Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Díaz Bermúdez, Ximena Pamela Claudia | - |
dc.contributor.author | Cunha, Domingas Rodrigues da | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-07T09:59:00Z | - |
dc.date.available | 2022-01-07T09:59:00Z | - |
dc.date.issued | 2022-01-07 | - |
dc.date.submitted | 2021-10-20 | - |
dc.identifier.citation | CUNHA, Domingas Rodrigues da. Experiências de Resolução de Conflitos em Cenários Escolares. 2021. 143 f., il. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42692 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação se insere no campo da educação preventiva na perspectiva da promoção da saúde e
dos direitos humanos. Objetivo: Analisar as experiências de resolução de conflitos implementadas em
um projeto no âmbito da educação em saúde e dos direitos humanos, protagonizadas por adolescentes,
alunos de uma escola pública de ensino médio, que subjazem nas concepções e significados
procurados por esses alunos. Método: Trata-se de um estudo de natureza compreensiva realizado por
meio de uma triangulação metodológica entre abordagens de natureza documental, mapa falante e
sete entrevistas semiestruturadas com atores-chave da comunidade escolar. Os participantes deste
estudo foram quatro estudantes protagonistas de um projeto na escola, uma mãe de aluna, uma
professora, uma orientadora educacional e o gestor da unidade de ensino. As narrativas foram
processadas por meio da análise de conteúdo temática de Bardin, sob uma perspectiva fenomenológica
da construção social da resolução de conflitos escolares. Resultados: Os dados foram organizados
em categorias temáticas oriundas das narrativas dos protagonistas. Os principais conceitos básicos
foram: contextos familiares e escolares, interseccionalidades, saúde, educação, cidadania e direitos
humanos. Esses dados possibilitaram extrair: os aspectos positivos e negativos da criação familiar que
depende de outros atores e instituições; os sucessos e meandros de uma dinâmica escolar que tem
uma mediação de conflitos entre os projetos de sua proposta pedagógica; o reconhecimento das
subjetividades e das relações intersubjetivas como um dos pressupostos à promoção da saúde,
cidadania e direitos humanos nos contextos intra e extraescolares. Conclusão: Os conflitos oriundos
das primeira e segunda infâncias podem comprometer a saúde mental, mas não determinam a trajetória
na adolescência. A pedagogia de projetos possibilita desenvolver competências e habilidades que
oportunizam uma formação holística e conectada com o mundo da vida e permitem a convivência dos
atores escolares na cultura da paz. A mediação de conflitos no âmbito escolar mostrou a relação dos
seus atores com o mundo cotidiano e mediou os sentidos por eles atribuídos às vivências, aos saberes
e poderes instituídos na escola e às interações sociais por meio do diálogo intra e intersubjetivo,
evidenciando-se como um eixo articulador da proposta pedagógica da escola. Oportunidade de
aprendizagem, autonomia, consciência de si, de suas relações e suas atitudes, criticidade,
protagonismo juvenil e escolaridade como fator de proteção social foram entendimentos desvelados
das estratégias da resolução de conflitos nesse cenário. Assim, a construção coletiva do significado
social dos conflitos pode ser edificada considerando a ótica das relações sob a perspectiva dos atores
envolvidos e tendo como premissa processos de construção de subjetividades, cidadania e direitos
humanos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Experiências de resolução de conflitos em cenários escolares | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Adolescentes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mediação escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Conflito | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fenomenologia | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation is part of the preventive education field from the promoting health and human rights
perspective. Objective: To analyze the conflict resolution experiences implemented in a project with
the scope of human rights and health education, carried out by adolescents, who were students of a
public high school, which underlie the conceptions and the meanings these students seek. Method:
This is a comprehensive study carried out through a methodological triangulation between
documentary approaches, speaking map and seven semi-structured interviews with key actors in the
school community. The participants of this study were four students who were protagonists in the
project at the school, a student's mother, a teacher, an educational advisor and the manager of the
teaching unit. The narratives were processed through Bardin's thematic content analysis, under a
phenomenological perspective of the school conflict resolution social construction. Results: The data
were organized into thematic categories from the main protagonists narratives. The principal basic
concepts were family and school contexts, intersectionality, health, education, citizenship and human
rights. These data made it possible to abstract: the positive and negative aspects of family upbringing
that depends on other actors and institutions; the successes and the meanders of a school dynamic
that has the conflicts mediation between their pedagogical proposal projects; the recognition of
subjectivities and intersubjective relationships as one of the presuppositions for the promotion of
health, citizenship and human rights in the intra- and extra-school contexts. Conclusion: Conflicts
arising from early and second childhood can compromise mental health, but they do not determine the
adolescence trajectory. The project pedagogy makes it possible to develop skills and abilities that
provide opportunities for a holistic and life world connected education and to provide opportunities for
school actors to live together in the peace culture. The conflicts mediation in the school environment
showed the relationship between its actors and the everyday world and mediated the meanings they
attributed to their experiences, school instituted knowledge and powers and social interactions through
intra and intersubjective dialogue, showing itself as an articulating axis of the school's pedagogical
proposal. Learning opportunity, autonomy, awareness of themselves, their relationships and attitudes,
criticality, youth protagonism and scholarity as a social protection factor were unveiled understandings
from the conflict resolution strategies in this scenario. Thus, the social meaning collective construction
of the conflicts can be built by considering the relationships outlook from the actors involved
perspective and by having as premise the subjectivities, citizenship and human rights construction
processes. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|