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Título: Ferramenta para o ensino de educação ambiental na avaliação ecológica de riachos urbanos
Autor(es): Amorim, Anwar Faiz Ahmad
Orientador(es): Fonseca, Claudia Padovesi
Assunto: Ensino da Biologia
Tecnologia da informação
Integridade de riachos
Protocolo de avaliação rápida
Data de publicação: 1-Dez-2021
Referência: AMORIM, Anwar Faiz Ahmad. Ferramenta para o ensino de educação ambiental na avaliação ecológica de riachos urbanos. 2021. 62 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O uso de aplicativos para equipamentos móveis possibilita a inserção das tecnologias de informação no contexto da sala de aula, aproximando a realidade dos discentes do conhecimento acadêmico. Além disso, possibilita a interação dos estudantes com a realidade vivenciada fora do ambiente escolar, sendo utilizada como ferramenta didática para o ensino de diversas disciplinas, como a Biologia. Com base nessa linha de pensamento, o presente projeto visou utilizar o Protocolo de Avaliação Rápida de rios (PAR), adaptado e convertido em um aplicativo para dispositivos móveis. A proposta apresentada visou a integração de dispositivos móveis (celulares) na realização de ações práticas sobre ecologia fora da sala de aula ou na sala de aula durante a disciplina de biologia no ensino médio. O aplicativo foi enviado a estudantes e professores para um uso teste e avalição de aplicabilidade, por meio de questionário de formulário Google. Ao todo, foram avaliados 108 usuários, sendo 96 estudantes e 12 docentes, da rede pública de Imperatriz – MA. Apesar de 69% dos usuários desconhecerem a problemática ambiental de riachos urbanos, a maioria (82%) se sensibilizou quanto ao tema. O desenvolvimento deste trabalho com a disponibilização efetiva de aplicativo para celulares móveis na educação do ensino médio vem agregar valor às atividades desenvolvidas para a educação ambiental, inclusive por ser um instrumento de fácil uso e replicação. Além disso, espera-se que este aplicativo auxilie as aulas de biologia, geografia e área afins, e, por conseguinte, colabore na formação dos estudantes. Tal ferramenta possibilita a vivência dos estudantes na caracterização da qualidade ambiental de rios urbanos, bem como realização de debates na escola sobre questões relacionadas à educação ambiental e à qualidade do rio urbano.
Abstract: The use of applications for mobile devices enables the insertion of information technologies in the classroom context, bringing the reality of the students closer to academic knowledge. In addition, it allows the interaction of students with the reality experienced outside the school environment, being used as a didactic tool for teaching various subjects, such as Biology. Based on this line of thought, the present project aimed to use the Rapid River Assessment Protocol (RAP), adapted and converted into an application for mobile devices. The proposal presented aimed at integrating mobile devices (cell phones) to carry out practical actions about ecology outside the classroom or in the classroom during the subject of biology in high school. The application was sent to students and teachers for a test use and applicability evaluation, by means of a Google form questionnaire. In all, 108 users were evaluated, being 96 students and 12 teachers, from the public network of Imperatriz - MA. Although 69% of the users were unaware of the environmental problems of urban creeks, most (82%) were sensitized to the theme. The development of this work with the effective availability of application for cell phones in high school education adds value to the activities developed for environmental education, including for being an instrument of easy use and replication. Moreover, it is expected that this application will help in the biology, geography, and related areas, and, consequently, collaborate in the students' education. This tool allows students to experience the characterization of the environmental quality of urban rivers, as well as to hold school debates on issues related to environmental education and the quality of the urban river.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Departamento de Biologia Celular (IB CEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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