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ARTIGO_ConcepcaoInvestigacaoEnsino.pdf257,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.authorMenezes, João Paulo Cunha de-
dc.date.accessioned2021-12-28T11:14:11Z-
dc.date.available2021-12-28T11:14:11Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationMENEZES, João Paulo Cunha de. Concepção sobre a investigação no ensino de ciências. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 4, p. 2887–2902, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i4.13688. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13688. Acesso em: 28 dez. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42650-
dc.description.abstractA literatura científica tem enfatizado a importância das experiências de investigação para os estudantes na formação inicial de professores. Tentando melhor compreender este cenário, o objetivo deste trabalho foi investigar a percepção dos estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas em uma atividade prática no Ensino de Ciências baseado em investigação. Para alcançar este objetivo os estudantes foram acompanhados em duas disciplinas práticas durante cinco semestre. Durante o desenvolvimento das disciplinas os estudantes foram estimulados a manterem anotações sobre todo o processo. Ao final da disciplina foi solicitado um relato das atividades desenvolvidas. Estas informações foram utilizadas como material de análise neste trabalho. Os dados obtidos sugerem que as concepções dos estudantes sobre o processo de pesquisa e investigação na educação estavam relacionadas à prática e interpretação de seu próprio projeto de investigação e que a vivência do projeto modificou as concepções que os mesmos possuíam sobre a pesquisa. Este trabalho apresenta que as experiências vivenciadas na formação inicial docente instigam uma maior reflexão sobre a natureza da investigação. Desta forma, acredito que os resultados aqui apresentados podem contribuir na formação inicial destes estudantes.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherFaculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara, Unesppt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleConcepção sobre a investigação no ensino de ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeDiseño de la investigación en la enseñanza de las cienciaspt_BR
dc.title.alternativeResearch design in science educationpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordFormação inicial de professorespt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordEnsino por investigaçãopt_BR
dc.rights.licenseCopyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License (CC BY NC SA). Fonte: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13688. Acesso em: 28 dez. 2021.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.21723/riaee.v16i4.13688pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2566-3957pt_BR
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