretiens semi-
directifs, les hypomnèmes (carnet) ont servi de support à la construction et à l'analyse
des données. Le cadre théorique s'est appuyé sur des études psychanalytiques dans
le domaine de l'éducation qui ont inspiré les interprétations et analyses qui ont abouti
à trois axes d'étude : Transfert dans l'acte éducatif : désir de savoir ; (E) effets
subjectifs sur la formation des enseignants : notes d'appartenance ; Malaise de
l'alphabétisation : impasses dans la constitution des enseignants. Nous comprenons
que l'acte éducatif, notamment dans le domaine de l'alphabétisation, est (interrompu)
par les politiques publiques, mais recréé de manière résiliente soutenue par la relation
entre enseignants et élèves, l'implication de l'enseignant dont les marques subjectives
offrent un champ d'interprétation et de compréhension de la formation des enseignants
processus à partir de la mémoire des expériences vécues. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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