Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Toledo, Evelyn Jeniffer de Lima | - |
dc.contributor.author | Soares, Valéria Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-06T22:24:59Z | - |
dc.date.available | 2022-01-06T22:24:59Z | - |
dc.date.issued | 2022-01-06 | - |
dc.date.submitted | 2021-08-30 | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Valéria Pereira. A experimentação no estudo dos modelos atômicos de Dalton e Thomson no Ensino de Ciências. 2021. 153 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42690 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | As dificuldades dos estudantes na compreensão de conceitos químicos são vastamente relatadas na
literatura, a iniciar pela compreensão dos Modelos Atômicos em todos os níveis de ensino.
Considerando ser fundamental que os professores e estudantes compreendam os modelos como uma
criação científica e que percebam que a proposição de um novo modelo não impossibilita a utilização
dos anteriores, o objetivo desta pesquisa foi investigar como uma abordagem experimental quanto ao
ensino dos Modelos Atômicos de Dalton e Thomson pode contribuir com o processo de ensino-
aprendizagem no Ensino Fundamental. Foi enfatizada uma perspectiva cidadã de modo que o
estudante reconhecesse que os experimentos apresentavam relação com fenômenos observados no
dia a dia possibilitando o desenvolvimento da criticidade diante desses acontecimentos. Como alicerce
das atividades foi utilizada a teoria de Johnstone que reconhece a importância das aulas de Química
abarcarem os Três Níveis do Conhecimento Químico, denominados macroscópico, submicroscópico e
simbólico. A fim de definir os temas das atividades experimentais, foi realizada uma análise da Base
Nacional Comum Curricular e do Currículo em Movimento do Distrito Federal selecionando os
conteúdos trabalhados nos anos precedentes ao dos discentes participantes da pesquisa. Os
experimentos selecionados foram transpostos para uma abordagem demonstrativa-investigativa
seguindo as etapas apresentadas por Silva, Machado e Tunes. Devido à Pandemia da COVID-19, que
impossibilitou a realização das atividades presencialmente entre 2020/2021, os experimentos foram
adaptados e gravados para sua utilização em Ensino Remoto Emergencial. A pesquisa foi realizada
com estudantes do 9o ano do ensino fundamental de uma escola pública do Distrito Federal. Diante do
referencial teórico apresentado, foram realizados quatro encontros com a apresentação de
experimentos demonstrativo-investigativos perpassando pela observação macroscópica, expressão
representacional e intepretação submicroscópica. Percebeu-se que trabalhar o ensino de Modelos
Atômicos com a realização de atividades experimentais demonstrativo-investigativas com viés nos três
níveis do conhecimento químico, separadamente, se mostrou uma ferramenta válida na contribuição
do processo de ensino-aprendizagem das teorias atômicas. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A experimentação no estudo dos modelos atômicos de Dalton e Thomson no Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Experimentação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Modelos atômicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject.keyword | Conhecimento químico | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The students' difficulties in understanding chemical concepts are widely reported in the literature,
starting with the understanding of atomic models at all levels of education. Analyzing that it is essential
that teachers and students understand the models as a scientific creation and that they realize that the
proposition of a new model does not preclude the use of the previous ones, the objective of this research
was to investigate how an experimental approach to the teaching of Dalton's Atomic Models and
Thomson can contribute to the teaching-learning process in Elementary School. A citizen perspective
was emphasized so that the student recognized that the experiments were related to phenomena
observed in daily life, enabling the development of criticality in the face of events. As a foundation for
activities to take advantage of Johnstone's theory that recognizes the importance of Chemistry classes
covering the three levels of chemical knowledge, namely macroscopic, submicroscopic and symbolic.
In order to define the themes of the experimental activities, an analysis of the Base Nacional Comum
Curricular and the Currículo em Movimento do Distrito Federal was carried out, defining the contents
worked on in the years preceding that of the students participating in the research. The selected
experiments were transposed to a demonstrative-investigative approach, following steps initiated by
Silva, Machado and Tunes. Due to the COVID-19 Pandemic, which made it impossible to carry out
activities in person between 2020/2021, the experiments were adapted and recorded for use in Remote
Emergency Teaching. A survey carried out with students in the 9th grade of elementary school at a
public school in the Distrito Federal. In view of the theoretical framework presented, four meetings were
held with the presentation of demonstrative-investigative experiments passing through macroscopic
observation, representational expression and submicroscopic interpretation. It was noticed that working
in the teaching of Atomic Models with the realization of demonstrative-investigative experimental
activities with a bias in the three levels of chemical knowledge, is shown to be a valid tool in the
contribution of the teaching-learning process of atomic theories. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|