Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rosa, Luisa Günther | - |
dc.contributor.author | Calheiros, Thaís Costa Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-01T16:35:17Z | - |
dc.date.available | 2021-12-01T16:35:17Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-01 | - |
dc.date.submitted | 2021-08-18 | - |
dc.identifier.citation | CALHEIROS, Thaís Costa Oliveira. Ir-se / Notas escultóricas. 2021. 333 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42497 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta investigação considera o processo
escultórico da talha direta e suas confluências gestuais-conceituais em outros processos
artísticos. A proposta parte do conceito ampliado de escultura de Joseph Beuys e do
desdobramento deste conceito a ações poéticas diversas, consideradas aqui como processos
escultóricos ampliados. A metodologia poética ocupa-se de estudos escultóricos registrados
por recurso audiovisual, posteriormente revisitados pela escrita, em que se destacam
impressões e percepções processuais. Assim, a investigação tenciona exercer pressão sobre
as fronteiras entre linguagens artísticas, pautando-se no(s) movimento(s) como nexo-eixo de
ampliação da prática escultórica. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ir-se / Notas escultóricas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Talha direta | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escultura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artes do corpo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Movimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autoscopia | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This investigation takes on the sculptoric process of
direct carving and its gestual-conceptual connections to other artistic processes. The
proposition takes on Joseph Beuys’s amplified concept of sculpture and the unfoldings of such
concept into various poetic actions, considered as amplified sculptoric processes. The poetic
metodology is centered in sculptoric studies captured through audiovisual recordings, later
revisited through writing, in which are highlighted impressions and perceptions. The
investigation intends to pressure the frontiers between different artistic languages, basing itself
on movement(s) as link-core to the broadening of the sculptoric practice. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|