Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Corrêa, Antenor Ferreira | - |
dc.contributor.author | Matos, Rafael Cunha | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-07T13:14:55Z | - |
dc.date.available | 2021-12-07T13:14:55Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-07 | - |
dc.date.submitted | 2021-08-20 | - |
dc.identifier.citation | MATOS, Rafael Cunha. Trilha visual: experiências na produção de videoclipes em ambiente educacional. 2021. 124 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42536 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A junção de som e imagem pode criar percepções diferentes daquelas vivenciadas somente a partir da
audição ou da visão. A representação musical por meio de imagens é possível tanto na sincronicidade
desses elementos, quanto na disjunção destes. Partindo dessas premissas, o objetivo desta pesquisa foi
refletir sobre possibilidades de criação de imagens que compõem os videoclipes na sua relação com as
canções que representam. Para isso, realizamos um estudo teórico, analisando alguns videoclipes, e uma
aplicação prática envolvendo uma produção autoral. No percurso proposto, estabeleceu-se um recorte da
produção nacional dos últimos dez anos, por se tratar de um período de profundas modificações
tecnológicas, onde buscou-se compreender como o gênero videoclipe foi impactado nesse período.
Conectado a essa reflexão, foram comentados e analisados dois processos de produção autoral de
videoclipes em projetos que envolveram estudantes do curso técnico em produção de áudio e vídeo do
Instituto Federal de Brasília. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Trilha visual : experiências na produção de videoclipes em ambiente educacional | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Videoclipe | pt_BR |
dc.subject.keyword | Imagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música | pt_BR |
dc.subject.keyword | Criação visual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Representação musical | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The combination of sound and image can create perceptions different from those experienced alone by the
senses of hearing or sight. The musical representation through images is possible whether in the
synchronicity of these elements or in their disjunction. Starting from these premises, the objective of this
research was to reflect on the possibilities of creating images that form music videos in their relationship with
the songs they represent. For that, we carried out a theoretical study, analyzing some music videos, and a
practical application that involved an original production. In the proposed path, a sample of the national
production of the last ten years was stablished, as it was a period of deep technological changes, where we
sought to understand how the genre music video was impacted in this period. Connected to this reflection,
two processes of authorial production of music videos were commented and analyzed in projects that
involved students from the technical course in audio and video production at the Instituto Federal de Brasília.
Keywords: Music video, image, song, visual creation, musical representation. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|