Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/42678
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AnisioTeixeiraPlano.pdf3,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Anísio Teixeira e o Plano Nacional de Educação de 1962 : qualidade social na construção da pessoa humana e da sociedade
Outros títulos: Anísio Teixeira and the National Education Plan of 1962 : social quality of education in the construction of the human person and society
Anísio Teixeira y el Plan Nacional de Educación de 1962 : calidad social en la construcción de la persona humana y de la sociedad
Autor(es): Amâncio, Márcia Helena
Castioni, Remi
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4319-1866
https://orcid.org/0000-0002-5459-3492
Assunto: Teixeira, Anísio, 1900-1971
Planejamento educacional
Plano Nacional de Educação (Brasil)
Data de publicação: 26-Nov-2021
Editora: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
Resumo: Este texto aborda o planejamento educacional concebido por Anísio Teixeira como relator do I Plano Nacional de Educação – PNE (1963-1970). O estudo tem como objetivo identificar as influências nacionais e internacionais que concorreram para a agenda do I PNE e compreender os sentidos de sua formulação e implementação no contexto em que foi gestado. Foi adotado como percurso metodológico o referencial do ciclo de políticas a partir de uma das suas dimensões. Para análise, foram selecionados estudos acadêmicos, documentos do acervo da Biblioteca Virtual Anísio Teixeira, do Memorial Darcy Ribeiro e referências bibliográficas. Seguindo nessa direção, verificou-se que o PNE de 1962 sintetiza a ideia de Anísio Teixeira de que a educação não é um privilégio e, ao contrário do que se apregoa, sua exequibilidade estava ancorada a uma estratégia de país, com recursos para a sua implementação. O plano foi incorporado pelo Plano Trienal do governo João Goulart. Sua efemeridade se deve mais à sua interrupção, em 1964, do que ao conceito de educação pública, defendido no planejamento das ações previstas.
Abstract: This particular text covers the educational planning conceived by Anísio Teixeira as the rapporteur of the 1st National Educational Plan – PNE (1963-1970). The study’s main goal is to identify the national and international influences in favor of the 1st PNE and to understand the senses of its formulation and implementation in the context in which it was managed. The reference of the policy cycle from one of its dimensions was adopted as a methodological approach. For analysis, academical studies, documents from the archive of Anísio Teixeira’s Virtual Library, the Darcy Ribeiro Memorial and bibliographical references were selected. Following this direction, it was verified that the 1962 PNE synthetizes Anísio Teixeira’s idea that education is not a privilege, and, contrary to what is preached, its feasibility was anchored to a country strategy, with resources for its implementation. The plan was incorporated by the Triennal Plan of João Goulart’s government. Its ephemerality is due more to its interruption, in 1964, than to the concept of public education defended in the planned actions plan.
Resumen: Este texto aborda la planificación educativa concebida por Anísio Teixeira como relator del I Plan Nacional de Educación –PNE (1963-1970). El estudio tiene como objetivo identificar las influencias nacionales e internacionales que contribuyeron a la agenda del I PNE y comprender los significados de su formulación e implementación en el contexto en el que fue creado. Se adoptó como enfoque metodológico la referencia del ciclo de políticas a partir de una de sus dimensiones. Para el análisis, se seleccionaron estudios académicos, documentos del acervo de la Biblioteca Virtual Anísio Teixeira, del Memorial Darcy Ribeiro y referencias bibliográficas. Siguiendo esta dirección, se constató que el PNE de 1962 sintetiza la idea de Anísio Teixeira de que la educación no es un privilegio y, contrariamente a lo que se afirma, su viabilidad estaba anclada a una estrategia de país, con recursos para su implementación. El plan fue incorporado por el Plan Trienal del gobierno de João Goulart. Su fugacidad se debe más a su interrupción, en 1964, de que al concepto de educación pública, defendido en la planificación de las acciones previstas.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)
Licença: (CC BY NC) Este é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos da licença Creative Commons do tipo BY-NC.
DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.102i262.4583
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.