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Título: Buracos negros : uma proposta de sequência didática em forma de UEPS para o Ensino Médio
Autor(es): Schinzel, Guilherme Henrique
Orientador(es): Andrade, Vanessa Carvalho de
Assunto: Aprendizagem significativa
Astronomia - estudo e ensino
Estrelas
Buracos negros (Astronomia)
Unidades de Ensino Potencialmente Significativas
Data de publicação: 2-Fev-2022
Referência: SCHINZEL, Guilherme Henrique. Buracos negros: uma proposta de sequência didática em forma de UEPS para o Ensino Médio. 2021. 216 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A presente dissertação descreve o processo de aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) Moreira (2011a). Durante o período de aplicação desta sequência didática, buscamos investigar se existem indicadores de Aprendizagem Significativa quando tratamos do assunto Buracos Negros. No transcorrer do período de construção desta dissertação, foram possíveis duas aplicações: uma para uma turma de Ensino Médio na Escola CED 16 da rede pública de ensino na cidade de Brasília-DF e, devido à troca de orientação e ao cenário pandêmico mundial no ano de 2020, fez-se necessária uma nova aplicação (com adaptações) e de maneira remota para estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Delfínio Olécio Machado (CEDOM), localizado na cidade de Luziânia GO. Fundamentando-se nos conceitos da Aprendizagem Significativa de Ausubel, tivemos uma organização hierárquica das atividades a fim de verificar e validar os dados coletados. Todas as atividades tiveram um caráter que visava potencializar e propiciar aos estudantes um desenvolvimento do conhecimento através de sondagens realizadas nos encontros iniciais e finais e durante uma investigação através de questionamentos potencialmente significativos para que obtivéssemos êxito na aplicação desta sequência didática.
Abstract: partial fulfillment of the requirements for the degree Mestre em Ensino de Física. The present work describes the process of application of a Potentially Significant Teaching Unit (PSTU) Moreira (2011a). During the period of the application of this didactic sequence we aimed to investigate if there are indicators of significant learning when we discuss about black holes. During the time of thi could receive information from two distinct schools. One from a public high school in Brasília- (with modifications), for students from 6th grade util the senior high school at State School Delfício Olcécio Machado (CEDOM) located in Luziânia-GO. We established this research on the concepts of significative learning from Ausubel and we had an hierarchical organization of the activities to verify and validate the collected data. All the activities aimed to potentialize and help the students to develop knowledge through potentially significant questioning trying to succeed during this didactic sequence.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2021.
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Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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