Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/42807
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_CompetitividadeCooperacaoPequenas.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Helena Araújo-
dc.contributor.authorFranco, Amanda Fontes de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-02-02T20:39:49Z-
dc.date.available2022-02-02T20:39:49Z-
dc.date.issued2018-11-09-
dc.identifier.citationCOSTA, Helena Araújo; FRANCO, Amanda Fontes de Oliveira. Competitividade e cooperação entre pequenas empresas de hospedagem: um estudo de hostels no Rio de Janeiro. Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território, Brasília, v. 6, n. 10, p. 25-40, 2018. DOI: 10.26512/revistacenario.v6i10.18754. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/18754. Acesso em: 31 jan. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42807-
dc.description.abstractO objetivo do trabalho foi mapear as relações de cooperação entre hostels, entendidos como empresas de hospedagem de pequeno porte, e as vantagens resultantes destas ações. A pesquisa realizou um levantamento de dados primários a partir de questionários estruturados junto a 22 gerentes e/ou proprietários de empreendimentos nos bairros de Copacabana e Ipanema, na cidade do Rio de Janeiro. A análise de dados, de caráter quantitativo, aplicou ferramental estatístico descritivo e medidas de associação. Os resultados indicaram que poucas ações de cooperação eram realizadas pelos empreendimentos. A principal ação identificada foi a indicação de outros hostels quando o do respondente estava sem vagas. As vantagens percebidas em cooperar foram pouco expressivas. Nenhuma associação entre porte, tempo de atuação, localização e tipo de gestão foi encontrada com as ações de cooperação realizadas e seus resultados. A principal dificuldade para cooperar identificada foi a falta de interesse por parte dos empreendimentos, revelando indícios de que existe um menor interesse em estabelecer ações conjuntas quando as empresas reconhecem uma situação conjuntural favorável para elas.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPrograma Pós-Graduação em Turismo, do Centro de Excelência em Turismo, da Universidade de Brasíliapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCompetitividade e cooperação entre pequenas empresas de hospedagem : um estudo de hostels no Rio de Janeiropt_BR
dc.title.alternativeCompetitiveness and cooperation among small accommodation companies : a study of hostels in Rio de Janeiropt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordHospedagempt_BR
dc.subject.keywordCooperaçãopt_BR
dc.subject.keywordCompetitividadept_BR
dc.subject.keywordRio de Janeiro (Estado)pt_BR
dc.rights.license(CC BY SA) Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons. Fonte: https://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/18754. Acesso em: 31 jan. 2022.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.26512/revistacenario.v6i10.18754pt_BR
dc.description.abstract1This paper aimed to map the cooperation relationships among hostels in Rio de Janeiro and the benefits of these actions, taking into account that the collaboration among bussiness can help to increase competitiveness, especially small companies such as thehostels studied. The survey was based on a structured questionnaire responded by 22 hostels managers and/or owners situated in neighborhoods of Copacabana and Ipanema in Rio de Janeiro. Data analysis included descriptive statistical tools and association measures. The results indicated that few cooperation actions are carried out by the hostels selected for the study. The main action identified is an indication of other hostels when the respondent had no vacancies. The perceived advantages were also few, among them the increased profit, improved service delivery and strengthening of the segment. No association between size, time of operation, location and type of management was found with the cooperation actions carried out and their results. The main difficulty to cooperate is the lack of interest of the enterprises, revealing that there is less interest in establishing joint actions when the companies recognize a favorable conjunctural situation for them.pt_BR
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0003-2988-3209pt_BR
dc.description.unidadeCentro de Excelência em Turismo (CET)pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.