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2021_BetaniaMartinsPitanga.pdf50,91 MBAdobe PDFView/Open
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dc.contributor.advisorMari, Marcelo-
dc.contributor.authorPitanga, Betânia Martins-
dc.date.accessioned2021-11-24T23:41:56Z-
dc.date.available2021-11-24T23:41:56Z-
dc.date.issued2021-11-24-
dc.date.submitted2021-08-19-
dc.identifier.citationPITANGA, Betânia Martins. Hugo Auler: o crítico de arte de Brasília. 2021. 324 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42440-
dc.descriptionDissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação tem por objeto o exame da produção intelectual do crítico de arte Hugo Auler, a partir de aspectos de sua biografia e da análise da sua produção intelectual dos anos 1967 a 1979. Auler foi crítico de arte, historiador da arte, agente cultural e colecionador, além de jornalista e desembargador de Justiça, radicado na cidade de Brasília. A pesquisa tem como ponto de partida a análise do discurso dos textos historiográficos sobre o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP, divulgados no jornal Correio Braziliense em 1968, a fim de identificar as bases epistemológicas de seu pensamento. Procurou-se estabelecer um paralelo entre as ideias do intelectual e suas iniciativas de ordem prática, tais como a formação de acervos públicos de arte na cidade de Brasília e sua participação, como jurado, em salões e bienais de arte nacionais e internacionais.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleHugo Auler : o crítico de arte de Brasíliapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAuler, Hugopt_BR
dc.subject.keywordArte - Brasília (DF)pt_BR
dc.subject.keywordCrítica de artept_BR
dc.subject.keywordHistória da artept_BR
dc.subject.keywordMuseu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriandpt_BR
dc.description.abstract1This dissertation aims to examine the intellectual production of art critic Hugo Auler, from aspects of his biography and the analysis of his intellectual production from the years 1967 to 1979. Auler was an art critic, art historian, cultural agent and collector, as well as journalist and judge, based in the city of Brasília. The research takes as its starting point the analysis of the discourse of the series of historiographical texts about the Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP, published in the newspaper Correio Braziliense in 1968, in order to identify the epistemological bases of the thought of Hugo Auler. Afterwards, an attempt was made to establish a parallel between the intellectual's ideas and his practical initiatives, such as the formation of public art collections in the city of Brasília and his participation as a juror in national and international art salons and biennials.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Artes Visuais (IdA VIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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