Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gontijo, Cleyton Hércules | - |
dc.contributor.author | Fontes, Líviam Santana | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-24T18:27:04Z | - |
dc.date.available | 2022-02-24T18:27:04Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-24 | - |
dc.date.submitted | 2021-11-30 | - |
dc.identifier.citation | FONTES, Líviam Santana. As metodologias ativas de aprendizagem e sua contribuição para o ensino de Cálculo Diferencial e Integral. 2021. 172 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42983 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A disciplina Cálculo Diferencial e Integral é, historicamente, responsável por altos
índices de reprovações e evasão, em diversos cursos de Ciências Exatas e da
Natureza. Dentre as justificativas para este fato, destaca-se a metodologia de
ensino inadequada, uma vez que a concepção tradicional de ensino que permeia
esses cursos não atende às necessidades do atual contexto social e
educacional. Considerando estes fatores, esta pesquisa apresenta uma proposta
de utilização das metodologias ativas no ensino de Cálculo Diferencial e Integral,
a fim de contribuir para a formação crítica do indivíduo, favorecendo sua
autonomia, despertando a curiosidade e estimulando tomadas de decisões. É
uma pesquisa qualitativa, com aproximação ao método fenomenológico e com o
objetivo avaliar uma proposta de ensino para Cálculo Diferencial na perspectiva
da Engenharia Didática, empregando metodologias ativas na fase de
experimentação, buscando apreender as impressões dos sujeitos da pesquisa.
Os sujeitos investigados foram estudantes dessa disciplina, de uma instituição
pública de ensino superior, em contexto de aulas remotas, que realizam
atividades preparadas e conduzidas pela própria pesquisadora, como professora
da turma. Essa fase de investigação foi orientada pela Engenharia Didática, que
se caracteriza por um esquema baseado nas realizações didáticas em sala de
aula, e registros de estudos de caso. Com a análise das informações obtidas
infere-se que a utilização de metodologias ativas, orientadas pela Engenharia
Didática, oferece opções de tarefas abertas e com estratégias comunicativas
para desenvolver a argumentação matemática e interpretação de resultados,
oportuniza ao estudante tempo para refletir sobre seus resultados e apresentar
respostas elaboradas e fundamentadas e traz informações sobre os erros dos
estudantes para que seja possível elaborar estratégias de ensino mais pontuais.
De acordo com a percepção discente as atividades desenvolvidas estimularam
a participação dos envolvidos e contribuíram com a aprendizagem, que a
professora teve um papel importante nesse processo, e que apresentar os
resultados para os colegas de classe foi um desafio para os participantes. Na
perspectiva docente, as atividades desenvolvidas proporcionaram envolvimento
dos participantes no decorrer das aulas, estímulo a autonomia do estudante,
engajamento na resolução das tarefas e no compartilhamento de resultados.
Destaca-se que para o trabalho com metodologias ativas na perspectiva da
Engenharia Didática exige do professor tempo e criatividade para planejar e
elaborar as atividades, bom relacionamento com os alunos para estimular a
participação e envolvimento nas tarefas e apoio institucional. Considerando as
análises das informações coletadas, confirma-se a tese que o ensino guiado pela
Engenharia Didática, com o uso de metodologias ativas de ensino, pode
promover a aprendizagem dos estudantes como também contribuir com o
envolvimento dos sujeitos na realização das atividades e desenvolver sua
autonomia. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | As metodologias ativas de aprendizagem e sua contribuição para o ensino de Cálculo Diferencial e Integral | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cálculo Diferencial e Integral | pt_BR |
dc.subject.keyword | Metodologias ativas de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Engenharia didática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aulas remotas | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The Differential and Integral Calculus has been, historically, responsible for high
rates of failure and evasion, in many degree courses of Exact and Natural
Sciences. Among the justifications for this fact, the inadequate teaching
methodology stands out, since the traditional conception of teaching that
permeates Science courses does not meet the needs of the current social and
educational context. Considering these factors, this research presents a proposal
for the use of active methodologies in teaching Differential and Integral Calculus,
to contribute to the critical formation of the individual, favoring their autonomy,
arousing curiosity, and stimulating decisions. It is qualitative research,
approaching the phenomenological method and aiming to evaluate a teaching
proposal for Differential Calculus from the perspective of Didactic Engineering,
using active methodologies in the experimentation phase, seeking to apprehend
the impressions of the research subjects. The subjects investigated were
students of this discipline, from a public institution of higher education, in the
context of remote classes, who perform activities prepared and conducted by the
researcher teacher. This investigation phase was guided by Didactic
Engineering, which stands out for a scheme based on didactic achievements in
the classroom, and case study records. Based on the analysis of the collected
information, it is possible to infer that the use of active methodologies, guided by
didactic engineering, offers options of open tasks and communicative strategies
to develop mathematical reasoning and interpretation of results, gives students
time to reflect on their results and present elaborate and reasoned answers, and
provides information about the students' errors so that it is possible to develop
more specific teaching strategies. According to the students' perception, the
developed activities stimulated the participation of those involved and contributed
to learning, the teacher played an important role in this process, and that
presenting the results to classmates was a challenge for the participants. From
the teacher's perspective: the activities developed provided involvement from the
participants during the classes, stimulated student autonomy, engagement in
solving the tasks, and sharing the results. It is noteworthy that working with active
methodologies from the perspective of Didactic Engineering requires time and
creativity from the teacher to plan and prepare activities, a good relationship with
students to encourage participation and involvement in tasks, and institutional
support. The results confirmed that teaching guided by Didactic Engineering, with
the use of active teaching methodologies, can promote student learning as well
as contribute to the involvement of subjects in carrying out activities and
developing their autonomy. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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