Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/42713
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_ThyagoBatistaRibeiroGatto.pdf874,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBraga, Patrícia Regina Sobral-
dc.contributor.authorGatto, Thyago Batista Ribeiro-
dc.date.accessioned2022-01-11T17:34:46Z-
dc.date.available2022-01-11T17:34:46Z-
dc.date.issued2022-01-11-
dc.date.submitted2021-11-03-
dc.identifier.citationGATTO, Thyago Batista Ribeiro. Transferência de conhecimento : um guia de gestão estratégica para pequenos negócios. 2021. 59 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42713-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Rede Nacional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, Universidade de Brasília, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, 2021. ,pt_BR
dc.description.abstractAs empresas que geram bons resultados carregam em sua história a capacidade de projetar melhores produtos ou serviços, entender de maneira mais abrangente o ambiente de atuação e as expectativas dos clientes, além de ter a capacidade de promover adequações em seus processos internos, se preparar para o relacionamento com as partes interessadas e estruturar a melhor aplicação dos recursos humanos e financeiros. Todas as proficiências citadas são alcançadas com a implementação efetiva de métodos, técnicas e ferramentas de gestão de pessoas, produtos, clientes, dados, comunicação, entre outros aspectos administrativos que proporcionam maior desempenho. Observando a relevância estabilizadora dos pequenos negócios na economia, o presente trabalho levantou a seguinte questão: as ferramentas e metodologias de gestão disponíveis servem ao contexto de atuação dos pequenos negócios brasileiros? Para obter essa resposta, desenvolveu se uma metodologia de coleta de informações por meio de pesquisa bibliográfica em livros, artigos, revistas e sítios da internet com o objetivo de identificar metodologias e ferramentas de gestão estratégica e inovação com características particulares que facilitem a sua aplicação no contexto da operação de micro e pequenas empresas. A resposta ao questionamento veio na configuração do produto tecnológico “Guia de Gestão Estratégica para Pequenos Negócios”. O Guia é o resultado de um processo de identificação, estudo, análise e curadoria de conceitos, métodos e ferramentas tradicionais e modernas que foram adaptadas ao contexto de atuação de pequenos negócios, tanto as facilidades, como as dificuldades inerentes ao ambiente de trabalho dessas empresas. Espera-se com esse produto auxiliar o reposicionamento estratégico, facilitar a gestão do dia a dia e consequentemente provocar uma ampliação de desempenho nas organizações.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTransferência de conhecimento : um guia de gestão estratégica para pequenos negóciospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordGestão estratégicapt_BR
dc.subject.keywordInovaçãopt_BR
dc.subject.keywordPequenos negóciospt_BR
dc.description.abstract1Companies that generate good results have in their history the ability to design better products or services, understand in a more comprehensive way the operating environment and customer expectations, in addition to having the ability to promote adjustments in their internal processes, prepare for the relationship with the stakeholders and structuring the best application of human and financial resources. All the aforementioned proficiencies are achieved with the effective implementation of methods, techniques and tools for managing people, products, customers, data, communication, among other administrative aspects that provide greater performance. Observing the stabilizing relevance of small businesses in the economy, this paper raised the following question: do the management tools and methodologies available serve the context of operation of Brazilian small businesses? To obtain this answer, a methodology for collecting information was developed through bibliographic research in books, articles, magazines and websites, with the objective of identifying methodologies and tools for strategic management and innovation with characteristics that facilitate their application in the context of the operation of micro and small companies. The answer to the question came in the configuration of the technological product “Small Business Strategic Management Guide”. The Guide is the result of a process of identification, study, analysis and curation of traditional and modern concepts, methods and tools that have been adapted to the operating context of small businesses, both the facilities and the difficulties inherent in the work environment of these companies. It is expected that this product will help strategic repositioning, facilitate day-to-day management and, consequently, increase the performance of organizations.pt_BR
dc.description.unidadeCentro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.