Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/42582
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_JhemesonSilvaMota.pdf1,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Medição da produtividade em times de desenvolvimento de software
Autor(es): Mota, Jhemeson Silva
Orientador(es): Canedo, Edna Dias
Assunto: Medição
Métricas
Produtividade
Desenvolvimento de software
Aplicação web
Data de publicação: 8-Dez-2021
Referência: MOTA, Jhemeson Silva. Medição da produtividade em times de desenvolvimento de software. 2021. 85 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Apesar dos esforços para a definição da produtividade, não há consenso na indústria de software sobre o que realmente significa o termo e, ao invés de existir apenas uma métrica ou fator que a defina, esta é definida por um conjunto de fatores [1, 2]. Entre os fatores de influência sobre a produtividade, encontra-se a motivação [3] que, por sua vez, é uma das consequências da boa aplicação do conceito de gamificação - que pode ser entendido como a utilização de elementos característicos da mecânica de jogos fora deste contexto para resolver problemas e motivar um determinado público alvo [4]. O objetivo deste trabalho foi identificar na literatura os fatores que influenciam a produtividade das equipes de desenvolvimento de software e propor uma ferramenta para mensurar a produtividade destas equipes. Para atingir este objetivo foram identificados os fatores de influência existentes na literatura e foi desenvolvida uma aplicação que calcula a produtividade com base nos valores atribuídos a tais fatores. O sistema desenvolvido utiliza a gamificação para motivar os usuários no processo da medição da produtividade. O trabalho foi desenvolvido seguindo quatro etapas, sendo elas: estudo teórico: onde foi feita uma revisão de literatura para a elaboração do referencial teórico; planejamento: que contém o planejamento dos fatores de produtividade explorados, das funcionalidades da plataforma e do projeto de gamificação; construção: que engloba a elaboração do que foi planejado; e estudo de caso: que tem como objetivo validar a mensuração da produtividade de acordo com fatores existentes na literatura através de uma aplicação web gamificada. Nesta pesquisa, identificamos setenta e cinco fatores que influenciam a produtividade no desenvolvimento de software. Dividimos esses fatores em quatro grupos: Pessoas, Produto, Organização, Projetos de Software Livre. Além disso, desenvolvemos um sistema web contendo os fatores que influenciam a produtividade para apoiar as equipes de desenvolvimento de software na medição de sua produtividade. Após o desenvolvimento da ferramenta, ela foi utilizada por duas equipes de desenvolvimento de software e seu uso foi monitorado durante oito semanas. Os resultados estatísticos apontam para uma melhora da produtividade durante a utilização do sistema, e uma pesquisa aplicada aos usuários demonstrou uma percepção positiva deles em relação aos resultados obtidos. Em trabalhos futuros, será realizada a validação da ferramenta em outros contextos, com um maior número de participantes nas equipes de desenvolvimento, para investigar o impacto do uso da ferramenta na medição da produtividade das equipes em projetos de software maiores.
Abstract: Despite efforts to define productivity, there is no consensus in the software industry about what the term productivity actually means and, instead of there being only one metric or factor that defines productivity, it is defined by a set of factors [1,2]. Among the factors influencing productivity is the motivation [3], which is one of the consequences of using the concept of gamification - the use of characteristic elements of the mechanics of games outside this context to solve problems and motivate a certain target audience [4]. The objective of this work was to identify in the literature the factors that influence the productivity of software development teams and to propose a tool to measure the productivity of these teams. To achieve this objective, the influencing factors existing in the literature were identified and an application was developed that calculates productivity based on the values attributed to such factors. The developed system uses gamification to motivate users in the productivity measurement process. The work was developed following four steps, namely: theoretical study: where a literature review was made for the elaboration of the theoretical framework; planning: which contains the planning of the explored productivity factors, the platform functionalities and the gamification project; construction: which encompasses the elaboration of what was planned; and case study: which aims to validate the measurement of productivity according to factors in the literature through a gamified web application. In this research, we identified seventy-five factors that influence productivity in software development. We divide these factors into four groups: People, Product, Organization, Open Source Software Projects. In addition, we developed a web system containing the factors that influence productivity to support software development teams in measuring their productivity. After the tool was developed, it was used by two software development teams and its usage was monitored for eight weeks. The statistical results point to an improvement in productivity while using the system, and a survey applied to users showed a positive perception of them in relation to the results obtained. In future work, the tool will be validated in other contexts, with a greater number of participants in development teams, to investigate the impact of using the tool in measuring the productivity of teams in larger software projects.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Exatas (IE)
Departamento de Ciência da Computação (IE CIC)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.