Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/42771
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ParametrizacaoBioclimaticaDisposicao.pdf5,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Parametrização bioclimática : disposição dos elementos ambientais no espaço público da escala intra-urbana : o Setor Bancário Norte, Brasília - DF
Autor(es): Silva, Caio Frederico e
Romero, Marta Adriana Bustos
Muñoz Arboleda, Diana Alejandra
Fernandes, Júlia Teixeira
Guillén Salas, Juan Carlos
Sousa, Giuliana de Brito
Assunto: Espaços públicos
Parametrização bioclimática
Brasília (DF)
Data de publicação: 7-Fev-2010
Editora: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília
Referência: SILVA, Caio Frederico e et al. Parametrização bioclimática: disposição dos elementos ambientais no espaço público da escala intra-urbana: o Setor Bancário Norte, Brasília - DF. Paranoá, Brasília, n. 5, 2010. DOI: https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n5.2010.15485. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/10569/9288. Acesso em: 19 jan. 2022.
Resumo: O objetivo do trabalho é apresentar uma proposta de análise paramétrica para o espaço intra-urbano do Distrito Federal, além de indicar diretrizes para futuras intervenções que melhorem a qualidade ambiental urbana. Foram analisados parâmetros de disposição ambiental relacionados à escala do lugar considerando as questões sensoriais e espaciais sob a influência das características locais. Foi definido como objeto do estudo o Setor Bancário Norte como representante da escala gregária de Brasília. A análise pode determinar o controle dos efeitos ambientais pela ação dos usuários do espaço, a posição dos elementos que auxiliam a ambientação, o grau de concentração ou expansão que permite o conforto ambiental, a existência de barreiras ou de elementos que facilitem os fluxos das pessoas e a compartimentação ou unificação do espaço a partir da ação dos efeitos ambientais. Conclui-se que o espaço público do SBN não propicia condições agregadoras, capazes de favorecer o convívio, nos termos do que estabelece a proposta original do Plano Piloto de Brasília
Unidade Acadêmica: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Departamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (FAU TEC)
Licença: (CC BY) Paranoá is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/issue/view/388. Acesso em: 19 jan. 2022.
DOI: https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n5.2010.15485
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.