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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBergamo, Edvaldo Aparecido-
dc.contributor.authorSantos, João Paulo Ferreira dos-
dc.date.accessioned2022-02-15T01:20:39Z-
dc.date.available2022-02-15T01:20:39Z-
dc.date.issued2022-02-14-
dc.date.submitted2021-07-02-
dc.identifier.citationSANTOS, João Paulo Ferreira dos. Por uma interpretação literária da formação do Brasil: histórico do ciclo do cacau ampliado de Jorge Amado. 2021. 274 f. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42896-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEntre os mais de vinte romances publicados em seus setenta anos de vida literária, Jorge Amado produziu ao menos cinco títulos que tratam diretamente da cultura cacaueira no sul baiano. São eles Cacau (1933); Terras do Sem Fim (1943); São Jorge dos Ilhéus (1944); Gabriela, cravo e canela (1958) e Tocaia Grande (1984). Assim, mesmo que o romancista não se refira a esse conjunto de narrativas como ciclo, a crítica tende a reconhecê-lo como tal. Desse modo, enxergamos nessa série de romances um esforço de interpretação estética da modernização do Brasil, entre outras razões, porque Jorge Amado nunca abandonou seu projeto literário de 1930, de escritor da Revolução de 30, qual seja, a problematização ficcional da modernização conservadora; os agravos de um país subdesenvolvido, de atraso material e cultural, de valores e costumes arcaicos, de passado escravocrata. Em síntese, uma nação que mesmo vivenciando uma fase modernizante, conserva em sua base de sustentação subsídios originários dos já idos tempos coloniais. Destarte, portanto, nesse estudo, pretendemos entender o ciclo do cacau de modo alargado, encarando-o como estratégia narrativa de conhecimento, de revelação, de figuração dos tensionamentos, dos impasses formativos de um Brasil moderno, às avessas. Para tanto, partiremos da hipótese de que o ciclo do cacau ampliado trata da passagem problemática de um país rural para um país urbano, de maneira a figurar as tensões objetivas e subjetivas, especialmente entre as personalidades dos coronéis (fazendeiros/ latifundiários) e seus herdeiros, seus trabalhadores, seus adversários, como os exportadores (comerciantes/financistas). Um embate que representa o movimento histórico típico das mudanças estruturais brasileiras ao longo do século XX. Para tal, nos valeremos dos estudos teórico-metodológicos e críticos de Marx e Engels, Lukács, Candido, Caio Prado Jr., Nunes Leal, Assis Duarte, Luís Bueno, entre muitos outros.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePor uma interpretação literária da formação do Brasil : histórico do ciclo do cacau ampliado de Jorge Amadopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordRomance brasileiropt_BR
dc.subject.keywordAmado, Jorge, 1912-2001 - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.keywordLiteratura brasileira - aspectos sociológicospt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Among the more than twenty novels published in his seventy years of literary life, Jorge Amado produced at least five titles that deal directly with cocoa culture in southern Bahia. They are Cacau (1933); Terras do Sem Fim (1943); São Jorge dos Ilhéus (1944); Gabriela, cravo e canela (1958) and Tocaia Grande (1984). Thus, although the novelist does not refer to this set of narratives as a cycle, the critic tends to recognize it as such. This way, we see in this series of novels an effort to aesthetic interpretation of the modernization of Brazil. Among other reasons, it is because of this that Jorge Amado never abandoned his literary project of 1930, of writer of the Revolution of 30, that is, the fictional problematization of conservative modernization; the aggravations of an underdeveloped country, of material and cultural backwardness, of archaic values and customs, of a slave past. As a synthesis, a nation that, despite experiencing a modernizing phase, maintains in its support basis the subsidies originated from the old colonial times. Therefore, in this study, we intend to understand the cocoa cycle in a broader way, considering it as a narrative strategy of knowledge, revelation, figuration of tension, the formative impasses of a modernized Brazil, inside out. To do so, we will start from the hypothesis that the extended cocoa cycle deals with the problematic transition from a rural country to an urban country, in order to figure out objective and subjective tensions, especially between the personalities of the colonels (farmers / landowners) and their heirs, its workers, its adversaries, such as exporters (traders / financiers). A clash that represents the historical movement typical of Brazilian structural changes in the 20th century. For such, we will use the theoretical-methodological and critical studies by Marx and Engels, Lukács, Candido, Caio Prado Jr., Nunes Leal, Assis Duarte, Luís Bueno, among many others.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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