Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Maesso, Márcia Cristina | - |
dc.contributor.author | Moutella, Beatriz Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-24T18:52:06Z | - |
dc.date.available | 2022-02-24T18:52:06Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-24 | - |
dc.date.submitted | 2021-12-03 | - |
dc.identifier.citation | MOUTELLA, Beatriz Rodrigues. A Majestade e a Senhora dos significantes: o drama da constituição do sujeito. 2021. 89 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clinica e Cultura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42992 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é abordar a metapsicologia psicanalítica como método de pesquisa,
vislumbrando uma interface com as Artes Cênicas. Assim sendo, um exercício de
dramaturgia foi construído como possibilidade de transmissão de alguns fundamentos da
Psicanálise. A partir desse exercício, a proposta é refletir sobre esse drama, trazendo à baila a
concepção de autores das artes cênicas e suas interligações com a perspectiva psicanalítica da
constituição do sujeito do Inconsciente. Para tal discussão, será fundamental abordar
conceitos relevantes associados à função materna, tais como: transgeracionalidade, corpo,
vazio, alienação, voz, olhar, desejo e gozo. Tal entendimento permitirá homologias entre a
constituição do sujeito do Inconsciente e o Teatro, bem como entre a teorização psicanalítica
em consonância com a abordagem conceitual no campo da dramaturgia. As cenas do Fort-Da
(Freud) e do Estágio do Espelho (Lacan) também serão analisadas com o mesmo enfoque.
Considera-se que, após esta jornada e frente à analogia do Peixe dourado (Brook), a
constituição do sujeito é um espetáculo. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A Majestade e a Senhora dos significantes : o drama da constituição do sujeito | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Constituição psíquica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dramaturgia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Função materna | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study aims to approach psychoanalytic metapsychology as a research method,
envisioning an interface with the Performing Arts. A short theatrical play was therefore
written as an attempt to transmit Psychoanalysis fundamentals. From this theatrical play, we
bring to light the author’s performing arts conception and their interconnections with the
psychoanalytic perspective of the constitution of the Subject of the Unconscious. For this
discussion, it will be essential to address relevant concepts associated with the maternal
functioning, such as: transgenerationally, body, emptiness, alienation, voice, gaze, desire and
jouissance. Such understanding permits to draw parallels between the constitution of the
subject of the Unconscious and performing arts, as well as between the psychoanalytic theory
in line with the conceptual approach in the field of dramaturgy. The scenes of Fort-Da
(Freud) and the Mirror Stage (Lacan) will also be analyzed with the same perspective. After
this journey and given the Golden Fish analogy (Brook), we find that the constitution of the
subject is a spectacle. | pt_BR |
dc.description.abstract3 | L'objectif de cet article est d'aborder la métapsychologie psychanalytique comme méthode de
recherche, en envisageant une interface avec les Arts Scéniques. Par conséquent, une courte
pièce de théâtre a été construite comme une possibilité de transmission de certains principes
fondamentaux de la psychanalyse. À partir de cette pièce, la proposition est de réfléchir à
cette œuvre, à ce drame, en soulevant la conception des auteurs des arts scéniques et leurs
interconnexions avec la perspective psychanalytique de la constitution du sujet inconscient.
Pour une telle discussion, il sera fondamental d'aborder des concepts pertinents associés à la
fonction maternelle, tels que: transgénérationnalité, corps, vide, aliénation, voix, regard, désir
et jouissance. Une telle compréhension permettra des homologies entre la constitution du
sujet de l'Inconscient et le Théâtre, ainsi qu'entre la théorisation psychanalytique en
consonance avec l'approche conceptuelle dans le domaine de la dramaturgie. Les scènes du
Fort-Da (Freud) et du Stade du miroir (Lacan) seront également analysées dans la même
optique. On considère après ce parcours et face à l'analogie du poisson rouge (Brook) que la
constitution du sujet est un spectacle. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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