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2021_DaphenyDayLeandroFeitosa.pdf853,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorCorrêa, Ana Laura dos Reis-
dc.contributor.authorFeitosa, Dapheny Day Leandro-
dc.date.accessioned2022-02-24T18:11:38Z-
dc.date.available2022-02-24T18:11:38Z-
dc.date.issued2022-02-24-
dc.date.submitted2021-12-03-
dc.identifier.citationFEITOSA, Dapheny Day Leandro. A viagem e o indígena de papel: continuidade, superação e formação nacional na jornada do sujeito periférico de Quarup e Los Ríos Profundos. 2021. 126 f. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42978-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2021.pt_BR
dc.description.abstractNesta tese, analisamos a figuração estética do elemento indígena nas obras Quarup (1967), de Antonio Callado, e Los ríos profundos (1958), de José María Arguedas, a partir de uma perspectiva de continuidade e de superação. Para isso, consideramos a jornada pessoal dos sujeitos periféricos, Nando e Ernesto, que acontece concomitantemente com mudanças históricas e sociais, as quais, inevitavelmente, reverberam no destino desses protagonistas impulsionando-os ao mundo. Em nossa análise, verificamos que o elemento da viagem, ao pressupor um mundo heterogêneo em movimento, configura-se como um eixo fundamental para a composição das duas obras, além da construção de espaços em que ambos os autores inseriram, por meio de personagens diversificados, diferentes perspectivas de mundo que influenciam definitivamente o destino dessas personagens. O modo de representação literária elencado pelos escritores, atrelado à tradição literária do Brasil e do Peru, será capaz de figurar as contradições históricas e sociais nas interações da vida cotidiana. Em nossa pesquisa, trabalhamos com os conceitos de realismo, formação, Indianismo, Indigenismo, heterogeneidade, transculturação, transfiguração e romance de formação sem desconsiderar os distanciamentos entre as obras, no que diz respeito aos momentos históricos em que foram escritas, aos países de origem e seus processos históricos e sociais, além das suas composições estéticas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA viagem e o indígena de papel : continuidade, superação e formação nacional na jornada do sujeito periférico de Quarup e Los Ríos Profundospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordQuaruppt_BR
dc.subject.keywordLos ríos profundospt_BR
dc.subject.keywordContinuidadept_BR
dc.subject.keywordSuperaçãopt_BR
dc.subject.keywordViagempt_BR
dc.subject.keywordFormaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract2En esta tesis, analizamos la figuración estética del elemento indígena en las obras Quarup (1967), de Antonio Callado y Los ríos profundos (1958), de José María Arguedas, partiendo de una perspectiva de continuidad y superación. Para ello, consideramos la jornada personal de los sujetos periféricos Nando y Ernesto que ocurre concomitantemente a los cambios históricos y sociales que de manera ineludible reverberan en el destino de estos protagonistas impulsándolos al mundo. En nuestro análisis, verificamos que el elemento viaje, al presuponer un mundo heterogéneo en movimiento, se conforma como un eje fundamental para la composición de las dos obras, además de la construcción de los espacios en que ambos autores insieren, por medio de personajes diversos, diferentes perspectivas de mundo que influyen definitivamente sobre el destino de los personajes. El modo de representación literaria catalogado por los autores, asociado a la tradición literaria de Brasil y de Perú, será capaz de retratar las contradicciones históricas y sociales en las interacciones de la vida cotidiana. En nuestra investigación, trabajamos con los conceptos de realismo, romance de formación, heterogeneidad, transculturación, y transfiguración sin desconsiderar los alejamientos entre las obras en lo que toca a los momentos históricos en que han sido escritas, sus países de origen y sus procesos históricos y sociales, aparte de sus composiciones estéticas.pt_BR
dc.contributor.emaildaphenyfeitosa@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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