Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/42623
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_BrasilPortugalEspanha.pdf1,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorReis, Margarete Filipa Barros Sousa Ribeiro-
dc.contributor.authorMagalhães, Marcos Thadeu Queiroz-
dc.date.accessioned2021-12-23T17:24:10Z-
dc.date.available2021-12-23T17:24:10Z-
dc.date.issued2021-05-14-
dc.identifier.citationREIS, M.; MAGALHÃES, M. T. Brasil, Portugal e Espanha - análise dos serviços de compartilhamento de veículos não motorizados a crianças. Paranoá, Brasília, v. 1, n. 30, 2021. DOI: 10.18830/issn.1679-0944.n.30.2021.08. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/34759. Acesso em: 21 dez. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42623-
dc.description.abstractA integração dos veículos não motorizados por compartilhamento está a ganhar destaque nas cidades. Historicamente, o acesso a esses veículos a crianças e famílias com crianças temfalhado sistematicamente. São raros os sistemas de compartilhamento, a nível mundial, que dispõem de veículos adaptados ao transporte de crianças. A partir deste problema, que passa quase despercebido, foram identificadas as origens históricas deste tipo de veículos, as suas características e a presença deste tipo de veículos nas cidades. A nível metodológico, optou-se pela elaboração de um levantamento de experiências existentes, baseada inicialmente em pesquisa documental e complementada com observação in loco, em diferentes cidades de Portugal, Espanha e Brasil. O artigo é ilustrado com fotografias dos diferentes veículos nas várias cidades. Nas fotografias é possível observar o problema central deste trabalho –a falta de condições de acessibilidade aosserviços de transporte não motorizados por compartilhamento em relação às crianças e famílias com crianças.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.language.isoInglêspt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasíliapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleBrasil, Portugal e Espanha : análise dos serviços de compartilhamento de veículos não motorizados a criançaspt_BR
dc.title.alternativeBrazil, Portugal and Spain : analysis of non-motorized vehicle sharing services for childrenpt_BR
dc.title.alternativeBrasil, Portugal y España : analisis de los servicios de uso compartido de vehiculos no motorizados para infantspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordMobilidadept_BR
dc.subject.keywordCompartilhamento de bicicletas em famíliapt_BR
dc.subject.keywordCriançaspt_BR
dc.subject.keywordAcessibilidadept_BR
dc.subject.keywordSistemas de mobilidade compartilhadapt_BR
dc.rights.license(CC BY) Licensed under a Creative Commons Attribution International License.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n.30.2021.08pt_BR
dc.description.abstract1"Non-motorized shared vehicles" are gaining fans across the country.Historically, the access to these vehicles by children and families has failed. Not all vehicles, worldwide, aredesigned to transport children. This problem is quite often not even perceived, as the design and characteristics of these vehicles in the cities shown. At the methodological level, it was decided to elaborate a survey of existing experiences, based initially on documentary research and complemented with on-site observation, in different cities in Portugal, Spain and Brazil. The article is illustrated with photographs of the different vehicles in those different cities. In the photographs, it is possible to observe the central problem of this work –which is the lack of accessibility to shared non-motorized transport services in relation to children and families having children.pt_BR
dc.description.abstract2La integración de vehículos no motorizados a través del uso compartido, está ganando protagonismo en las ciudades. Históricamente, el acceso a estos vehículos para niños y familias con niños ha fallado constantemente. Los sistemas de intercambio son raros en todo el mundo y cuentan con vehículos adaptados para el transporte de niños. A partir de esta problemática, que pasa casi desapercibida, se identificaron los orígenes históricos de este tipo de vehículos, sus características y la presencia de este tipo de vehículos en las ciudades. A nivel metodológico, se decidió elaborar un levantamiento de experiencias existentes, basado inicialmente en la investigación documental y complementado con la observación in situ, en diferentes ciudades de Portugal, España y Brasil. El artículo está ilustrado con fotografías de los diferentes vehículos en las diferentes ciudades. En las fotografías se puede observar el problema central de este trabajo: la falta de accesibilidad a los servicios de transporte no motorizado de intercambio, relacionado con niños y familias con niños.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1366-3762pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3534-4543pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)-
dc.description.unidadeDepartamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (FAU TEC)-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.