http://repositorio.unb.br/handle/10482/42887
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2021_AmarildoOliveiradeSouza.pdf | 9,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Os smartphones na UnB : usos e dinâmicas promovidas nos processos de ensino/ aprendizagem na UnB |
Autor(es): | Souza, Amarildo Oliveira de |
E-mail do autor: | mailto:amarildo@unb.br |
Orientador(es): | Maia, Hélio José Santos |
Assunto: | Ensino superior Smartphone Aprendizagem móvel M-learning Universidade de Brasília |
Data de publicação: | 14-Fev-2022 |
Data de defesa: | 15-Set-2021 |
Referência: | SOUZA, Amarildo Oliveira. Os smartphones na UnB: usos e dinâmicas promovidas nos processos de ensino/ aprendizagem na UnB. 2021. 116 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Os smartphones, ou telefones, inteligentes, estão cada vez mais presentes na rotina das pessoas, e no ambiente educacional não e diferente. Diante disso este estudo buscou identificar os usos e práticas realizados por docentes e discentes da Universidade de Brasília usando seus smartphones nos processos de ensino-aprendizagem em cursos de nível superior. Esta, pesquisa fez uso do enfoque qualitativo, coleta de dados por meio da técnica de entrevistes e análise de dados temática. E possível perceber no texto um viés etnográfico/ netnográfico. Etnográfico porque busca compreender o comportamento e a cultura de um grupo social, netnografico por fazer uso de instrumentos computacionais para atender, de forma emergencial, as limitações impostas pela pandemia da COVID-19, ocorrida no decorrer deste estudo. A etapa de análise dos dados seguiu três polos cronológicos: pré-análise, exploração do material e análise dos dados propriamente ditos. Para auxiliar na fase de análise foi utilizado o aplicativo ATLAS.ti como instrumento gerenciador e organizador de documentos. Como resultado, pode-se .inferir que os smartphones mantem sua função precípua de comunicação, acumulando-a com outras, funções, como por exemplo, instrumento de apoio na pratica pedagógica, quando utilizado para registrar fotografias, gravar áudios e vídeos, entre outros, proporcionando praticidade a docentes e discentes. Talvez a constatação menos óbvia desta pesquisa seja a de que os smartphones compõem o rol de instrumentos laboratoriais em estudos e pesquisas acadêmicas o que em alguns casos viabiliza projetos que poderiam não ser executados devido ao custo elevado de equipamentos exclusivos. Outro benefício relatado e a possibilidade de realizar análises em campo graças, portabilidade obtida por meio dos smartphones. Ao contrário do que era esperado os pontos negativos relacionados ao uso de smartphones no ambiente acadêmico foram pouco atados, como por exemplo, a distração durante as praticas acadêmicas De acordo com os relatos dos participantes muitas vezes os smartphones são utilizados de maneira não programada, oferecendo liberdade a professores e alunos para aplicarem a criatividade durante as atividades, o que também propicia a interação e colaboração entre os membros da comunidade acadêmica. |
Abstract: | Smartphones, or smart phones, are increasingly present in people's routine, and the educational environment is no different. Therefore, this study sought to identify the uses and practices performed by professors and students at the University of Brasilia using their smartphones in teaching-learning processes in higher education courses. This research used a qualitative approach, data collection through the technique of interviews and thematic data analysis. It is possible to see an ethnographic/netnographic bias in the text. Ethnographic because it seeks to understand the behavior and culture of a social group, netnographic because it makes use of computational instruments to meet, in a contingent way, the limitations imposed by the COVID-19 pandemic, which occurred during this study. The data analysis stage followed three chronological poles: pre-analysis, material exploration and analysis of the data itself. To assist in the analysis phase, the ATLAS.ti application was used as a document manager and organizer tool. As a result, it could be inferred that smartphones maintain their primary function of communication, accumulating it with other functions, such as a support tool in pedagogical practice, when used to record photographs, record audios and videos, among others, providing practicality for teachers and students. Perhaps the least obvious finding of this research is that smartphones make up the list of laboratory instruments in academic studies and research, which in some cases enables projects that could not be carried out due to the high cost of exclusive equipment. Another reported benefit is the possibility of performing analyzes in the field thanks to the portability obtained through smartphones. Contrary to what was expected, the negative points related to the use of smartphones in the academic environment were rarely mentioned, such as distraction during academic practices. According to the participants' reports, smartphones are often used in an unscheduled way, offering freedom to teachers and students to apply creativity during activities, which also promotes interaction and collaboration among members of the academic community. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2021. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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