Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Almeida Filho, José Carlos Paes de | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Léia Nayr Morais | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-18T00:32:23Z | - |
dc.date.available | 2022-02-18T00:32:23Z | - |
dc.date.issued | 2022-01-17 | - |
dc.date.submitted | 2021-11-03 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Léia Nayr Morais. Meta comunicativa na aprendizagem de língua estrangeira (Espanhol) ao final do Ensino Médio. 2021. 93 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42960 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como objetivo formular uma meta comunicativa relativa à
aprendizagem de Espanhol como língua estrangeira para alunos concluintes do Ensino
Médio da rede pública regular no Distrito Federal, quanto a atividades de compreensão e
produção nas modalidades escrita e oral. No que tange à fundamentação teórica,
discutimos neste trabalho o conceito de competência comunicativa, a partir dos textos de
Bachman (1990), Canale e Swain (1980), Canale (1983) e Almeida Filho (1987). Para a
formulação dessa meta comunicativa, utilizamos como referencial balizador o Referencial
de níveis de desempenho em língua estrangeira (Renide) (ALMEIDA FILHO; ERES
FERNÁNDEZ, 2019), o equivalente brasileiro ao Quadro Europeu Comum de Referência
(QECR) (CONSELHO DA EUROPA, 2001); a escolha do Renide em detrimento do QERC
é também justificada na fundamentação teórica do trabalho. Para propor a meta,
analisamos os documentos norteadores do ensino de Espanhol como língua estrangeira
na rede pública do Distrito Federal, especificamente a Base Nacional Comum Curricular
(BNCC) (BRASIL, 2018a) e o Currículo em Movimento do Novo Ensino Médio (DISTRITO
FEDERAL, 2020). Nosso intuito consistiu em descrever, por implicação ou inferências, os
termos ou fatos levantados desses documentos norteadores a fim de elaborar os
contornos de uma meta subentendida para o término do EM quanto ao componente
curricular língua estrangeira (Espanhol). Em relação à metodologia, trata-se de uma
pesquisa de natureza aplicada e de abordagem qualitativa, seguindo-se a classificação de
Bhattacherjee (2012) e Denzin e Lincoln (2006). Trata-se também de uma pesquisa
documental, seguindo-se Gil (2008), e descritiva (GIL, 2008). O principal resultado desta
pesquisa foi a formulação de uma meta comunicativa factível e realista para alunos ao fim
do Ensino Médio, traçada a partir dos documentos norteadores e balizada pela Faixa 3 da
escala do Renide. Com isso, o presente trabalho preenche uma lacuna na área de
Linguística Aplicada, fornece subsídios para auxiliar professores de Língua Espanhola,
contribui para a discussão a respeito de problemas relacionados ao ensino e à
aprendizagem efetiva do Espanhol como Língua Estrangeira e propõe caminhos de
melhoria do ensino de línguas no nível médio ao final da Educação Básica. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Meta comunicativa na aprendizagem de língua estrangeira (Espanhol) ao final do Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Competência comunicativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rede Pública de Ensino do Distrito Federal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Currículo em Movimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Referencial de Níveis de Desempenho em Línguas Estrangeiras (Renide) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua espanhola - estudo e ensino | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present research had as its aim to describe a communicative goal for high school students
approaching the end of their Foreign Language Studies (Spanish) within the realm of a regular
public school in the Federal District of Brasília, in Central Brazil. The goal is described as
language meaningful performance both orally and in writing. As far as theoretical background to
the research was concerned, the concept of communicative competence stood out in the texts by
Bachman (1990), Canale e Swain (1980), Canale (1983) and Almeida Filho (1987). For the
formulation of the communicative goal for the highschool level the Project firstly employed (1) the
analytic method for detecting indices of a possible performance level of the students raised from
the oficial texts of two major documents for educacional policies such as the National Common
Core Curriculum (known as the BNCC) (BRASIL, 2018a) and the Action Curriculum for Middle
Schools of the Federal District (Distrito Federal, 2020). On the other hand, (2) the Brazilian
Referencial Levels of Performance described in nine bands were used as the guide for sorting
the adequate level to be observed in FL final estimates (ALMEIDA FILHO; ERES FERNÁNDEZ,
2019). In order to propose an explicit and justified performance goal for the end of the Brazilian
Middle School, two sets of data were assembled together: the description recommended for band
3 of the Renide Language Performance Scale, adjusted by evidences raised from the analyses
of two major documents guiding Basic Education in the country and the Federal District of Brasília
related to the teaching of languages (Spanish, in our case) at Middle School Level. The research
method made use of tenets from applied, qualitative procedures following directions by
Bhattacherjee (2012) and Denzin e Lincoln (2006). The research also involved the use of
documental analytic descriptive procedures of two major national guidelines following Gil (2008).
The main result was (1) the formulation of a communicative performance goal to be achieved by
Middle School senior (third year) FL students of Spanish. The goal combined results of the
analysis of the two documents and the definition of band 3 of the Renide Scale rendering a
realistic estimate description of what FL students should be able to show at the end of Basic
Education. Thus, the present research fills out a glaring gap in the area of Language Teaching in
the country. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Esta investigación tiene como objetivo formular una meta comunicativa relacionada con
el aprendizaje del español como lengua extranjera para los estudiantes de último año de
secundaria de la red pública regular del Distrito Federal, en relación con las actividades
de comprensión y producción en las modalidades escrita y oral. En lo que se refiere a la
fundamentación teórica, discutimos en este trabajo el concepto de competencia
comunicativa, a partir de textos de Bachman (1990), Canale y Swain (1980), Canale
(1983) y Almeida Filho (1987). Para formular esta meta comunicativa, utilizamos el
referencial de niveles de desempeño en lengua extranjera (Renide) (ALMEIDA FILHO;
ERES FERNÁNDEZ, 2019), equivalente brasileño al Marco Común Europeo de
Referencia (MCER) (CONSELHO DA EUROPA, 2001); la elección de Renide sobre la
MCER también se justifica en la fundamentación teórica del trabajo. Para proponer la
meta, analizamos los documentos que orientan la enseñanza del español como lengua
extranjera en la red pública del Distrito Federal, específicamente el documento titulado
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018a) y el Currículo em
Movimento do Novo Ensino Médio (DISTRITO FEDERAL, 2020). Nuestro objetivo fue
describir, por implicación o inferencias, los términos o hechos planteados a partir de estos
documentos orientadores con el fin de elaborar las líneas generales de una meta implícita
para el término del EM en relación con el componente curricular de lengua extranjera
(Español). En lo que se refiere a la metodología, se trata de una investigación de
naturaleza aplicada con enfoque cualitativo, siguiendo la clasificación de Bhattacherjee
(2012) y Denzin y Lincoln (2006). También es una investigación documental, seguida
por Gil (2008), y descriptiva (GIL, 2008). El principal resultado de esta investigación fue
la formulación de una meta comunicativa factible y realista para los estudiantes al final
de la escuela secundaria, extraída de los documentos orientadores y marcado por el Nivel
3 de la escala Renide. Así, el presente trabajo llena un vacío en el área de Lingüística
Aplicada, ofrece subsidios para ayudar a los profesores de español, contribuye a la
discusión de problemas relacionados con la enseñanza y el aprendizaje efectivo del
español como lengua extranjera y propone caminos de mejorar la enseñanza de lenguas
en el nivel secundario al final de la Educación Básica. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|