Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Neves, Angela Vieira | - |
dc.contributor.author | Barros, Melina Sampaio de Ramos | - |
dc.contributor.author | Bezerra, Felipe Portela | - |
dc.contributor.author | Lima Neta, Avelina Alves | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-08T00:07:22Z | - |
dc.date.available | 2022-02-08T00:07:22Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | NEVES, Angela Vieira et al. Associativismo, reconhecimento e acesso às políticas públicas : o papel pedagógico da participação dos usuários. PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP, Macapá, v. 13, n. 3, p. 15-33, jul./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6473. Acesso em: 07 fev. 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42835 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo tem como objetivo analisar a relação entre associativismo, participação social e o reconhecimento dos sujeitos políticos através da pedagogia da participação no acesso às políticas públicas sobre a representação da sociedade civil a partir de um estudo de usuário da assistência social em dois espaços participativos. Buscamos mostrar as principais questões relacionadas ao associativismo de seus conselheiros e a importância da participação social e cidadã para representantes vulneráveis da política de assistência social no acesso às políticas públicas. Essa pesquisa utilizou metodologia qualitativa através de análises de documentos e de entrevistas aplicadas aos sujeitos que compunham os dois espaços de participação entre os anos de 2018 e 2019. Os resultados revelam alguns efeitos políticos: reconhecimento do associativismo desses sujeitos como cidadãos por meio da sua trajetória participativa; relevância da participação como uma pedagogia na luta por direitos sociais e o acesso às políticas públicas por meio do ativismo como um ganho para seu reconhecimento como sujeito de direitos e cidadão. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Amapá | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Associativismo, reconhecimento e acesso às políticas públicas : o papel pedagógico da participação dos usuários | pt_BR |
dc.title.alternative | Associativism, recognition and access to public policies : the pedagogical role of users participation | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Participação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Associativismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Democracia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cidadania | pt_BR |
dc.subject.keyword | Reconhecimento | pt_BR |
dc.rights.license | (CC BY) Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6473. Acesso em: 07 fev. 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This article aims to analyze the relationship between associativism, social participation and the recognition of political subjects through the pedagogy of participation in access to public policies on the representation of civil society from a study of users
of social assistance in two spaces of social participation. We seek to show the main issues related to the association of its advisors and the importance of social and citizen participation for vulnerable representatives of the social assistance policy in accessing public policies. This research had as methodology a qualitative research through analysis of documents, and interviews applied between the years 2018 and 2019. The results reveal some political effects: recognition of the associativism of these subjects as citizens through their participatory trajectory, importance of participation as a pedagogy in the struggle for social rights and access to public policies through activism as a gain for its recognition as a subject of rights and citizen. | pt_BR |
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