Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/42666
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_RevisaoSistematicaRelacao.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Gabriela Teixeira da-
dc.contributor.authorCalixter, Abner Luis-
dc.date.accessioned2022-01-05T14:02:38Z-
dc.date.available2022-01-05T14:02:38Z-
dc.date.issued2021-05-14-
dc.identifier.citationCOSTA, Gabriela Teixeira da; CALIXTER, Abner Luis. Uma revisão sistemática sobre a relação entre a presença de vegetação e o desempenho acadêmico. Paranoá, Brasília, v. 1, n. 30, 2021. DOI: 10.18830/issn.1679-0944.n30.2021.17. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/36628. Acesso em: 22 dez. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42666-
dc.description.abstractA disparidade entre resultados de alunos de escolas públicas e particulares é facilmente notada nas avaliações de ingresso ao ensino superior. Diversos estudos relacionam a influência do espaço físico sobre a capacidade de concentração e aprendizagem. Por sua vez, a Teoria de Restauração da Atenção aponta ganhos no desempenho com o uso de intervalos entre atividades. Esse efeito pode ser potencializado pela presença de vegetação. Fator que pode orientar novas medidas a respeito do posicionamento físico da unidade escolar e seus componentes essenciais. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura, baseada no sistema Prisma, selecionando 18 artigos com o objetivo de identificar qual é o vínculo entre a vegetação e o desempenho acadêmico. Esses artigos descrevem tipo de vegetação, sua posição e o momento de contato com ela, relacionando esses fatores com o desempenho. Foram encontradas correlações positivas com vegetações localizadas em buffers de até 4,8 km, em contatos do tipo passivo e ativo. A faixa etária parece interferir diretamente na dimensão do buffer efetivo. Os resultados mostram conclusões variadas a respeito do impacto do espaço verde na performance acadêmica. Há um número limitado de publicações, com metodologias diversas. As recomendações para pesquisas futuras incluem testar a influência da presença de vegetação em novos contextos climáticos e socioculturais.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasíliapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUma revisão sistemática sobre a relação entre a presença de vegetação e o desempenho acadêmicopt_BR
dc.title.alternativeA systematic review about the relationship between presence of vegetation and students’ performancept_BR
dc.title.alternativeUna revision sistemática de la relación entre la presencia de vegetación y el rendimiento académicopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordDesempenho escolarpt_BR
dc.subject.keywordVegetaçãopt_BR
dc.subject.keywordStresspt_BR
dc.subject.keywordAtençãopt_BR
dc.rights.license(CC BY) Licensed under a Creative Commons Attribution International License.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n30.2021.17pt_BR
dc.description.abstract1The disparity between students grades from public and private schools are easily noticed at the admission tests for college. Several studies relate the influence of physical space to the ability of concentrating and learning. The Attention Restoration Theory points out towards gains on performance having breaks between activities. The effect of these breaks can be enhanced by the presence of vegetation. This aspect can guide new measures regarding the location of the school and its essential components. For the systematic literature review, based at Prisma methodology, 18 articles were selected in order to identify the relationship between vegetation and students’ performance. The articles describe the type of vegetation, its position and the moment of contact with it, relating these points to the performance. Significant positive correlations were found with vegetation of various sizes, located in buffers of up to 4.8 km, in passive and active group interactions. Group’s age directly interferes with the size of the effective buffer. The results show diverse conclusions regarding the impact of green space on academic performance. There are a limited number of publications, with different methodologies. Recommendations for future researches include gathering aspects of influence of vegetation at new climatic and cultural contexts.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2048-9782pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6408-9708pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)-
dc.description.unidadeDepartamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (FAU TEC)-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.