Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Hungaro, Edson Marcelo | - |
dc.contributor.author | Silva, Lucas Scaravelli da | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-25T00:58:52Z | - |
dc.date.available | 2021-11-25T00:58:52Z | - |
dc.date.submitted | 2021-08-20 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Lucas Scaravelli da. Mário Ribeiro Cantarino Filho: o poeta revolucionário do esporte. 2021. 143 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42446 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Pretendemos investigar neste trabalho o percurso histórico de Mário Cantarino,
compreendendo sua vida e sua produção profissional e intelectual, examinando de que
maneira ela incide com importância para a história da Educação Física em Brasília e no
Brasil. Há um movimento considerado renovador que desde meados da década de 80
instiga uma perspectiva crítica da Educação Física, deixando ecoar análises que
intencionam uma ruptura sobre o projeto pedagógico do modelo educacional comum,
que construiu uma característica de educação enraizada no produtivismo e na disciplina
desde os inícios da educação e esporte no Brasil, higienista, militar e adestradora. Para
tanto, repetimos essa questão central: como a história de vida e produção intelectual de
Cantarino pode determiná-lo como participe de um projeto renovador com intenção de
ruptura para uma Educação Física crítica? Organizamos um caminho para responder tal
questionamento e reconhecemos que é preciso retomar o processo da forma de se
analisar, escrever e contar História. Como objetivo geral pretende-se reacender o debate
sobre os sentidos da Educação Física e a sua efetividade crítica. O método utilizado
neste estudo se constitui qualitativo a partir da aproximação ao método do Materialismo
Histórico-dialético. Para tanto desenvolveremos um roteiro bibliográfico além de
entrevistas com personagens participes da história de Cantarino. A fundamentação
teórica está baseada em pesquisadores com uma concepção crítica acerca da história e
historiografia da Educação Física. O presente trabalho foi realizado com apoio da
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) -
Código de Financiamento 001. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Mário Ribeiro Cantarino Filho : o poeta revolucionário do esporte | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação Física - história | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atletismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasília (DF) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | We intend to investigate in this work, the historical path of Mário Cantarino,
understanding his life and his professional and intellectual production, examining how
he has an important bearing on the history of Physical Education in Brasília and in
Brazil. There is a movement considered renovating that since the 1980s has instigated a
critical perspective of Physical Education, echoing analyzes that intend a rupture on the
pedagogical project of the common educational model, which built an educational
characteristic rooted in productivism and discipline from the beginning of education and
sport in Brazil, hygienist, military and trainer. Therefore, we repeat this central
question: How can Cantarino life history and intellectual production determine how to
participate in a renovating project with the intention of breaking away from a critical
Physical Education? We organized a path to answer this question and we recognize that
it is necessary to resume the process of analyzing, writing and telling history. As a
general objective, it is intended to reactivate the debate on the meanings of Physical
Education and its critical effectiveness. The method used in this study is qualitative
based on the approach to the Historical-dialectical Materialism method. In order to
develop a bibliographic script in addition to altering it with characters participating in
the Cantarino story. The theoretical foundation is based on researchers with a critical
conception of the history and historiography of Physical Education. This study was
financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior -
Brasil (CAPES) -Finance Code 001. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação Física (FEF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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