Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/42854
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ConstruindoSistemaIndicadores.pdf4,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Construindo um sistema de indicadores de sustentabilidade intra-urbano associados à ventilação nos espaços públicos
Autor(es): Souza, Valéria Morais Baldoino de
Romero, Marta Adriana Bustos
Assunto: Ventilação
Conforto térmico
Indicador de sustentabilidade
Espaços públicos
Data de publicação: 2-Dez-2007
Editora: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília
Referência: SOUZA, Valéria Morais Baldoino de; ROMERO, Marta Adriana Bustos. Construindo um sistema de indicadores de sustentabilidade intra-urbano associados à ventilação nos espaços públicos. Paranoá, Brasília, n. 4, 2007. DOI: https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n4.2007.12105. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/10526/9266. Acesso em: 7 jan. 2022.
Resumo: A busca por indicadores de desempenho ambiental de sustentabilidade intra-urbana surge da necessidade de planejar a ocupação do solo considerando as condições climáticas do local e de estabelecer critérios de sustentabilidade. Almejando contribuir para a construção de indicadores de sustentabilidade intra-urbana, pesquisamos a ventilação dos espaços públicos associada ao desempenho ambiental. Indicadores de ventilação nos espaços urbanos contribuem como parâmetros para fazer diagnósticos, definir prioridades de atuação, elaborar projetos e programas, avaliar o desempenho de uma atividade e direcionar investimentos. Desta forma, eles subsidiam a tomada de decisões que levam em consideração o contexto urbano, aferindo de forma mais científica os padrões de urbanização, o que facilita futuras soluções. A ventilação natural é recomendada como importante estratégia de conforto térmico em regiões de clima quente e úmido e na estação quente do clima composto úmido, além de ser indispensável em qualquer clima para a renovação do ar (salubridade). Consideramos como atributos essenciais, os aspectos morfológicos urbanos, a massa edificada do entorno, a forma desta, sua dimensão e sua justaposição, elaborando parâmetros que visam à compreensão do complexo contexto urbano.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Departamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (FAU TEC)
Licença: (CC BY) Paranoá is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/issue/view/387. Acesso em: 7 jan. 2022.
DOI: https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n4.2007.12105
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.