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Título: Complementação nominal na Aprendizagem Linguística Ativa : uma proposta de revisão à análise tradicional sobre os substantivos deverbais do português brasileiro
Autor(es): Amaral, Letícia de Castro do
E-mail do autor: leticiadecastro@live.com letirsio@gmail.com
Orientador(es): Pilati, Eloisa Nascimento Silva
Assunto: Sintaxe
Língua portuguesa - sintaxe
Teoria gerativa
Língua portuguesa - estudo e ensino
Data de publicação: 24-Nov-2021
Referência: AMARAL, Letícia de Castro do. Complementação nominal na Aprendizagem Linguística Ativa: uma proposta de revisão à análise tradicional sobre os substantivos deverbais do português brasileiro. 2021. 163 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Esta dissertação investiga o fenômeno da complementação nominal, mais especificamente a complementação de substantivos deverbais do português brasileiro (e.g., A construção da casa pelas engenheiras, A fuga dos animais, O amor da mãe pelos filhos). O interesse por esse fenômeno se deu principalmente pelo fato de gramáticas e livros didáticos de língua portuguesa apresentarem incoerências e divergências a respeito do conceito atribuído à função sintática complemento nominal (CN). A partir dessa constatação, surgiram perguntas como: quais são as características dos CN? Quais critérios são relevantes para a adequada classificação de um termo como CN na sentença? Quais são as relações semânticas e sintáticas entre CN e substantivos deverbais? Com base em literatura linguística (CHOMSKY, 1957, 1970, 1981, 1998, 2006, 2009, 2011; PERLMUTTER, 1978; HOPPER E THOMPSON, 1984; ZUBIZARRETA, 1985; BURZIO, 1986; LOBATO, 1986, 2015; RADFORD, 1988; GRIMSHAW, 1990; RAPOSO, 1992; SEDRINS, 2009; CANÇADO, 2009; RAPOSO et al., 2013; CRUZ, 2013) – em especial, a proposta de Jorge (1986) –, propomos uma revisão à análise tradicional sobre a complementação de substantivos deverbais, em que assumimos serem CN todos os argumentos do nome predicador – podendo eles estarem correspondendo ao sujeito, aos complementos verbais e a alguns adjuntos adverbiais. Além disso, este trabalho aborda a união entre conhecimentos linguísticos e metodologia de ensino baseada na aprendizagem ativa, a fim de apresentar oficinas e atividades que tratam da complementação de substantivos deverbais, em conformidade com a metodologia e o modelo de abordagem da Aprendizagem Linguística Ativa (PILATI, 2017). As perguntas que norteiam essa parte do trabalho são as seguintes: de que maneira a metodologia da Aprendizagem Linguística Ativa pode colaborar para que os estudantes compreendam ativa e conscientemente a complementação nominal? Quais recursos são necessários para que os alunos compreendam as características e os critérios que permeiam o CN de nomes deverbais? Quais atividades podem ser desenvolvidas com os alunos para que eles reflitam e escrevam sobre seus conhecimentos linguísticos acerca do CN? Quatro oficinas e seis atividades são apresentadas, a fim de que professores da Educação Básica possam experimentá-las com seus alunos. Neste trabalho, foi adotada a metodologia de revisão bibliográfica, baseada na literatura já publicada acerca do CN e na literatura acerca da aprendizagem ativa. As questões que norteiam este estudo são investigações de natureza teórica e metodológica: as de natureza teórica investigam o conceito do CN em gramáticas e livros didáticos do PB e o fenômeno da complementação em estudos linguísticos; já as de natureza metodológica investigam a Aprendizagem Linguística Ativa. Por fim, apontamos que a tradição gramatical precisa rever conceitos e agregar novas análises a seus conteúdos, pois é imprescindível e urgente que os estudantes tenham acesso aos conceitos adequados e corretos a respeito dos fenômenos de sua língua.
Abstract: This thesis investigates the phenomenon of nominal complementation, more specifically the complementation of Brazilian Portuguese (BP) deverbal nouns, e.g., A construção da casa pelas engenheiras (‘The construction of the house by the engineers’), A fuga dos animais (‘The escape of the animals), O amor da mãe pelos filhos (The love of the mother for her children). The interest in this phenomenon was mainly due to the fact that Portuguese grammars and textbooks present inconsistencies and divergences regarding the concept attributed to the syntactic function “nominal complement” (NC). From this evidence, there were these issues: what are the characteristics of the NC? What criteria are relevant for the proper classification of a term as NC in the sentence? What are the semantic and syntactic relations between NC and deverbal nouns? Based on linguistic literature (CHOMSKY, 1957, 1970, 1981, 1998, 2006, 2009, 2011; PERLMUTTER, 1978; HOPPER E THOMPSON, 1984; ZUBIZARRETA, 1985; BURZIO, 1986; LOBATO, 1986, 2015; RADFORD, 1988; GRIMSHAW, 1990; RAPOSO, 1992; SEDRINS, 2009; CANÇADO, 2009; RAPOSO et al., 2013; CRUZ, 2013) – especially, Jorge’s proposal (1986) –, we propose a review of the traditional analysis on the complementation of deverbal nouns, in which we assume that all arguments of the nominal predicator are NC – they may be corresponding to the subject, to the verbal complements and to some adverbial adjuncts. In addition, this work addresses the union between linguistic knowledge and teaching methodology based on active learning, in order to present workshops and activities that treat the complementation of deverbal nouns, in line with the methodology and approach model of Active Linguistic Learning (PILATI, 2017). The issues about this part of the work are: how can the Active Linguistic Learning methodology collaborate so that students actively and consciously comprehend the nominal complementation? What resources are needed for students to understand the characteristics and criteria that permeate the NC of deverbal nouns? What activities can be developed with the students so that they reflect and write about their linguistic knowledge about the NC? Four workshops and six activities are presented, so that Basic Education teachers can experience them with their students. In this work, the methodology of bibliographic review was adopted, based on the literature already published about the NC and the literature on active learning. The issues that guide this study are investigations of a theoretical and methodological nature: those of a theoretical nature investigate the concept of the NC in BP grammars and textbooks and the phenomenon of complementation in linguistic studies; those of a methodological nature investigate the Active Linguistic Learning. Lastly, we point out that the grammatical tradition needs to review concepts and add new analyzes to its contents, because it is essential and urgent that students have access to adequate and correct concepts regarding the phenomena of their language.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Linguística
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Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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