Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Legnani, Viviane Neves | - |
dc.contributor.author | Coelho, Ismênia Pinto | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-15T12:45:52Z | - |
dc.date.available | 2022-02-15T12:45:52Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-15 | - |
dc.date.submitted | 2021-07-30 | - |
dc.identifier.citation | COELHO, Ismênia Pinto. Rap e poesia para uma adolescência com privação de liberdade: possibilidade de deslocamento da posição de vida nua. 2021. 127 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42898 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Objetivou-se, nesta pesquisa, compreender como o Projeto Ressocialização Autonomia e Protagonismo - RAP tem criado condições para o desenvolvimento dos processos de subjetivação Política dos alunos em cumprimento de medida socioeducativa de internação. O projeto RAP teve a sua origem e desenvolvimento no Núcleo de Ensino da Unidade de Internação Socioeducativa de Santa Maria - UISM -DF e atualmente tem a sua atuação expandida, alcançando egressos do Sistema Socioeducativo e outro segmentos educacionais . A proposta da pesquisa foi analisar os aspectos afetivos e sococulturais associados à prática pedagógica e suas produções de sentido subjetivo. O estudo foi realizado por meio da abordagem qualitativa no campo da articulação entre psicanálise e educação. A metodologia empregada foi o estudo de caso, utilizando-se dos instrumentos: observa ao participante, rodas de conversa com os alunos, e análise das composições dos raps produzidas pelos adolescentes participantes do projeto. Os dados obtidos apontam que, para os adolecentes, o envolvimento com os atos ilícitos e desencadeado a partir da carência econômica da falha na simbolização das leis e pelos atravessamentos da dimensão cultural da sociedade de consumo. Os achados da pesquisa indicam também que o Projeto RAP demonstra potencial desencadeador de processos de subjetivação política para os jovens em cumprimento de medida socioeducativa de internação, uma vez que o rap se configura como uma ferramenta cultural e pedagógica capaz de interrogar politicamente o contexto social no contemporâneo. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Rap e poesia para uma adolescência com privação de liberdade : possibilidade de deslocamento da posição de vida nua | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Adolescência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Socioeducação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject.keyword | Subjetivação política | pt_BR |
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dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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