Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/42950
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_AdíniaSantanaFerreira.pdf2,92 MBAdobe PDFView/Open
Title: A história da África nos livros didáticos : reflexões sobre o PNLD 2018
Authors: Ferreira, Adínia Santana
Orientador(es):: Oliva, Anderson Ribeiro
Assunto:: África - história
Livros didáticos
História - estudo e ensino
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
Citation: FERREIRA, Adínia Santana. A história da África nos livros didáticos: reflexões sobre o PNLD 2018. 2021. 262 f., il. Tese (Doutorado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Abstract: A presente pesquisa objetiva analisar as representações textuais e imagéticas sobre a África e os africanos nos livros didáticos de História. Além disso, reflete a respeito do lugar que a história africana e os historiadores africanos ocupam nas obras. O corpus documental da investigação é composto de cinco coleções de obras, selecionadas dentre as treze, aprovadas para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018. O recorte temporal dos conteúdos da história africana, investigados nos manuais escolares, engloba acontecimentos que vão do século VII ao XX. Ademais, segue um caminho investigativo que se aproxima da crítica ao eurocentrismo e da proposição da construção de novas formas de racionalidades e epistemologias. Portanto, abarca correntes teórico-acadêmicas como a “perspectiva africana” de História e os estudos pós-coloniais e decoloniais.
Abstract: This research aims to analyze textual and image representations about Africa and Africans in history textbooks. In addition, it reflects on the place that African historians occupy in the books. The documentary corpus of the investigation is composed of five collections of works, selected among the thirteen, approved for the Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) (National Textbook Program) of 2018. The temporal frame of the contents of African History, investigated in school books, encompasses events from the 7th to the 20th century. Furthermore, it follows an investigative path that approaches the critique of Eurocentrism and the proposition of building new forms of rationality and epistemologies. Thus, it encompasses theoretical and academic currents such as “African perspective” of History, postcolonial and decolonial studies.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Description: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, 2021.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em História
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/42950/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.