Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Braga, Patrícia Regina Sobral | - |
dc.contributor.author | Gatto, Thyago Batista Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-11T17:34:46Z | - |
dc.date.available | 2022-01-11T17:34:46Z | - |
dc.date.issued | 2022-01-11 | - |
dc.date.submitted | 2021-11-03 | - |
dc.identifier.citation | GATTO, Thyago Batista Ribeiro. Transferência de conhecimento : um guia de gestão estratégica para pequenos negócios. 2021. 59 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42713 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Rede Nacional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, Universidade de Brasília, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, 2021.
, | pt_BR |
dc.description.abstract | As empresas que geram bons resultados carregam em sua história a capacidade de
projetar melhores produtos ou serviços, entender de maneira mais abrangente o
ambiente de atuação e as expectativas dos clientes, além de ter a capacidade de
promover adequações em seus processos internos, se preparar para o
relacionamento com as partes interessadas e estruturar a melhor aplicação dos
recursos humanos e financeiros. Todas as proficiências citadas são alcançadas com
a implementação efetiva de métodos, técnicas e ferramentas de gestão de pessoas,
produtos, clientes, dados, comunicação, entre outros aspectos administrativos que
proporcionam maior desempenho. Observando a relevância estabilizadora dos
pequenos negócios na economia, o presente trabalho levantou a seguinte questão:
as ferramentas e metodologias de gestão disponíveis servem ao contexto de
atuação dos pequenos negócios brasileiros? Para obter essa resposta, desenvolveu se uma metodologia de coleta de informações por meio de pesquisa bibliográfica em
livros, artigos, revistas e sítios da internet com o objetivo de identificar metodologias
e ferramentas de gestão estratégica e inovação com características particulares que
facilitem a sua aplicação no contexto da operação de micro e pequenas empresas. A
resposta ao questionamento veio na configuração do produto tecnológico “Guia de
Gestão Estratégica para Pequenos Negócios”. O Guia é o resultado de um processo
de identificação, estudo, análise e curadoria de conceitos, métodos e ferramentas
tradicionais e modernas que foram adaptadas ao contexto de atuação de pequenos
negócios, tanto as facilidades, como as dificuldades inerentes ao ambiente de
trabalho dessas empresas. Espera-se com esse produto auxiliar o reposicionamento
estratégico, facilitar a gestão do dia a dia e consequentemente provocar uma
ampliação de desempenho nas organizações. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Transferência de conhecimento : um guia de gestão estratégica para pequenos negócios | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão estratégica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inovação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pequenos negócios | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Companies that generate good results have in their history the ability to design better
products or services, understand in a more comprehensive way the operating
environment and customer expectations, in addition to having the ability to promote
adjustments in their internal processes, prepare for the relationship with the
stakeholders and structuring the best application of human and financial resources.
All the aforementioned proficiencies are achieved with the effective implementation of
methods, techniques and tools for managing people, products, customers, data,
communication, among other administrative aspects that provide greater
performance. Observing the stabilizing relevance of small businesses in the
economy, this paper raised the following question: do the management tools and
methodologies available serve the context of operation of Brazilian small
businesses? To obtain this answer, a methodology for collecting information was
developed through bibliographic research in books, articles, magazines and
websites, with the objective of identifying methodologies and tools for strategic
management and innovation with characteristics that facilitate their application in the
context of the operation of micro and small companies. The answer to the question
came in the configuration of the technological product “Small Business Strategic
Management Guide”. The Guide is the result of a process of identification, study,
analysis and curation of traditional and modern concepts, methods and tools that
have been adapted to the operating context of small businesses, both the facilities
and the difficulties inherent in the work environment of these companies. It is
expected that this product will help strategic repositioning, facilitate day-to-day
management and, consequently, increase the performance of organizations. | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|